quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ração humana

PRODUÇÃO E FOTOS DIEGO ROUSSEAUX

O nome pode ser estranho, mas os benefícios desse alimento para a saúde são de admirar, seja para diminuir alguns quilos ou para deixar as refeições mais nutritivas. Conheça mais sobre essa mistura versátil que é ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras

por Paula Bueno



PRODUÇÃO E FOTOS DIEGO ROUSSEAUX

Alguma vez você já imaginou que comer ração traria algum benefício para a sua saúde? Calma, não se trata do mesmo alimento indicado para os animais de estimação. Há algum tempo, uma mistura de diversos ingredientes, grande parte composta por cereais integrais, foi batizada de ração humana. Esse nome esquisito e que à primeira vista provoca rejeição deve-se ao fato de a composição ter grande semelhança à ração animal, mas também por ser algo completo e nutritivo. "Fazendo opção pela ração humana, a pessoa que a consome não precisa comer mais nada naquela refeição", explica a nutricionista funcional Fernanda Granja, de São Paulo.

A versão tradicional da ração humana é composta por aveia, farelo de trigo, linhaça, extrato de soja, gérmen de trigo, gergelim com casca, levedo de cerveja, gelatina hidrolisada (colágeno), guaraná em pó e açúcar mascavo. A receita é bem flexível e pode ser adaptada conforme a necessidade ou gosto de cada um, e também para quem sofre com algum tipo de restrição alimentar, como diabéticos e celíacos (pessoas alérgicas ao glúten). "Nestes casos, retira-se o açúcar mascavo para o diabético e, no caso do celíaco, substitui-se o farelo de trigo, o gérmen de trigo, o levedo e a aveia por farelo de arroz e flocos de quinoa", orienta a nutricionista Raquel Pimentel, da Educanutre Consultoria e Assessoria Nutricional, de São Paulo.

A mistura é composta por aveia, farelo de trigo, linhaça, extrato de soja, gérmen de trigo, gergelim com casca, levedo de cerveja, gelatina hidrolisada (colágeno), guaraná em pó e açúcar mascavo



Emagrecendo com saúde

Além de ser rica em nutrientes, a ração humana é boa opção para quem precisa perder peso, pois atua como coadjuvante do emagrecimento, graças à combinação de ingredientes que oferecem fibras, vitaminas e minerais. Em conjunto, esses três componentes propiciam o emagrecimento natural e saudável. Nas dietas para redução de peso, os cereais integrais são de extrema importância devido à grande quantidade de fibras. "As fibras solúveis e insolúveis ajudam na saciedade e no bom funcionamento intestinal, eliminando inchaço e toxinas, além de diminuir a absorção de carboidratos e gordura da dieta", afirma Fernanda Granja.

Os nutrientes ajudam em todo o processo de metabolismo e no bom funcionamento do organismo, melhorando a resposta do corpo a um emagrecimento mais saudável. "Os minerais presentes na ração, como cromo, magnésio, zinco e selênio, além das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudam a potencializar o metabolismo e a queima de gordura", atesta a nutricionista Raquel Pimentel.

Nenhum comentário: