domingo, 20 de dezembro de 2009

Quem é esse tal de Dihelson?


Incrível um artista tão sofisticado assim não ser habitante de um grande centro urbano. Dihelson nasceu, se criou e mora no Crato/Ce.

Autodidata e considerado por muitos o melhor músico do Ceará , Dihelson Menconça é um pianista extraordinário, compositor, arranjador, poeta e estudioso da boa música. Toca jazz e clássico com um estilo igualmente ultra sofisticado. Mas não é tão conhecido do grande público. São e coisas do Brasil.
É também artista plástico e fotógrafo de grande sensiblidade, e uma pessoa com uma cultura geral invulgar, muito difícil de ser encontrado mesmo em um grande centro urbano como Nova Iorque, Paris, Londres ou São Paulo. O detalhe é que Dihelson nasceu, mora e viveu praticamente toda sua vida na cidade de Crato, no cariri cearense.
Além de um pensamento muito centrado, escreve divinamente bem em português e inglês.
É impossível pensar que uma pessoa assim não seja um habitante de uma megalópole. E ele desafia tudo isso de sua cidade natal que é Crato, de onde não tem o menor desejo de se afastar.
Vez ou outra sai de sua Crato e dá umas esticadinhas até Fortaleza quando se apresenta com os músicos locais, inclusive o Luciano. O primeiro CD do Luciano traz algumas faixas com participação Dihelson ao piano.
Este ano tive o privilégio de ficar hospedado na mesma casa que ele em Guaramiranga, nos dias de Carnaval, durante o festival de Jazz . Não exagero ao dizer que a música que ouvi nessa casa, que pertence ao amigo comum e apaixonado pela boa música, o médico Haroldo Ribeiro, não ficou nada atrás da que tocou no Festival. E olhem que no Festival estavam ninguém menos que Toots Thielemans e César Camargo, entre outros. E modéstia à parte falo isso com uma certa propriedade, pois sou aficcionado na boa música, jazz, bossa nova e no melhor da MPB, a ponto de ter sido escolhido por meus amigos baianos presidente da SOJAZZ, uma entidade que luta para a preservação da música de qualidade.
O genial músico Hermeto Pascoal, ao tocar junto com Dihelson em outra ocasião, o chamou de "O repentista dos teclados".
Está de CD novo cujo título é "A Busca da Perfeição". Quem por achar o título pretensioso, muda de ideia ao ouvi-lo. O disco é acompanhado de um pequeno livro de um bom gosto a toda prova.

Saibam mais sobre Dihelson Menconça através dos endereços :

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Sérgio, meu Querido,

Muito obrigado pela homenagem. É apenas por pessoas como você que a gente acredita que ainda vale a pena se batalhar pela Arte e Cultura nesse país. Fiquei extremamente feliz por haver sido lembrado, e quero deixar aqui um endereço melhor para quem quiser conhecer meu trabalho, visitem meu Blog:

dihelson.blogspot.com

Ou o Blog da minha cidade, CRATO -CE, que mantenho e no qual, posto muitas das minhas fotografias ( Sou fotógrafo também ).

Abraços,
Muito Obrigado.

Dihelson Mendonça