quinta-feira, 7 de maio de 2009

Seja um (a) profissional de sucesso



12 dicas para você ser essencial na empresa onde trabalha


Por Míriam Scavone e Juliana Almeida


1. Adorar o que faz
É requisito básico. Quem trabalha com o que gosta realiza tudo com mais disposição, desenvoltura e interesse. Se você ainda não está na carreira dos seus sonhos, vá à luta. É exatamente lá que mora sua chance de alcançar o sucesso.


2. Mantenha o pé na escola
Basta alguém pensar que sabe tudo sobre a área em que atua para começar a ficar para trás.As novidades pipocam de todos os lados e o bom profissional precisa estar sempre atualizado.Então, caderno e caneta a postos. Descubra que tipo de curso irá valorizá-la e siga em frente. Talvez não traga resultados imediatos para o bolso, mas a possibilidade de ser escolhida para levar o cartão vermelho diminui."Também é um bom diferencial na hora da promoção ou da seleção para uma vaga", acrescenta a headhunter Sandra Moreira.


3. O inglês está ótimo? Passe para o espanhol
É muito importante demonstrar ao menos conhecimentos intermediários nessas duas línguas. O inglês virou pré-requisito para boa parte dos cargos - além de ser vital para você alcançar posições mais altas. Já o espanhol está cada dia mais valorizado.


4. Marketing pessoal não é pecado
Se você optar pela total discrição, ninguém ficará sabendo do seu potencial. Por isso, não tenha medo de fazer marketing pessoal. "A maioria das pessoas ainda engatinha nesse campo", opina Helena Coelho, consultora da Career Center.Procure sempre interagir com colegas e clientes, participar ativamente das reuniões e aproveitar as oportunidades para falar sobre os projetos em que está envolvida."Não dá outra: para manter ou conquistar um bom emprego, você tem que se expor", completa Helena.


5. Fique íntimo(a) do computador
Isso significa ir muito além das pesquisas na internet e do envio de e-mails. Alguns programas se tornaram ferramenta básica de trabalho.Não há desculpa para não escrever um texto com boa apresentação no Word, montar uma planilha no Excel ou uma apresentação em Power Point.Se você acha que não leva jeito para a coisa, tente fazer um curso rápido ou adquira um dos bons guias à venda nas livrarias.


6. Insista para ser avaliado (a )
Tomar consciência dos seus pontos fortes e daqueles que devem ser aprimorados é tiro certo para manter o emprego - especialmente quando são seus superiores que dão o parecer. Aproveite qualquer oportunidade para pedir a opinião da empresa sobre seu trabalho e seu futuro - no mínimo, você demonstra disposição para se desenvolver.


7. Afine a sintonia com a empresa
Conhecer os objetivos da direção é uma forma de se orientar e apresentar idéias e atitudes conectadas com eles.Se a proposta agora for buscar mais lucro, fique de olho nas oportunidades. Se querem cortar custos, ajuste seu foco para essa meta. Confira os avisos nos murais, as notícias na intranet e ligue-se nas diretrizes comentadas nas reuniões. Não hesite em tirar as dúvidas com o superior. É mais uma chance de demonstrar interesse.


8. A vez do equilíbrio emocional
A cada época as empresas apostam em um tipo de perfil. Agora colocam todas as fichas no funcionário bem-resolvido em todos os aspectos: pessoal, profissional, emocional, familiar e até espiritual.Quanto mais centrado, bem-humorado e positivo, mais interessante. Isso sem esquecer o espírito de equipe, um atributo também em alta no mercado", comenta Sandra


9. Exercite e divulgue suas habilidades
Dominar um tipo de trabalho e não se interessar por nada além dele é uma roubada. Tanto na hora de uma reestruturação na empresa como na busca de um novo emprego."Poucos atributos são mais reconhecidos em um mundo mutante como o nosso que a flexibilidade", diz Sandra. "Por isso, prepare-se para mudanças de função aprendendo um pouco sobre o trabalho em outros departamentos e desenvolvendo o máximo possível de habilidades. Nunca se sabe quando você irá precisar delas."


10. Ler jornais e revistas é mais que obrigação
Em tempos de globalização, toda notícia dada em um canto do mundo influencia outro. Mostre que é uma mulher bem-informada e está preparada para dar seu ponto de vista sobre os mais diversos temas, seja no local onde trabalha, num almoço de negócios, seja numa entrevista de emprego.


11. Cultive sua rede de relacionamentos
Já não há mais dúvida quanto à eficácia dessa santa medida. Vale a pena reservar um tempinho para um almoço, uma happy hour ou um café da manhã com colegas e ex-chefes. Assim como trocar muitas idéias e cartões em palestras, congressos e cursos.


12. Não feche portas
Você foi incluída na lista de demissões? Mantenha o sangue frio. Discutir ou sair pisando duro não resolverá o problema atual e poderá atrapalhar muito seu futuro. Agindo com elegância e profissionalismo, você causará boa impressão - o que levará alguém a se lembrar de você um dia, em outro local. Ou até na própria empresa, numa dessas muitas voltas da vida.



Fonte - site m de mulher

Nenhum comentário: