sexta-feira, 4 de abril de 2008

Colesterol Alto


Informações, dicas e produtos


Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa pois está associada a um maior risco de doenças do coração. Como não apresenta sintomas, uma pessoa pode estar com um nível de colesterol alto e perigoso e não saber. Por isso é tão importante fazer exames regularmente para avaliar sua situação.

O que é exatamente?
Colesterol é um tipo de gordura que o corpo precisa para crescimento e regeneração celular, produção de hormônios sexuais e é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão.

O colesterol do corpo tem duas origens: a produção do seu próprio corpo e o colesterol que vem da sua alimentação. O corpo produz colesterol no fígado e esse colesterol produzido já é capaz de suprir quase toda necessidade do seu organismo. O resto necessário deve vir do que você come.
O colesterol está presente em carnes, leites e derivados, manteiga e gemas de ovos. Comer muitos alimentos com colesterol pode fazer seus níveis de colesterol no corpo subirem, o que é conhecido por hipercolesterolemia.
Frutas, vegetais, e cereais não tem colesterol. No entanto, alguns alimentos que não contém colesterol podem conter gorduras trans, que fazem o seu corpo produzir mais colesterol. Alimentos com gorduras saturadas também fazem o seu corpo produzir mais colesterol.
O colesterol alto aumenta o risco de doenças do coração e pode levar a arteriosclerose, uma condição em que gordura e colesterol se depositam nas paredes das artérias. Com o tempo a arteriosclerose estreita as artérias e pode produzir sintomas de doenças do coração como angina (dor no peito) e ataques cardíacos.

Tipos de Colesterol:
Você já deve ter ouvido falar dos tipos HDL e LDL de colesterol. Mas o que ele significam?

Colesterol HDL é o "bom" colesterol porque altas concentrações dele no sangue está associado a um menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado, para reusar, converter em ácidos biliares ou descartado.

Colesterol LDL é o colesterol "ruim" porque altas concentrações dele no sangue está associado a um maior risco de doenças do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar a condição conhecida como arteriosclerose.

Causas:
Vários fatores podem ser responsáveis pelo colesterol alto. Além da má alimentação como já falamos, ele pode ser uma conseqüência de: fatores hereditários (que influenciam a maneira como seu corpo lida com o colesterol), estar acima do peso, falta de atividade física, e condições de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tiróide.
Entendendo os níveis de colesterol:

Colesterol LDL
Classificação
Menor que 100
Ideal
100 - 129
Quase Ideal
130 - 159
Um pouco elevado
160 - 189
Alto
190 ou acima
Muito alto
.
HDL Colesterol
Classificação
60 ou acima
Ideal; ajuda a reduzir os riscos de doenças do coração.
Menor que 40 em homens e menor que 50 em mulheres
Baixo; considerado um fator de risco par doenças do coração.
.
Colesterol Total
Classificação
Menor que 200
Ideal
200 - 239
Um pouco elevado
240 ou acima
Alto


Como normalizar o nível de colesterol?
- Dieta e Estilo de Vida:Comer alimentos de baixo teor de colesterol: A American Heart Association recomenda que você limite sua ingestão diária média de colesterol a menos de 300 miligramas. Se você tem doença do coração deve limitar a menos de 200 miligramas. O consumo de colesterol na dieta pode diminuir bastante ao limitar gorduras saturadas e alimentos ricos em colesterol.

Emagrecer: Pessoas acima do peso normalmente não tem HDL (o "bom") suficiente e seus níveis de triglicerídeos são geralmente elevados. O nível do LDL (o "ruim") geralmente está muito alto também. Pessoas com excesso de gordura corporal estão mais propensos a desenvolver doenças do coração e derrame. A obesidade não é saudável pois o excesso de peso aumenta a esforço do coração. Além disso, a obesidade aumenta o risco de pressão alta e diabetes tipo 2, doenças que estão associadas a doenças do coração. Considere visitar o centro de Emagrecimento do Corpo Perfeito para ver bons produtos para te ajudar a perder peso.

Exercitar-se: Fazer atividade física diminui os níveis de LDL e aumenta os níveis de HDL. A falta de exercício provoca o efeito inverso. A prática de exercícios físicos diminui o risco de doenças do coração e melhora a saúde como um todo.

Parar de fumar: Fumar diminui os níveis de HDL (o "bom") e isso se reverte quando se para de fumar. Além disso, a combinação de colesterol alto com o fumo aumenta o risco de doenças cardíacas e morte.
OBS: Algumas vezes fazer mudanças na dieta e estilo de vida não são o bastante para normalizar os níveis de colesterol. Você pode precisar tomar medicamentos. Consulte seu médico.
Fonte: Blog Corpo Perfeito

Nenhum comentário: