sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ita e sua maravilhosa família


Historiador Capistrano de Abreu (1.853 - 1.927) é tio avô da Itacoeli





O Reencontro 2.008 pra mim teve um sabor todo especial. É que, além dos integrantes da Família Almeida, os quais sempre me proporcionam enorme prazer em rever, tive a satisfação de contar também com uma comitiva composta de importantes integrantes da família Abreu, da Itacoeli, pessoa que tive a sorte de conhecer na juventude e com quem sou casado há 36 anos, casamento este que nos deu três filhos mais do que maravilhosos e, por enquanto, duas lindas netinhas.

Fui acolhido muito bem por essa família a qual, há muito tempo, considero minha também. De tão bem tratado que sou por todos eles, quando vou a Fortaleza, não distingo se estou na casa de minha família ou da dela, pois sou tratado igualmente com muito carinho e atenção por ambas as partes.

Nossos três filhos Cássio, Túlio e Fausto, quando pequenos, geralmente costumavam passar férias em Fortaleza e se deliciavam tanto na capital quanto na bonita Fazenda Columinjuba, em Maranguape, terra do famoso historiador Capistrano de Abreu, que por sinal é tio avô da minha querida mulher. O corpo de Capistrano está sepultado em Columinjuba, pois na fazenda há até um cemitério particular, exclusivo da família.

Tem também na fazenda vários açudes, alguns de porte bastante razoável, garantindo, mesmo em anos de seca, a água para o consumo dos animais (bovinos e caprinos) de alta linhagem que lá são criados.

A pescaria nos açudes de Columinjuba é muito farta e divertida. Quando morávamos em Fortaleza, íamos com muita freqüência passar o fim de semana em Columinjuba e o que eu mais fazia como lazer era pescar. Pegava uma canoa cedinho com os irmãos da Ita, anzóis e isca e voltava lá pras duas horas com bastante peixe. Na volta comia feito um animal, geralmene na casa da Ita Maria - irmã da Ita falecida há quase dois anos - que também me recebia com a melhor das atenções

Pense aqui num pescador bom!!!

Como a família Abreu é muito grande, em Columinjuba, numa área que estimo de de mais de mil hectares, existem várias sedes de fazenda, uma de cada ramo da família. E cada sede é mais atraente e aconchegante do que a outra, sempre com um grande açude ao lado compondo a paisagem, que na época das chuvas adquire um verde “novinho em folha”, tal já dizia o poeta Vinícius de Moraes.

Mas todas essas belas paisagens de Columinjuba, toda essa natureza exuberante e toda essa formidável estrutura em nada se compara com a grandeza das pessoas da família Abreu, que me adotou com tanto carinho.

Ter nascido de uma família tão boa como a minha e, ainda, ter casado com uma pessoa de uma família tão especial quanto a da minha mulher é uma bênção divina.
























Da esq. p/direita: Heloísa, Ita, Ana Luísa (filha de Heloísa e Paulão), Marita (irmã da Ita) e Luísa. Esta morou conosco em São Paulo, época em que estudou no Mackeinze. Heloísa e Luísa são leitoras e grande colaboradoras do Blog. Marita, mãe das duas é uma pessoa muito especial, a quem considero irmã. Me trata em sua casa muito muito melhor do que eu mereço. Ela é muito querida por todos, uma unanimidade.

Na outra foto temos o Paulão (casado com Heloísa) e Ana Luísa, a filha. Ele é professor de matemática e muito bom de papo. É uma ótima escolha para com ele se "jogar conversa fora".

Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba

Nenhum comentário: