segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rei dos frutos

O abacaxi facilita a digestão, fortalece o esqueleto, protege o coração, afasta o risco de câncer, ajuda a controlar o peso e manda a fome para bem longe

por Pamela Leme




O alimento é importante na prevenção de doenças crônicas
São apenas 48 calorias em 100 gramas do alimento
No jargão brasileiro, o abacaxi costuma ser utilizado para representar algo que não apresenta bom resultado, devido ao seu aspecto espinhoso. Mas os índios é que estão certos por se referirem ao fruto como “ananás”, ou “fruta excelente” na língua deles, pois, além de saborosa e suculenta, a fruta vem carregada de propriedades nutricionais.
Para começar, conta com uma enzima natural chamada bromelina, que facilita a digestão de carnes, peixes e aves. “Muitas pessoas têm dificuldade para digerir alimentos proteicos por conta da deficiência dessa enzima”, explica a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, de São Paulo.
A substância, localizada em maior quantidade no talo da fruta, não chega a ser um substituto dos sucos gástricos, como muita gente pensa. Mas pode fazer maravilhas entre pessoas com insuficiência gástrica (ou seja, baixa produção do suco).
De olho na balança Riquíssimo em fibras, o abacaxi (Ananas comosus) também faz com que o funcionamento do intestino seja regularizado, assim, a prisão de ventre não dá as caras. Essas substâncias também são importantes para espantar a fome e evitar ataques gulosos à geladeira.
“Para combater a obesidade é preciso enfatizar a importância de uma dieta equilibrada, que contenha todos os alimentos e nutrientes – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água”, alerta a especialista em nutrição clínica Eneida Ramos, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
“As frutas, de maneira geral, são importantes em uma dieta de controle de peso, por diminuírem a vontade de comer doces, uma vez que são alternativas menos calóricas como sobremesas”, ressalta. Sem contar que 100 gramas de abacaxi tem apenas 48 calorias.
Em parceria com a bromelina, as fibras podem ser armas contra o excesso de peso. Especialistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, notaram em um estudo que o suco do abacaxi torna a passagem dos alimentos pelo estômago mais lenta e produz a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos.
Os estudiosos averiguaram ainda que a fruta favorece a filtração e a eliminação de água pelo corpo ao fragmentar as proteínas e separar o tecido celular. Em outras palavras, seu efeito diurético é mais uma vantagem para quem quer ficar em paz com a balança.
Faxina por dentro Originário da América Central, o abacaxi é uma espécie de purificador do organismo. À bromelina, atribui-se o efeito de eliminar toxinas pela urina. Assim, dá um alívio e tanto aos problemas de rim, bexiga e próstata. É notável também o poder antioxidante do alimento.
“Essa substância reduz a acidez do sangue, desintoxicando o organismo e fazendo com que as toxinas sejam facilmente excretadas. Vale dizer que a fruta tem vários ácidos, como o cítrico e o málico, que no metabolismo também exercem ação alcalinizante do sangue”, explica Lucyanna.
Isso tudo sem falar que o abacaxi é uma das principais fontes de vitamina C, por isso é considerada antioxidante, composto que protege o sistema biológico, já que atua no combate aos radicais livres e evita o estresse oxidativo, resultado da maior geração de radicais livres e/ou diminuição das defesas antioxidantes do corpo”, aponta Eneida.
De acordo com ela, o estresse oxidativo exerce papel fundamental no desenvolvimento de doenças crônicas (câncer, diabetes, hipertensão, aterosclerose, doenças do coração) e envelhecimento.
Por isso, o consumo regular de frutas e legumes ricos em vitamina C é importante na prevenção desses males. Outras frutas cítricas como caju (ver página 26) acerola, laranja, limão e goiaba também são boas fontes de vitamina C, conhecida como antiviral e antibacteriano, além de ser nutriente importante para afastar infecções e ajudar na cicatrização dos tecidos.
Rico em cálcio e manganês, o abacaxi ajuda na manutenção óssea
Bate, coração! Lembra das fibras? Elas também exercem papel no controle da pressão arterial, já que seu consumo favorece a redução da hipertensão e do aumento das taxas de colesterol. “Além disso, a bromelina é hipotensora e vasoreguladora, ou seja, promove o relaxamento vascular e também serve para controlar a pressão”, salienta Lucyanna.

Fonte: Revista Vida Natural

Nenhum comentário: