quarta-feira, 13 de maio de 2009

Doação de sangue para o Cláudio Pereira

Acabo de chegar em casa após uma balada com amigos aqui em Salvador regada a bons vinhos e a uma ótima comida, onde sobretudo não faltaram ótimas gargalhadas. Foi o tipo de programa afeito ao amigo Cláudio Pereira, de Fortaleza. Ao olhar para o computador, leio com apreensão e-mail que recebo de um outro grande amigo cearense, o Joseoly Moreira, mensagem a qual transcrevo a seguir:

"Fortaleza tem um dos seus maiores amigos e promotores culturais na figura do nosso querido *CLÁUDIO PEREIRA*.

Tendo sofrido um sério acidente de carro, há cerca de 35 anos atrás, que lhe deixou paraplégico, o Cláudio nunca se curvou a esse destino e nessas últimas décadas continuou promovendo a cultura local e participando dos principais eventos da nossa cidade e do nosso estado.

Agora, por sequelas da sua condição física, o Cláudio tem passado por várias cirurgias para tentar se recuperar de sérios problemas causados pelas escaras decorrentes do uso constante da cadeira de rodas.

Daí, o pedido de ajuda solidária para a doação de sangue para essa grande figura amiga da cidade de Fortaleza.

Para ajudá-lo, seja um doador, *não importa o seu tipo sangüíneo. *A preferência é pelo sangue* “A NEGATIVO”*.

A doação deve ser feita no *FUJISAN - Av. Br. de Studart, 2626 - Bairro Dionísio Torres - Fortaleza/CE -*

*tel. 4009.6666.*

*IMPORTANTE*:
A doação deve ser registrada como reposição para o paciente *CLÁUDIO ROBERTO DE ABREU PEREIRA*, que está hospitalizado no *MONTE KLINIKUM*.

Agradeço a atenção e boa vontade.Peço repassar esta mensagem para a sua lista de endereços eletrônicos.* *


*DOAR É UM ATO DE AMOR. CONTAMOS COM VOCÊ."
Cláudio Pereira, figura muito conhecida na cultura, intelectualidade e boemia cearenses, é uma das pessoas por quem mais tenho admiração neste planeta. E não estou exagerando.
O fato de ele ser primo da Itacoeli é apenas uma coincidência, pois o conheço muito antes de conhecê-la. Além de tudo, Cláudio é uma pessoa extremamente carismática. E ponha carisma nisso.
A vida de Cláudio, com sua Cadeira Voadora, nas mãos de um bom escritor existe material para escrever pelo menos uns dez livros.
A mãe de Cláudio, a quem carinhosamente chamo de Tia Coty está próxma dos 100 anos, mas tem uma cabeça e jovialidade de 17.
Mesmo na dor, nos primeiros tempos após o grave acidente de carro que ele sofreu, Cláudio e eu vivemos ótimos momentos de curtição no Rio de Janeiro, na segunda metade dos anos setenta. Ele se tratando no Rio e eu morando em São Paulo. Muitas vezes fui ao Rio, com a Itacoeli e os meninos ainda pequenos, na casa dele na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, onde nos hospedávamos. Ele também retribuía minhas visitas indo a São Paulo de cadeira de rodas e tudo, com Tia Coty, ficando em nossa casa.
Nos divertíamos muito. assistindo a bons shows e ótimas peças de teatro. Foi com ele que assisti à clássica peça teatral GOTA D´ ÁGUA, do Chico Buarque e Paulo Pontes, no Rio, com a magnífica Bibi Ferreira e grande elenco.
Ainda guardo em meus arquivos a apresentação dessa antológica peça, inspirada em Medeia, de Eurípedes, um clássico da dramaturgia grega,.A música tema de Gota d´água, de autoria do Chico, que também era o autor da peça, diz:
" Deixa em paz meu Coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção
Faça não
Pode ser a Gota d´ água
Pode ser a Gota d´ água
Pode ser a Gota d´ água"
E no final, tal qual na tragédia grega, a personagem vivida por Bibi, por ter sido vítima de traição, cometia suicídio no palco, após matar suas duas crianças.
Esse foi apenas um dos grandes momentos vividos na companhia de Cláudio. Vivemos muitos outros e tenho certeza que viveremos outros tantos, pois Cláudio sai dessa numa boa e logo terá seu sofrimento superado.
Ele já passou muito bem por paradas mais duras em sua vida atribulada, mas muito bem vivida.
Vamos ajudar o Cláudio.
Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba



Nenhum comentário: