domingo, 29 de junho de 2008

As vacinas contra a gripe previnem a doença?

A vacina contra gripe é um método de profilaxia cuja eficiência tem aumentado nos últimos tempos. De acordo com infectologistas a eficácia da vacina fica em torno de 90%, mas não extingue a possibilidade de eventuais resfriados.
O imunizante é feito com os vírus que circularam no ano anterior e que, provavelmente, trazem muita semelhança com os que estarão nas ruas nesta temporada. Como os vírus da gripe sofrem constantes mutações, é necessário que a vacinação seja repetida todo ano, embora a imunidade valha por cinco anos.
A vacina é indicada para crianças com mais de 6 meses de idade, idosos e para quem apresenta defesas orgânicas precárias: aidéticos, diabéticos, doentes renais e asmáticos. O imunizante leva de 30 a 45 dias para atingir o estágio ideal de defesa e, por isso, se recomenda que a imunização seja feita no início do outono, entre os meses de março e maio, justamente no período em que estamos.
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine, mostra que imunizar as crianças contra gripe pode impedir que os mais velhos fiquem gripados. No Japão, a vacinação infantil tem evitado a morte de um idoso para cada 420 crianças imunizadas.

Seis dicas para você fugir da gripe

· Tenha hábitos alimentares saudáveis;
· Ingira pelo menos de 8-10 copos de água/dia. A água deixa os cílios pulmonares mais fortes e amolece o muco, facilitando o trabalho desses cílios;
· Faça lavagens nasais com solução fisiológica e estimule, principalmente crianças, a assoar o nariz sempre que possível;
· Não administre descongestionantes, anti-inflamatórios ou xaropes sem consultar um médico;
· Crianças e idosos devem ser vacinados de preferência no início do outono, no período de março a maio.
· Se você estiver com gripe, o repouso é fundamental para uma recuperação mais rápida

Fonte: UOL

Nenhum comentário: