sábado, 12 de dezembro de 2009

Paulo Segundo da Costa - Grata surpresa



Minha saudosa mãe Beatriz costumava me falar da existência de uns primos nossos que moravam há tempos em Salvador, de nomes Pedro e Paulo Segundo,filhos de José Segundo da Costa e Valdemira de Almeida Segundo. O mesmo me diziam Tio Carlos e Aroldo Monteiro. Ainda não tive o prazer ou a sorte de encontrá-los. Soube agora que Pedro veio a felecer em agosto, mas Paulo permanece em plena atividade em Salvador.

Nessa minha recente andança por Quixadá, quando fui muito bem acompanhado pelos irmãos Carmen, Aélio e Airton, tive a oportunidade de conhecer o escritor local João Eudes Costa, autor de obras literárias entre as quais "Escravos da Terra Seca", a qual adquiri. João Eudes é amigo de ambos e me passou o endereço e telefone de Paulo e a informação do falecimento recente de Pedro.

O livro de Eudes, Escravos da Terra Seca" é prefaciado por Paulo Segundo, sendo este também autor de:

Hospital de Caridade São Cristóvão/Santa Isabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia;
450 anos de funcionamento - 1549-1999 - Ações Sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia;
Campo Santo - Resumo histórico
Cemitério do Campo Santo - 1840 - 2002
Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Descobri pela WEB mais informações importantes a respeito de Paulo:

*Paulo Segundo da Costa engenheiro civil pela Escola Politécnica da UFBA; ex-Secretário de Urbanismo e Obras Públicas da Cidade do Salvador; membro fundador da Academia de Letras e Artes do Salvador – ALAS, titular da cadeira 18 que tem como patrono o urbanista Mário Leal Ferreira; sócio permanente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; membro permanente do Instituto Genealógico da Bahia. Tem três livros publicados sobre a história da Santa Casa da Bahia e a biografia do ex-Governador da Bahia, sob o título de “Octávio Mangabeira – Democrata Irredutível”.

Um comentário:

Pesquisador em História disse...

Boa tarde, Sérgio Almeida Franco,

Realmente o seu Primo Paulo Segundo da Costa é uma pessoa muita boa, trabalhei com ele no Centro de memória da Bahia e depois Na Santa Casa de Misericórdia da Bahia, e como pesquisador, ajudei o seu primo Paulo Segundo, na publicação de 2 (dois) livro dele um era OCTÁVIO MANGABEIRA, DEMOCRATA IRREDUTÍVEL e o outro foi sobre a Fazenda Umarí em Quixadá, hoje estou morrando em Brasília, mas tenho contato com Paulo Segundo da Costa.
Valdicley Vilas Boas