quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Quem casa realmente engorda?

por Adriana Kachani

Já virou dito popular: “quem casa engorda”. Mas será mesmo assim? Será que casar e vislumbrar os ponteiros da balança aumentando têm de ser necessariamente uma relação de causa e conseqüência?

Comer não deve ser a única fonte de lazer após o casamento; continuem cuidando do corpo; tenham uma alimentação saudável e pratiquem uma atividade física.

Os motivos para o aumento de peso não têm fim. Quando casamos, finalmente temos nossa independência no supermercado e podemos comprar o que quisermos. Para não cair nessa tentação, não vá com fome às compras.

Com barriga cheia, os alimentos parecem menos interessantes e apetitosos. Compre, também, porções reduzidas, mesmo que os pacotes econômicos sejam mais vantajosos economicamente, isso porque, numa casa habitada somente por um casal, a quota de cada um é muito maior do que sua cota anterior, quando morava com a família. Ou seja, dividir um pacote de chocolate com o marido/esposa engorda mais do que dividir o mesmo pacote com a família inteira.

Outro motivo é querer agradar o marido. Fazer todos os seus gostos, pratos preferidos calóricos ou não, disponibilizar todas as suas comidas favoritas, como se isso fosse transformar sua casa em lar. A casa pode ter um aconchego se os alimentos oferecidos forem um pouco menos calóricos. Evite estocar salgadinhos de pacotes, bolachas recheadas e doces em geral. No momento em que a vontade aparecer, é só ir ao supermercado e comprar para aquela ocasião.
Ou seja, não faça as guloseimas virarem uma rotina em sua casa.

Aliás, comer não deve ser a única fonte de lazer após o casamento. Procure encontrar outras atividades nos momentos que você não estiver fazendo...você sabe exatamente o quê. Ler, passear com o cachorro, arrumar os armários, conversar com uma amiga ao telefone são opções bem menos engordativas.

Legal também é estabelecer novas regras desde o início do casamento. Comer sem TV deve ser uma delas: quando comemos perante a televisão, mal percebemos o que estamos colocando na boca. Assim, acabamos comendo uma quantidade bem maior, pois não nos saciamos adequadamente. A regra deve servir tanto para refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) como para sessões de filme e futebol regados a pipoca, cerveja e outros quitutes.

Ter um horário específico para as refeições também ajuda muito, assim você não fica beliscando, com aqueles “drinks” intermináveis, regados a petiscos e álcool, que duram uma tarde inteira, para quando chegar na hora do almoço, estar totalmente satisfeita e não comer o que realmente te traria algum nutriente importante. Ficar horas esperando o marido chegar do trabalho também pode ser prejudicial, uma vez que a fome vai aumentando e quando ele finalmente chega, você come mais do que deveria (a não ser que já tenha comido todos os salgadinhos da despensa...). Tente tomar um iogurte sem gordura, e assim, evite esses comportamentos engordativos.

Por fim, mantenham-se motivados a não engordar. Não é só porque casaram que podem relaxar com o corpo, perdendo a forma. Até porque um corpo no peso ideal não é só uma questão estética, mas sim de saúde também. Encarem a alimentação saudável como um modo de vida e não se esqueçam da atividade física! Casal que se cuida junto, vive muitos anos juntos também.

Nenhum comentário: