quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Meio Ambiente


Reciclagem em escala industrial

A exploração de alguns tipos de lixo já rende muito mais que um reforço na mesada.

GÁS METANO - Uma das principais substâncias geradas com a decomposição do lixo é o gás metano. Ele pode ser usado como combustível ou para acionar geradores numa usina que produz energia. Por isso, algumas empresas já estão investindo em estações de coleta do gás dentro de aterros sanitários.

COMPOSTAGEM - Esse é o nome dado ao processo de reciclagem de restos alimentares. Eles são transformados em adubo, que pode ser usado melhorar solos utilizados para agricultura. As usinas de compostagem são construídas na entrada dos aterros e todo o lixo produzido na cidade passa por ela antes de ser descartado.

GARRAFAS PET - Acredite, garrafas de refrigerante do tipo pet podem ser transformadas em fios para a indústria têxtil após serem trituradas. Esse “fio plástico” é misturado com o algodão para formar novos tecidos. Em cada camiseta são utilizadas duas garrafas! Empresas brasileiras como a Recipet, já estão investindo nesse processo.

ENTULHO - Os resíduos da construção civil – como concreto, telhas e tijolos – são um grande problema porque entopem e diminuem a vida útil dos aterros. De olho na solução disso (e nos lucros, é claro!) já estão nascendo usinas de reciclagem que transformam o entulho em enchimento para fundações e até em material de construção alternativo.

Fonte : UOL

Nenhum comentário: