sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Brigas conjugais podem ser prejudiciais ao coração

Tara Parker-Pope

Discutir é uma parte inevitável da vida de um casal. Agora, entretanto, os pesquisadores estão colocando a briga conjugal sob o microscópio, para ver se a forma como a pessoa briga com seu cônjuge pode afetar sua saúde.

Estudos recentes mostram que a freqüência e o assunto das brigas dos casais, em geral, não importam. Em vez disso, são as nuances das interações entre homens e mulheres e como reagem e resolvem o conflito que parecem fazer uma diferença significativa na saúde do casamento e do casal.

A tendência de engolir sentimentos durante uma briga é chamada de auto-silenciamento. Para os homens, pode ser simplesmente uma decisão calculada e inofensiva de manter a paz. Mas quando as mulheres ficam quietas, isso tem um preço físico surpreendente. O tom que os homens e mulheres assumem durante as discussões com um cônjuge também pode afetar sua a saúde.

Pesquisadores do Utah filmaram 150 casais para medir o efeito que o estilo da discussão conjugal tinha sobre o risco cardíaco. Os participantes tinham quase 60 anos, estavam casados em média por mais de 30 anos e não tinham sinais de doença cardíaca.

Os casais receberam assuntos estressantes para discutir, como dinheiro e tarefas domésticas, e os comentários feitos durante as discussões que se seguiram foram categorizados como calorosos, hostis, controladores ou submissos.

Os participantes também passaram por avaliações cardíacas para medir o cálcio na artéria coronária, indicador de risco de doença cardíaca.O que é particularmente notável sobre o estudo é que homens e mulheres preencheram questionários sobre a qualidade de seus relacionamentos, mas suas respostas não foram boas para prever o risco cardiovascular. A diferença no risco apresentou-se apenas quando a qualidade do estilo de briga do casal foi avaliada.


Os desacordos em um casamento são inevitáveis, mas (o que faz diferença) é como você se conduz. Você consegue discutir de uma forma que suas preocupações são abordadas, mas sem causar danos ao mesmo tempo? Essa não é uma meta fácil para alguns casais.

Tradução: Deborah Weinberg

Fonte : o site do The New York Times

2 comentários:

Sergio Cartaxo disse...

Na minha opinião discutir com minha mulher faz bem a saúde, pois sempre nossas brigas terminam em sexo. Eu utimamente estou brigando todo dia com meu minha amada e ela briga comigo de hora em hora. ( risos muitos risos)

Sérgio Almeida Franco disse...

Pense num casal brigão ! kkkkkkk