terça-feira, 19 de agosto de 2008

Chapada Diamantina mistura cores em paisagens grandiosas


Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado no interior da Bahia, impressiona pela mistura de tons em sua paisagem

ANDRÉ VENDRAMI, Turismo Folha



Calor durante o dia, frio à noite e muita adrenalina em meio a belíssimas paisagens. É o que o visitante encontrará no parque nacional da chapada Diamantina, um paraíso localizado no interior da Bahia.
O lugar possui 152 mil hectares repletos de cânions, chapadas, cachoeiras, piscinas naturais e mais de 200 cavernas. Em meio à mistura do colorido do cerrado com a catinga e a trechos de mata atlântica, há uma espécie de minipantanal, com jacarés e capivaras.
A entrada do parque está localizada na cidade de Lençóis (a 1.684 km de SP), uma das 57 que abrigam a região da chapada. Não é à toa que os turistas preferem se hospedar lá. Lençóis também recebe muita gente interessada na prática de esportes radicais, do Brasil e de fora. Por conta disso, é comum encontrar estrangeiros tomando o famoso sorvete de umbu pelas ruas revestidas de pedras do local.
O roteiro turístico da chapada apresenta uma novidade: o sítio arqueológico da serra das Paridas. Descoberto em 2007 por catadores de mangaba, fruta comum na região, o sítio possui paredões de pinturas rupestres que retratam peixes e outros animais do lugar.
Outro lugar que merece ser visitado é o morro do Pai Inácio. Seu pico --localizado a 1.150 metros acima do nível do mar-- apresenta uma vista de 360º, que fica ainda mais bela quando contemplada ao pôr-do-sol. Nesse momento, as serras verde-azuladas se confundem com as nuvens. A essa altura, o frio intenso colabora para que a impressão do local seja única.
Para quem gosta de aproveitar a noite, em Lençóis, o movimento começa no fim da tarde, quando bares e restaurantes instalados nos casarões do século 19 abrem suas portas. Os locais são ponto de encontro de turistas depois de eles passarem o dia curtindo as atrações naturais da chapada.

Nenhum comentário: