sábado, 16 de maio de 2009

Coma com inteligência


Saber quais nutrientes são essenciais em cada fase da vida ajuda a fortalecer o corpo para viver mais e melhor


por Caroline Marques








Depois dos seis meses, alimentos pastosos e água devem ser inseridos no cardápio

Que o corpo humano é a máquina mais perfeita que existe ninguém discute. Músculos, órgãos, ossos, articulações... Eles trabalham em perfeita sintonia e, em cada etapa da vida, necessitam de mais, ou menos, de algum nutriente. "Escolhas alimentares erradas podem retardar o crescimento e o desenvolvimento da pessoa", explica a gestora de nutrição e dietética do Hospital Santa Helena Sheila Mittelstaedt Pasquarelli. Portanto, é mais prático entender o que o organismo necessita por um determinado período, se abastecer do nutriente e, assim, dar um longo e saudável passo para a próxima fase. Vida Natural & Equilíbrio mapeou para você, do nascimento à terceira idade, o caminho dos principais aliados da saúde. Mas não precisa guardar segredo, não.

NO COMEÇO DA VIDA...
O alimento mais importante, sem dúvida, é o leite materno. De acordo com aOrganização Mundial de Saúde (OMS), esta é a refeição ideal para o ecémnascido até os primeiros seis meses de vida, pois oferece os nutrientes indispensáveis."É rico em imunoglobulinas protetoras, que aumentam as defesas imunológicas do lactante, em taurina [aminoácido essencial para o sistema nervoso] e em todas as vitaminas", diz a nutricionista Luciana Cardoso Teixeira, do ospital Beneficência Portuguesa.Além disso, a sucção do seio ajuda no desenvolvimento maxilar do pequeno,estimula a mastigação e deglutição.Após meio ano de vida, alimentos pastosos e de fácil digestão, além da água,devem ser inseridos no cardápio. "Nesta fase, o bebê tem mais necessidades de calorias, proteínas e vitaminas", explica Luciana. Comece com sucos (sem açúcar) de laranja-lima, cenoura, mamão ou maçã, nos intervalos da mamentação.Com o passar dos dias, uma das mamadas da manhã poderá ser substituída por frutas amassadas ou raspadas, como banana, maçã, pêra ou mamão. Vale lembrar, as refeições nunca devem substituir o aleitamento, pois, no nício, a quantidade de alimentos ingerida é pequena.

"Aos 3 anos, o cálcio é o principal nutriente para a criança".

SAUDÁVEL DESDE CEDO
Aos sete meses, o pequeno já pode comer papinhas salgadas. "Ela deve sercomposta por carne ou frango, leguminosas [feijão, ervilha, lentilha, grão-debico], hortaliças [folhas verdes], legumes [batata, abobrinha, cenoura] e cereais [arroz]", revela Sheila. Para isso, é importante utilizar o sal do róprio alimento e passar a papinha em uma peneira grossa.O ideal é começar com, no mínimo, quatro colheres de chá e ir aumentando até, no máximo, 20 de sopa rasas.Mesmo após a interrupção da amamentação, os ossos ainda precisam de álcio para se desenvolver. "A partir dos nove meses, a oferta do mineral ara os pequenos parte do leite e seus derivados, pelo menos três vezes por dia", diz Sheila. Vale ressaltar, papinhas industrializadas devem ser evitadas: possuem excesso de sódio.

Fonte - Site Vida Natural

Nenhum comentário: