quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A idade verdadeira

Você sabe qual é seu risco de morrer hoje, comparado à média da população? Essa é a informação que Michael Roizen discute no conceito de idade verdadeira. Apesar de sua carteira de identidade indicar que você passou dos 30 (ou dos 40 ou dos 50), sua idade biológica pode ser de alguém mais jovem. Em outras palavras, apesar de ter 40 anos, você pode ser tão saudável quanto alguém de 20 -- e ter as mesmas chances de morrer que essa pessoa. O problema é que o inverso também é válido. Quando seus hábitos negligenciam sua saúde, mesmo que o documento de identidade indique que você ainda não saiu dos 20 anos, biologicamente você pode ser décadas mais velho.

DESENVELHEÇA
Como garantir você fique apenas com a primeira parte dessa equação, a que garante que seu corpo ainda se comporta como o de alguém mais jovem? Introduza hábitos que rejuvenescem. Segundo as pesquisas do Instituto Real Age, há 129 fatores que afetam o envelhecimento de forma significativa. "Se em média uma pessoa, no Brasil, faz 20 minutos de exercícios diários, e você faz os mesmos 20 minutos, seu risco de morrer é igual ao da média da população para a sua idade. Um aumento pequeno do tempo de exercício pode 'comprar' anos de juventude, apenas porque você introduziu um hábito saudável extra em sua rotina."

DIETA DA IDADE VERDADEIRA
Dos 129 fatores mencionados acima, a nutrição responde por 71 deles. Por isso, Michael Roizen desenvolveu uma dieta. Entretanto, ela não serve para quem está atrás apenas de perda peso. "Emagrecer é uma consequência", explica o médico. "Nosso objetivo é que as pessoas sejam o mais saudáveis possível; não o mais magras possível". A pesquisa que resultou nessa dieta analisou os componentes alimentares que mais têm poder de alterar as expectativas de longevidade do organismo humano -- e de impactar a qualidade dessa vida mais longa. Por exemplo, alimentos simples como o molho de tomate diminuem os riscos de câncer de próstata e nos seios e contribuem para diminuir o processo de envelhecimento natural das artérias. No livro A Dieta da Idade Verdadeira, Roizen sugere receitas que, segundo ele, não são apenas ricas nesses componentes - são deliciosas.

HERANÇA GENÉTICA
O teste da idade verdadeira leva em conta, entre outros aspectos, sua herança genética: casos de câncer na família, histórico de altas taxas de colesterol, etc. É possível ter algum controle sobre isso? Sim, segundo Michael Roizen os genes são os fatores preponderantes no comportamento do organismo enquanto somos crianças. Quanto mais velho nos tornamos, mais controle temos sobre como eles funcionam. Aumentar a ingestão de vitamina D, por exemplo, seja tomando sol no horário adequado ou ingerindo complemento vitamínico, ajuda nossas células a realizar um processo de checagem de funcionamento, pois os genes checadores (algo como nosso corretor ortográfico genético, se o corpo humano funcionasse como um processador de texto) funcionam mais ativamente quando consumimos porções adequadas de vitamina D. (Esse gene é responsável por rastrear outros, com funcionamento defeituoso, antes que o defeito se agrave).

Fonte: site Você S.A.

Nenhum comentário: