sábado, 8 de março de 2008

Câncer de mama deve atingir cerca de 50 mil mulheres neste ano


Ana Sachs


Da Redação Folha de São Paulo


Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, há pouco o que se comemorar em termos de combate ao câncer de mama no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), devem surgir 49.400 novos casos da doença no país em 2008, uma média de 51 casos a cada 100 mil mulheres. Desses, aproximadamente 9 mil devem resultar em morte da paciente. Tantas mortes ainda acontecem no Brasil porque, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de 50% dos casos da doença são detectados em estágio avançado. Porque isso acontece tem diversas explicações, segundo o mastologista Luiz Henrique Gebrim, diretor do hospital Pérola Byington, em São Paulo, e membro Sociedade Brasileira de Mastologia.


A primeira delas é a falta de mamógrafos no Brasil. Esse equipamento de raio X utilizado para examinar os seios ainda é a forma mais eficaz de detectar precocemente a doença. "A cada mil mulheres com mais de 50 anos submetidas ao exame, seis têm câncer", aponta Gebrim. De acordo com o médico, os mamógrafos que existem são ainda subutilizados e mal distribuídos entre as regiões do país. "Há locais que fazem apenas duas mamografias por dia, quando o ideal seria 60", apontou. A falta de um trabalho conjunto que atenda a mulher durante as várias etapas do tratamento de câncer de mama também contribui com o alto índice de mortalidade. "É preciso um trabalho conjunto de especialistas, exames de mamografia e atendimento cirúrgico para tratar o câncer de mama", apontou o médico.


A falta de um trabalho conjunto que atenda a mulher durante as várias etapas do tratamento de câncer de mama também contribui com o alto índice de mortalidade. "É preciso um trabalho conjunto de especialistas, exames de mamografia e atendimento cirúrgico para tratar o câncer de mama", apontou o médico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa luta pela saúde , tem otimo significado. Alertarem as mulheres .Sobre todas as doenças da mana .Ta de parabéns pelo empenho e sua luta DrºGebrim . tenho maior respeito e adimiração , por sua luta,que 100% das mulheres hoje se cuidam devido a sua eficaz luta contra câncer mamario

Dulce Gebrim

Unknown disse...

Boa Noite!!!

Meu nome é Andréa Ramalho, trabalho na Concessionária Newland Veículos (Toyota), e sou especializada em vendas especias (isenção de impostos), e como vcs bem devem saber a grande maioria das mulheres com câncer de mama tem direito a tais beneficios, gostaria de ter a oportunidade de conhecê-los e poder divulgar nosso trabalho.
Meus contatos são: (85) 4005-1488/ 8828-9447.