terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Exercícios para não esquecer: dicas para pessoas que estão perdendo a memória

Exercícios para não esquecer: dicas para pessoas que estão perdendo a memória
A doença de Alzheimer e outras enfermidades neurodegenerativas podem levar as pessoas que lutam contra essas condições a não conseguirem efetuar diversas tarefas simples e cotidianas, como reconhecer seus próprios filhos ou pessoas próximas.

Para ajudar na prevenção dos sintomas dessas doenças, pesquisadores definiram algumas estratégias que podem ajudar as pessoas a se adaptarem aos problemas de memória e talvez retardar um pouco o avanço desses sintomas. Entre essas estratégias estão:

• Faça “fotos mentais”.

Ter uma boa memória é, na verdade, ter facilidade em aprender. Isso significa que é importante saber fazer associações com as informações. Uma boa dica é, quando deixar as chaves de casa em algum lugar, tente associar ao objeto mais próximo, fazendo uma espécie de “foto mental” do local.

• Treine seu cérebro a se lembrar.

O treino de memória é uma ótima saída para quem está preocupado com o Alzheimer. Fazer associações mnemônicas com informações familiares é bastante útil. Se você conhece alguém cujo sobrenome é “Coelho”, digamos, tente associar à Páscoa. O exemplo pode parecer bobo, mas restringirá as opções e facilitará o trabalho do cérebro, ao mesmo tempo em que ele se acostuma a fazer novos caminhos para acessar as memórias.

Outro truque é achar pistas e forçar o cérebro a fazer as ligações. Se você não consegue se lembrar do nome de um lugar, anote pedaços ou as letras que você acha que têm alguma ligação. Quanto mais você anotar informações, mais fácil a memória pode vir à tona.

• Aproveite a tecnologia.

Um sistema de alerta por celular para lembrar compromissos ou mesmo um palmtop com arquivos contendo as informações de alimentação diária podem ser úteis. Além disso, aprender a mexer no novo “brinquedo” ajuda a deixar o cérebro mais ativo.

• Não perca o bom humor.

Problemas de memória podem afetar as variações de humor e vice-versa. Exercícios físicos e atividades mentalmente estimulantes também podem ajudar esse ciclo a girar no sentido positivo


Fonte: site O que eu tenho/UOL

Nenhum comentário: