quinta-feira, 12 de junho de 2008

QUANDO BATER O CANSAÇO, É MELHOR FECHAR O LIVRO

Segundo especialistas, não adianta tentar manter-se acordado à força, pois a fadiga do corpo prejudica o processo de aprendizagem


Luísa Brito, de São Paulo

Se no meio do capítulo de história, ou na resolução daquele complicado problema de matemática, o estudante esfrega os olhos, sente sono ou até mesmo cochila, é melhor fechar o livro e ir dormir.
Não adianta tomar café, coca-cola, estimulantes, ou lavar o rosto. Segundo especialistas, o sono não vai passar com essas medidas paliativas. De acordo com a pedagoga Maria Angela Carneiro, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o cansaço e o sono atrapalham o processo de aprendizagem. “Tomar estimulante também não é indicado, pode fazer mal à saúde”, diz a pedagoga.
Algo que também é comum acontecer em meio ao estudo é a atenção se desviar para outras coisas. Você está lendo uma apostila de geografia, mas o pensamento está sintonizado no filme que vai passar hoje à noite na televisão.
“Quando isso acontece, é melhor parar um pouco, descansar e só depois voltar a estudar com a atenção totalmente voltada para a matéria”, orienta Maria Irene Maluf, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Enviado por Maria Luíza de Abreu Sobral, Fortaleza/Ce

Nenhum comentário: