sábado, 19 de abril de 2008

Inauguração do Cine São Luiz em um vídeo histórico





Clique no endereço acima, ligue as caixas e assistam a um vídeo sobre a inauguração do Cine São Luiz, de Fortaleza, em março de 1.958, na voz do excelente narrador Heron Domingues.

O proprietário da sala era o empresário cearense de Baturité, Sr. Luiz Severiano Ribeiro, que foi também dono de dezenas e dezenas de salas de cinema em todo o Brasil. Por ser cearense, Luiz Severiano quiz que seu cinema do Ceará fosse o melhor de todos. E conseguiu. A capacidade da sala é de cerca de 1.300 lugares.

A inauguração ocorreu no dia de seu aniversário e o filme exibido foi Anastácia, com Indrig Berman e Yul Brynner.
Vejam a elegância das pessoas, as roupas da época e todo o charme daquela que foi a mais luxuosa e charmosa sala de cinema do país.

Na época, para se frequentar o São Luiz e outros bons cinemas da cidade, a exemplo dos Cines Diogo e Samburá para os homens era obrigatório o uso de paletó.

Tive a emoção de voltar ao Cine São Luiz há uns três anos para assistir a shows do Festival de Jazz de Guaramiranga. Fiquei impressionado com o estado de convervação da sala. Está tudo muito bem conservado e, mesmo depois de tanto tempo, tudo parece novo. A cantora Leny Andrade, a principal atração dessa noite, não cansou de elogiar o elevado padrão da sala.
Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba
Enviado por Arlindo de Almeida Simões, Fortaleza/Ce

Nenhum comentário: