quarta-feira, 16 de julho de 2008

Uso do Computador - Dor de cabeça, vista cansada, tendinite, lombalgia...

Lester Lefkowitz/Corbis





Radiografia mostra usuário de PC trabalhando com teclado






GUSTAVO VILLAS BOAS DANIELA ARRAIS, Folha de São Paulo



Ninguém é robô para passar horas em frente à máquina sem que o corpo reclame. Podem ser os olhos, as costas, os dedos da mão. O fato é que, segundo especialistas ouvidos pela Folha, passar mais de uma hora, sem intervalos, em frente ao computador, escutando música com fone de ouvido ou até falando ao celular, pode criar ou agravar problemas físicos.Esses danos atingem milhões de pessoas. Por exemplo, entre aquelas que utilizam fones de ouvido durante o trabalho -como os operadores de telemarketing, que são 750 mil no país-, de 6% a 12% sofrem com perdas auditivas, diz pesquisa da Poli/USP divulgada em junho.

Há, também, doenças que, se não são causadas diretamente pelas máquinas, podem aparecer por conta do uso excessivo e indiscriminado delas. Por exemplo, a LER (lesão por esforço repetitivo) ou a tendinite.Outro problema de saúde é o vício -assim como algumas pessoas ficam reféns do cigarro, outras se tornam dependentes psicologicamente do computador e da internet. Um pesquisador norte-americano quer classificar esse vício como doença mental no principal livro de referências de doenças psiquiátricas do país.Algumas sugestões simples de serem executadas conseguem diminuir ou evitar que o uso do computador, do tocador de MP3, do celular e do videogame, tanto no trabalho quanto nas horas de lazer, seja prejudicial à saúde.

Veja, nesta edição, como identificar alguns dos malefícios causados pela interação com a tecnologia e saiba como arrumar o ambiente para que eles sejam evitados.
60%
dos estudantes de graduação de engenharia nos EUA relataram dor no pescoço ou nas extremidades superiores segundo pesquisa feita na Universidade da Califórnia

AJUDANTE
A Coréia do Sul planeja que todas as casas do país tenham um robô em uma década. A máquina ajudaria a população idosa e com problemas de locomoção, entre outras tarefas.

EXERCÍCIO
O programa gratuito Work- Rave (http://www.workrave.org/) ensina alguns exercícios para prevenir problemas provocados pelo uso excessivo do computador

Nenhum comentário: