quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dicas de Português

Professor Dílson Catarino

A violência faz com que os cidadãos de bem se enclausurem.

Frases desse tipo fazem com que eu creia que o cidadão que a escreveu precise aprender as regras da língua portuguesa com urgência, pois a falta de estudo faz com que ocorram muitas inadequações gramaticais e isso faz com que as pessoas se acostumem a falar erradamente.

E aí, caro internauta, que está achando de meu texto?

Maravilhoso, não é mesmo? Não! Está horrível! Recheado de um dos vícios mais comuns do Brasil: o verbo fazer.

Nós, brasileiros, o adoramos; usamos fazer para tudo: "fazer café", "fazer a cama", "fazer os cabelos", "fazer as unhas", "fazer um bolo", "fazer sala", "fazer onda", "fazer neném", "fazer amor", "fazer um favor", "fazer uma promessa", "fazer embaixadinhas", "fazer gol", "fazer marcação", "fazer as malas". Faça tudo, mas me faça um favor: pare de usar o verbo fazer para tudo!!

Quanto à frase apresentada, é inadequado usar o verbo "fazer" no sentido de "trazer como consequência". O aconselhável é que se use um destes verbos: "acarretar", "causar", "implicar", "levar alguém a fazer algo" ou mesmo "trazer como consequência". O primeiro parágrafo do meu texto ficaria melhor assim:

Frases desse tipo me levam a crer que o cidadão que a escreveu precise aprender as regras da Língua Portuguesa com urgência, pois a falta de estudo causa a ocorrência de muitas inadequações gramaticais e isso acarreta às pessoas o costume de falar erradamente."

A frase apresentada também ficaria mais bem estruturada se fosse escrita, por exemplo, desta maneira:

A violência leva os cidadãos de bem a se enclausurarem.
A violência acarreta (implica, causa) o enclausuramento dos cidadãos de bem.

Nenhum comentário: