terça-feira, 8 de abril de 2008

Fortaleza de ontem

Praça do Ferreira, anos 40

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE FORTALEZA NA DÉCADA DE 40.
1- "Royal Briar" era um nome de um perfume que as mulheres fortalezenses adoravam.
2- Fortaleza tinha aproximadamente 200 mil habitantes, nem chegava a isso. Era uma cidade limpa, humana, com cheiro de flores dos seus jardins e de suas praças. A cidade vivia a euforia pelo término da Segunda Guerra Mundial, e a alegria que parecia estar em cada face, em cada sorriso...
3- Fortaleza era uma cidade com ares aristocráticos, tinha pudores de donzela. A França determinara a forma das senhoras de Fortaleza de boa estirpe, assim como comandava a moda, o padrão das lojas e a vida social que acontecia em clubes elegantes que até hoje existem como o Ideal, Náutico e Clube dos Diários-
4 -A vida era pacata. Aldeota era vista como uma "floresta de cajueiros", hoje um dos bairros mais elegantes do país.
5- Os homens usavam terno de linho irlandês, de dia, e de casemira inglesa, à noite. As mulheres usavam muita seda francesa, luvas e chapéu. Aliás, esse último era presença constante por causa do forte sol.
6- As fachadas no estilo "Art- Nouveau" imperavam nos bairros, como na Av. do Imperador e em Jacarecanga e Benfica.
7- A Praça do Ferreira também era afrancesada, como tudo em Fortaleza lembrava um pouco de Paris. A Praça era simétrica, nos bancos cortados à maneira de Versailles e Tulleries, com suas estátuas de louça. A Coluna da Hora, no centro da praça, fazia beleza e contrastava com as linhas retas da coluna: O Rococó e o Decó.
8- Era na Praça do Ferreira que estava e ainda está!!! O antigo Excelsior Hotel, com sete andares, e no livro dizia: "o maior do mundo em alvenaria, o mais luxuoso do Norte-Nordeste da época e a maior terrace do Brasil". No alto do seu platibanda, tremulavam as bandeiras das nações amigas.

Enviado por Arlindo de Almeida Simões, Fortaleza/Ce

Nenhum comentário: