sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gota d'água

Bibi Ferreira (foto) fez o papel de Joana, a personagem principal da peça teatral Gota d´água




Composição: Chico Buarque (1975)

Já lhe dei meu corpo
Minha alegria
Já estanquei meu sangue
Quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor...

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água...

Já lhe dei meu corpo
Minha alegria
Já estanquei meu sangue
Quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor...

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água....


Gota d'Água é o título da peça teatral (drama), de autoria dos escritores brasileiros Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975.

É uma adaptação da peça grega clássica de Eurípedes sobre o mito de Medéia,

Veja o programa completo da peça no site http://www.memorialnormasuely.com.br/

Personagens
Joana - protagonista, amante de Jasão, com quem tem dois filhos;
Jasão - malandro, compositor de sambas;
Creonte - empresário artístico;
Egeu - velho, dono de oficina.
Alma - filha de Creonte , casa-se com Jasao.
Corina, Zaíra, Estela, Maria, Nenê - comadres lavadeiras.
Cacetão
Galego
Xulé
Boca Pequena - fofoqueiro, intrigante.
Amorim
Filhos (1 e 2)

Dividida em dois atos, A Gota d'Água espelha uma tragédia urbana, banal nos grandes centros, nas favelas do Rio de Janeiro, onde está ambientada; os sets retratam um botequim, local de encontro dos homens e, ao lado, o set das lavadeiras, onde as personagens femininas conversam. No set da oficina, está o velho Egeu, e onde passam alguns amigos.
Retrata as dificuldades vividas por moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-Dia, que na verdade são o pano-de-fundo para o drama vivido por Joana e Jasão que, tal como na peça original, larga a mulher para casar-se com Alma, filha do rico Creonte.
Sem suportar o abandono, e para vingar-se, Joana mata os dois filhos e suicida-se. Na cena final, os corpos são depositados aos pés de Jasão, durante a festa do seu casamento.

Elenco da montagem original
Joana - Bibi Ferreira
Creonte - Oswaldo Loureiro
Egeu - Luiz Linhares
Jasão - Roberto Bomfim
Alma - Bete Mendes
Corina - Sônia Oiticica
Cacetão - Carlos Leite
Nenê - Isolda Cresta
Estela - Norma Suely -
Zaíra - Selma Lopes
Maria - Maria Alves
Boca Pequena - Roberto Rônei
Amorim - Isaac Bardavi
Xulé - Geraldo Rosas
Galego - Angelito Melo


http://www.youtube.com/watch?v=jStx8oxtNCc

Clique acima e ouça a música

Nenhum comentário: