sábado, 5 de julho de 2008

Motivação para o trabalho


Tente descobrir qual a causa da insatisfação, que pode ser fruto de suas atividades, dos seus colegas ou de você mesma!Credito: Dreamstime

Dezesseis passos para ganhar satisfação no dia-a-dia e viver bem melhor


Odiar o trabalho é um círculo vicioso: o profissional desmotivado não tem o mesmo pique ou interesse dos colegas. Por isso, não produz bem. Logo, não recebe promoções. Resultado? Fica mais insatisfeito ainda. Mas qualquer uma de nós pode cortar essa cadeia e dar fim à síndrome do domingo à noite – só imaginar o dia seguinte no emprego basta para mudar o humor, sempre para pior!


O primeiro passo, ensina Augusto Costa, diretor-geral da Manpower Brasil, deve ser um mapeamento detalhado de tanto descontentamento. “Faça uma auto-crítica bem sincera e criteriosa, anotando o que a deixa infeliz no trabalho”, sugere Camila Mariano, consultora de Recursos Humanos da Catho Online, de São Paulo. Detectando o motivo, fica mais simples tomar uma atitude e resolver o problema. No entanto, se depois de algumas tentativas não obtiver resultados, mexa-se! Com calma, sem se deixar levar pela emoção, procure outro trabalho.


Teste: é hora de mudar de emprego?


Anote as dicas para ter mais prazer em seu emprego:


TAREFAS

1. Avalie todos os prós e contras do seu trabalho e anote-os. O que você gosta de fazer? Quais são as tarefas mais chatas?

2. Valorize os bons momentos: registre em uma agenda os períodos de prazer que teve durante o dia e lembre-se deles quando começar a ficar desmotivada.

3. Com a lista em mãos, procure soluções para minimizar os pontos negativos. Se tem dezenas e dezenas de tarefas pela frente, encontre alternativas para organizar melhor seu tempo e dar conta de todas.

4. Caso não consiga achar alternativas, converse com colegas e peça ajuda.

5. Se algum dos afazeres realmente a aborrece e existe chance de livrar-se dele sem prejudicar outras pessoas, agende uma conversa com seu superior. Cogite a possibilidade de redistribuí-los.

6. Salário baixo? Negocie um aumento com a chefia, mas se realmente o merecer!

7. Tire as pendências da frente. Programe-se para dar fim a projetos que não foram para frente. Conclua-os de uma vez por todas para abraçar outros, mais instigantes.

8. Estabeleça metas – com novas perspectivas e desafios em vista, fica mais fácil manter-se animada no trabalho.

9. Se ficou entediada depois de muito tempo na mesma função, nada de fechar a cara. Dê uma volta, respire fundo e relaxe.

10. Difícil mudar a filosofia da empresa. Se não concorda com ela, mude de firma.


COLEGAS

11. Quando o problema é o relacionamento com outros funcionários, faça um balanço para ver o que aconteceu de fato para a relação entre vocês não fluir direito.

12. Pisou na bola com algum deles? Peça desculpas pela mancada e mostre-se disposta a melhorar o clima.

13. Se alguém a está atormentando, chame para uma conversa e esclareça tudo.

14. Caso um bate-papo não resolva, afaste-se. Seja cordial, mas sem aproximação.


VOCÊ
15. Talvez tanta insatisfação tenha mais a ver com você do que com a função, a empresa ou os colegas. Veja se esse mal-estar a acompanhou em outros trabalhos. Neste caso, talvez esteja na profissão errada. Mudamos sempre e temos de saber se o trabalho ainda nos satisfaz.


16. Mapeie as áreas que mais lhe interessam e invista nelas: reformule seu currículo, faça cursos, renove sua rede de contatos, informe-se mais sobre o tema.


Autor: Daniele Maia . daniele.maia@abril.com.br

Fonte: Site UOL/ABRIL

Nenhum comentário: