segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aproveite as férias, mas não deixe de se cuidar


AS FÉRIAS estão chegando, e a galera se prepara para viajar, sair mais com os amigos, quebrar a rotina, dormir até mais tarde, ficar um tempo sem os pais e conhecer lugares e pessoas diferentes, entre outras tantas mudanças no cotidiano.
Também rola um clima geral de menos estresse, mais relaxamento, menos preocupação. Nada mal!
Aliás, férias servem justamente para isso, não é mesmo? Estudos e pesquisas variados mostram que essa quebra de rotina, em geral, faz muito bem para a saúde e para a cabeça!
No entanto, não podemos nos esquecer de que alguns cuidados são muito importantes. O clima de "relax" pode fazer com que a atenção dada habitualmente a algumas questões seja deixada de lado. Até quem é muito cuidadoso pode deixar a peteca cair.
Exemplos? Há quem tome o maior cuidado o ano todo com a questão da proteção no sexo (garotas que tomam pílula regularmente, garotos que andam sempre com camisinha no bolso), mas que, por algum motivo inexplicável, esquece a prevenção nas férias.
Por exemplo, vão acampar ou conhecer locais remotos e não levam preservativos, ou, ainda, pulam o dia da pílula e nem se lembram direito do que fizeram.
Com bebida acontece fenômeno parecido! Quem é mais cuidadoso e evita tomar porres ou dirigir depois de beber acaba achando que, longe de casa, está mais protegido e pode arriscar comportamentos.
E, volta e meia, nesse período do ano, tem gente que é obrigada a se preocupar com gravidez, doenças transmitidas pelo sexo, acidentes, porres, afogamentos, imprevistos em trilhas, entre outros.
Não deveria ser assim, não é? Que tal você usar as férias para se divertir e relaxar de fato, mas sem se expor a preocupações e riscos desnecessários? Pense nisso! Aproveite, sim, mas não deixe de se cuidar!
Fonte: Jairo Bouer - F0lhateen

Nenhum comentário: