sábado, 2 de maio de 2009

Proteja-se do sol



Conheça alguns cuidados indispensáveis para obter o melhor das passadas em dias ensolarados


Por Fausto Fagioli Fonseca


Um dos primeiros itens que uma pessoa lembra de colocar nas malas quando vai à praia é o protetor solar. Este artigo, que ajuda na proteção da pele contra a radiação ultravioleta, também diminui as queimaduras solares e outros danos ao corpo, que até podem causar o temido câncer de pele.

Mas, a proteção do filtro solar não é útil somente na hora de curtir as férias perto do mar, pelo contrário, a proteção durante a prática da corrida chega a ser até mais importante, como explica o dermatologista especialista em câncer de pele Luiz Roberto Terzian, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)

.“Muitos associam o uso do protetor somente à praia. Mas, nas corridas e treinamentos, assim como em outros esportes, o uso do filtro é até mais importante, pois no dia a dia nosso corpo fica ainda mais exposto à radiação”.


Como usar

A quantidade de protetor a ser passada no corpo normalmente gera dúvidas entre todos, por isso, Terzian esclarece. “Para uma pessoa de 70 kg, o certo seria passar cerca de 2 ml por cm³, ou seja, uma média de 30 ml por vez. Mas, até pela quantidade que vem dentro dos tubinhos, praticamente ninguém usa a medida apropriada”.

Para Marcus Maia, dermatologista professor da Santa Casa de São Paulo, o uso somente do filtro fica prejudicado para quem corre, já que não há tempo para repassar o produto. “O ideal seria que, ao longo da exposição ao sol, o corredor passasse o protetor novamente após 1h, 1h30min, mas todos sabemos que isso é inviável, já que ninguém vai parar para passar o creme”.


Além do protetor

Já que o atleta não pode renovar a sua proteção com filtro durante as prova longas, outras formas de evitar a radiação solar são bem vindas. Para Maia, elas passam a ser até mais importantes que o próprio filtro solar, já que acompanham o corredor o tempo todo

.“A roupa é de grande importância neste caso para o atleta, pois protege mais, e mais tempo que o filtro. Antes as roupas eram de algodão, mas hoje são já feitas especialmente para isso, como as de microfibra, que já vêm até com o próprio protetor incorporado no tecido”.

Além das camisetas, outros acessórios também são essenciais nos dias ensolarados, como ressalta Terzian. “Boné, por exemplo, é quase obrigatório, principalmente aqueles maiores, pois protegem áreas que costumam ficar muito expostas, como orelhas e nariz. Já vi muitos casos de câncer nesses locais. Além disso, óculos escuros também são essenciais, pois protegem a retina”.


Deena Kastor
Uma das maiores corredoras em atividade, a americana Deena Kastor, já venceu a Maratona de Chicago e a de Londres, além de ter sido medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, em 2004.
Em 2002, a atleta que tem como melhor tempo na maratona 2h19min36s, travou uma luta incansável contra vários tipos de câncer de pele, entre eles, o pior, segunda ela, foi o de melanoma, que foi removido três vezes.
Deena divulga a doença para os corredores prestarem atenção e tomarem cuidado com o sol durante os treinamentos. “Se você é corredor ou amante de esporte outdoor, vá ao dermatologista pelo menos uma vez por ano. Você cuida do coração correndo, mas é a pele o seu maior órgão”, disse a corredora

Nenhum comentário: