Organiza planos de carreira e programas de benefícios. Controla os estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Pode se envolver, ainda, com a publicidade e o marketing. O administrador trabalha nos mais diversos setores – de hospitais, fábricas e escolas a organizações não -governamentais, empresas públicas e aquelas dedicadas ao comércio eletrônico.
O curso
A partir do segundo semestre de 2007, as instituições de ensino não terão mais a opção de oferecer o curso de Administração com ênfase em determinada área – administração financeira ou de recursos humanos, por exemplo. Uma resolução do MEC, datada de 2005, extinguiu as habilitações e estabeleceu que as faculdades só podem oferecer a formação geral em administração. Especialização, só na pós-graduação.
Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos.
O curso dura, em média, quatro anos, e o dia-a-dia não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.
Fonte: Guia do Estudante – Editora Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário