sábado, 31 de julho de 2010

Matemática não é bicho de sete cabeças e pode ser divertida

Onde está a matemática?

Na música, no xadrez e no cinema: ela está mais presente do que você imagina

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHINHA

Você resolve ir ao cinema com um amigo. Quanto dinheiro precisa levar? É só fazer os cálculos. E quem vai escolher o filme dessa vez? Tiram no par ou ímpar. Seu pai dá as instruções para chegar ao cinema. Mesmo contando os quarteirões, vocês se perdem. Chegam 15 minutos atrasados.
Fazem as contas e resolvem esperar a próxima sessão. Vão comer uma pizza. Dividem os pedaços e, enquanto mastigam, pensam que não se livraram da matemática nem nas férias! Ela está em todas as palavras deste texto marcadas em negrito.
Gabriella Ruffato, 10, gostaria de não precisar da matemática. "Não me dou bem com contas, frações e muitas outras lógicas que, para mim, não têm lógica nenhuma!" Ana Luiza Marques, 10, diz que chega a arrancar os cabelos diante dos exercícios. "Não tenho nada contra os matemáticos, mas odeio matemática!", diz a menina. E João Lucas Albano, 9, acrescenta: "Matemática me dá dor de cabeça!".
Já Caio Braga, 10, gosta de matemática porque imagina uma calculadora em sua cabeça. "Quem se dá bem nessa matéria tem fama de esperto!", diz. Não dá para escapar. Ela faz parte do seu dia a dia.

ARTE
Na composição de um quadro, simetria (partes iguais), geometria (como círculo e triângulo) e outros conceitos matemáticos ajudam a dar beleza à obra.

MÚSICA
A combinação de sons de maneira repetitiva cria o ritmo. A escala musical é definida a partir de relações matemáticas. Estudar música ajuda a desenvolver-se nessa disciplina.

POESIA
Poesias e parlendas apresentam uma sequência de sons que se repetem, formando uma melodia. São regularidades semelhantes às do sistema numérico.

JOGOS
No "sudoku", xadrez, dominó e outros jogos, você usa conceitos matemáticos para calcular as melhores jogadas.

CONSTRUÇÃO
Para construir edifícios ou fazer um simples origami, você também precisa calcular simetrias, ângulos e medidas.

PESOS E MEDIDAS
Para saber quantas pessoas um elevador consegue levar de uma vez ou para fazer direitinho uma receita (250 ml de leite, 120 g de manteiga...), é preciso entender de matemática.

CINEMA
Para dar vida aos personagens das animações, o computador precisa fazer vários cálculos. Alguns programas ainda combinam pixels e formas geométricas.

APOSTAS
Qual a chance de o Brasil ganhar uma Copa do Mundo? E de alguém acertar na loteria? Cálculos matemáticos (probabilidades) dão a resposta.

Nenhum comentário: