segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Doente cheio de classe


Você não pediu para ficar com gripe. Mas isso não é desculpa para deixar a educação de lado

Só para clarear a memória de todos, quando alguém espirra, não é necessário dizer "Saúde!". Esse hábito é antigo e vem do tempo em que as pessoas morriam de gripe. Hoje, isso ainda acontece, mas é mais raro. Então, se alguém espirrar do seu lado, pode ficar na sua.

De uns anos para cá, os brasileiros se deram conta de que a gripe realmente exige repouso e tira as pessoas de combate por alguns dias. Então, começamos a tomar mais cuidado com ela, como mostram as campanhas de vacinação, cada vez mais populares. De qualquer forma, valem algumas dicas para aqueles que, por azar, acabaram sendo contaminados:

NÃO ESPALHE SUA GRIPE POR AÍ
Se possível, adie seus compromissos. Vai ser melhor para todos - principalmente para as pessoas com quem você iria se encontrar. Afinal, a gripe é contagiosa.

MANTENHA SEU NARIZ EM ORDEM
Com a gripe, vêm os espirros e a coriza. Por isso, todo cuidado é pouco. Nada pior do que aquelas pessoas que ficam fungando sem parar e aspiram o que deveriam mandar para o lenço de papel. Carregue toneladas deles com você (esqueça os lenços de pano, ok?), porque é com eles que você vai assoar o nariz. Em público, limite-se a "aparar" a coriza. Deixe para assoar ruidosa e aliviadoramente seu nariz na intimidade de um banheiro.

ESPIRRE SEM ESTARDALHAÇO
Conheço muita gente que aperta as narinas e não faz praticamente nenhum barulho quando espirra. Isso é um perigo, porque a pressão pode romper os tímpanos ou alguns vasos sangüíneos do nariz. Também não precisa assutar quem está por perto. Tem pessos que me deixam tensa porque nunca sei se espirraram de fato ou se acabaram de explodir.

NEM BEIJO NEM APERTO DE MÃO
Caso você esteja gripado, deixe arroubos afetivos para outra ocasião. Sendo assim, cumprimente as pessoas de lonte (nem pense em beijos, viu?) e, caso possa, dispense também os apertos de mão.

EFEITO CASCATA
O vírus influenza, que é o maior causador da gripe, contamina, todos os anos, 500 milhões de pessoas no mundo. As epidemias geralmente acontecem no outono e no inverno, épocas em que passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, o que facilita o contágio. Os sintomas demoram de um a quatro dias para se manifestar e quem está contaminado pode transmitir o vírus até uma semana depois do aparecimento dos primeiros sinais de gripe.
Fonte: Exame Você S/A - 30 Lições de Etiquetas - Por Célia Leão

Nenhum comentário: