quinta-feira, 3 de abril de 2008

Turismo no Mundo

São Luís/Ma



Clique no endereço acima e viaje para onde você bem entender. São inúmeras cidades no Brasil e exterior.


Vejam, como exemplo, um pequeno trecho extraído desse site sobre São Luís/Maranhão



São Luís do Maranhão é uma das três únicas capitais brasileiras construídas em ilhas. Além disso, é a única cidade de nosso país a sofrer forte influência de três povos. Fundada pelos franceses, foi depois invadida pelos holandeses e finalmente colonizada por portugueses. O resultado foi uma mistura única de influências que gerou um mosaico histórico como poucos outros no mundo.
Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, esta cidade é um museu ao ar livre, uma viagem de volta ao passado, e a certeza de um passeio memorável.

A foto acima é da Praça Benedito Leite, onde pode ser constatado o magnífico trabalho que vem sendo feito na restauração dos prédios históricos de São Luis. Para passear por esta área uma sugestão é tomar como ponto de partida a praça situada em frente ao Terminal Hidroviário. Siga então em frente pelas ruas, becos, ladeiras e escadarias que compõem este conjunto. Ao todo são 107 mil metros quadrados de área urbana tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, envolvendo cerca de 20 quadras e 300 edificações, e constituindo o mais extenso e valioso conjunto de arquitetura colonial portuguesa do século 19. Toda esta área vem sendo gradativamente restaurado, de acordo com o Projeto Reviver.

Até o final do século passado, São Luís era apelidada de Atenas Brasileira, graças ao alto nível cultural de sua população. A cidade está situada entre os rios Anil e Bacanga, e seu trecho histórico situa-se a oeste. São centenas de casarões, incontáveis fachadas cobertas por azulejos, sacadas de ferro, janelas e portas em arco, que abrigam desde residências até hotéis, pequenas lojas, mercados, museus, casas de cultura, restaurantes, ateliês, agências de turismo, oficinas de artesanato, e principalmente uma gente simpática que tem prazer em receber visitantes.

Nenhum comentário: