segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Com a idade, homens tornam-se mais felizes do que as mulheres


Eles declaram mais satisfação com o casamento e a estabilidade financeira

Quando jovens, eles voltam para casa mal humorados, mas reclamam se têm de sair. Queixam-se das despesas e, por outro lado, mostram insatisfação pela ausência de itens que tragam mais conforto. Com idade, no entanto, a tendência é que isso passe e os homens tornem-se muito mais amigáveis do que as mulheres.

Foi isso que aconteceu com os participantes de um estudo recente concluído, em parceria, pelas Universidades de Cambridge (Reino Unido) e da Califórnia do Sul (Estados Unidos). Comparados a mulheres da mesma faixa etária, os homens aparentam mais felicidade do que elas a partir dos 48 anos de idade. O trabalho analisou os depoimentos de 47 mil pessoas entre os anos de 1978 e 2003, comparando o que elas manifestavam desejar, o que realmente conseguiram ao longo do tempo e que impacto isso teve no campo emocional.

De acordo com os pesquisadores, a sensação de felicidade mais acentuada nos homens após os 48 anos é resultado da estabilidade familiar e financeira que, normalmente, acompanha esta fase da vida masculina. Nos questionários, o grupo respondia muitas perguntas relacionadas ao aspecto material, indicando quais aquisições fariam parte de uma vida ideal (carro, casa própria e viagens ao exterior eram algumas das opções recorrentes).

Um casamento estável também foi citado, por ambos os sexos, como uma conquista que traz felicidade: de cada dez adultos participantes da pesquisa, nove disseram que sonham com uma vida amorosa feliz. Vendo em retrospectiva, os homens destacam que a casa dos 20 anos é a época mais infeliz de suas vidas e, coincidentemente, esta é a fase em que eles mais desejam permanecer solteiros. A tendência se inverte a partir dos 34 anos, quando o casamento vira prioridade masculina (nesta idade, normalmente, as mulheres já contraíram matrimônio).

Feliçômetro
Veja abaixo o que traz mais felicidade aos homens, em cada faixa etária:
Aos 41 anos de idade: a estabilidade financeira traz mais felicidade aos homens do que às mulheres
Aos 48 anos de idade: os homens são mais felizes do que as mulheres em todos os aspectos
Aos 64 anos idade: uma vida familiar estável traz mais felicidade aos homens do que às mulheres
Fonte: site Minha Vida

Nenhum comentário: