sábado, 16 de fevereiro de 2008

Por que aderi à Logoterapia

Prezados amigos:
Interrompo agora a série de mensagens extraídas dos livros que traduzi, para ocupar-me por algum tempo com um assunto a que desejaria devotar o melhor de meus esforços. Para isso peço instantemente sua compreensão e seu apoio. pelo que desde já lhes sou grato!

Carlos Almeida, Campina Grande/Pb

39. Por que aderi à Logoterapia

O homem é o único ser deste mundo que pode se interrogar a respeito de si mesmo e planejar sua vida. No tocante à vida do corpo, nos últimos tempos a Medicina nos trouxe fabulosos avanços. Quanto ao interior do homem, a Psicologia também tem dado uma contribuição importante. A Psicoterapia, a arte da cura psíquica, foi desenvolvida sobretudo por três cidadãos vienenses. Sigmund Freud (1856-1939), o pioneiro, ocupou-se antes de tudo com a vida instintiva do homem, mostrando sobretudo a importância da satisfação do instinto sexual, cuja repressão provoca sérias perturbações psíquicas. Alfred Adler (1870-1937) ocupou-se mais com a relação entre o indivíduo e a sociedade, concluindo que as pessoas procuram compensar seus sentimentos de inferioridade pela busca do poder. Por último, Viktor E. Frankl (1905-1997) criticou algumas idéias de Freud, por considerá-las muito unilaterais. Ele observou que sobretudo os fenômenos especificamente humanos, como fé, amor, ética, interesse artístico e científico, não encontravam explicação adequada ao nível dos instintos. Pois a vida do homem não está restrita às dimensões corporal e psíquica, mas apresenta ainda uma terceira dimensão, a dimensão “espiritual”.
Frankl percebeu que o que leva a pessoa humana a sentir-se realizada não é nem a satisfação prazerosa dos instintos nem o desafio às posições sociais. Vida realizada é, muito mais, uma vida cheia de tarefas com sentido, interiormente aceitas, a que a pessoa se entrega com alegria e disposição. Por seus próprios estudos, realizados com pessoas sadias, ele concluiu que o prazer é um efeito colateral da realização de sentido, e que o poder é um meio para se chegar a esse fim. Só quando se frustra a vontade do sentido é que surge no homem uma vontade do prazer ou uma vontade do poder. A escola de Frankl é conhecida hoje pelo nome de “Logoterapia”. [Há uma regra simples que resume as ênfases próprias destas três correntes: Diz que Freud ocupou-se com a “vontade do prazer”, Adler com a “vontade do poder”, e Frankl com a “vontade do sentido” no homem. Convém não esquecer que é apenas um lembrete, e que não faz plena justiça às diversas escolas psicoterápicas. O que se deseja é apenas caracterizar os pontos centrais das várias correntes.]
Nos mais de vinte anos em que estive ocupado em traduzir livros, eu tive ocasião de conhecer com mais profundidade a Logoterapia de Viktor Frankl, sobretudo pelos livros de Elisabeth Lukas. (Esta autora, desde a morte de Frankl, é hoje a principal representante do pensamento logoterápico.) A primeira surpresa que experimentei foi perceber que os princípios básicos da Logoterapia – a vontade livre, a vontade do sentido e a dimensão espiritual do ser humano – estão em plena harmonia com a visão do homem transmitida pela doutrina cristã. Pois, na visão cristã o homem foi criado por Deus “à sua imagem e semelhança”, cada um foi chamado por Deus para uma vocação própria, única, e inteiramente pessoal. Todo homem é possuidor de um grande valor e dignidade, por ser amado por Deus e destinado a unir-se com ele para sempre. É chamado a realizar em sua vida essa vocação, empenhando-se comunitariamente pelo próprio crescimento interior e pelo bem de todos, de acordo com a palavra de Jesus Cristo: ”Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito”.
Em minha juventude, como candidato à vida religiosa e ao sacerdócio católico, eu tive uma formação profundamente marcada pela visão cristã. Ao longo dos anos pude perceber cada vez melhor como para mim isto constituiu um privilégio que não tem preço. Pude absorver mentalmente e interiorizar na prática os princípios básicos do cristianismo, que apesar das falhas foram moldando em profundidade minha maneira pessoal de pensar. Pude também observar que algo semelhante ocorreu com a maioria dos que tiveram a mesma formação, ou mesmo que simplesmente estiveram por alguns anos sujeitos à influência da formação cristã intensiva (os seminários, em particular Ipuarana).
Mas a cada dia percebo mais claramente que a visão cristã do homem está longe de ser acolhida e interiorizada pela grande maioria das pessoas. É espantoso o número de pessoas que vivem na mediocridade e no individualismo, sem tomar consciência do seu valor e de sua elevada vocação!
Aos poucos fui entendendo que o conhecimento da Logoterapia poderia ser um caminho viável para as pessoas mais facilmente se conscientizarem do seu elevado destino e altíssima vocação. Não se deseja, com isso, restringir a importância da formação oferecida pela religião, mas sim reforçá-la. O número de pessoas atingidas pela formação religiosa é cada vez menor. Hoje muitas idéias são rejeitadas pelas pessoas, só por serem apresentadas em nome da religião. Aqui, no entanto, essas mesmas idéias são apresentadas não em nome da religião, mas em nome de uma ciência, que estuda o homem e sua autêntica natureza!
Considerando a confluência entre a visão cristã do homem e a visão do homem oriunda da Logoterapia, o conhecimento desta poderia comprovar-se como um caminho mais rápido e eficaz rumo à realização humana. Por isso tomei a decisão de no tempo que ainda me resta de vida empreender o que esteja ao meu alcance para difundir o conhecimento da Logoterapia. Para isto:
a) Foi criado um grupo de estudos, que se reúne semanalmente para ler em comum e trocar idéias sobre textos que se ocupam com a Logoterapia. O grupo é aberto, e pode acolher novos membros.
b) Procura-se divulgar esses mesmos textos via Internet, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas (já tenho contato, até o presente, com cerca de duzentos correspondentes). Os textos poderão ser enviados a quem tenha interesse, bastando que o interessado nos forneça seu e-mail.
c) Mesmo para quem não tenha acesso à Internet, os textos podem ser remetidos pelo correio a quem se interessar. [Meu endereço postal: Carlos Almeida, Rua Manoel Sérgio de Oliveira 244, CEP 58102-408 Campina Grande – PB. Telef.: (83) 3321-0084]
Meu pedido a todos que venham a ter contato com estes textos é que os leiam com a mente aberta, procurem ver que as idéias aí transmitidas podem contribuir para modificar positivamente suas vidas, e que, uma vez convencidos disso, façam com que sejam divulgados entre as pessoas interessadas e lidos e comentados em suas famílias e em seus grupos de encontro. [Isto já está sendo feito em minha própria família, e no mínimo em mais outra família de minhas relações.]
No final é apresentada, sem comentários, alguma passagem da Bíblia. O objetivo é evidenciar a harmonia existente entre a Logoterapia e a mensagem cristã – ao mesmo tempo que deixa um desafio para que essa relação seja percebida.

Fonte: Elisabeth Lukas, Lehrbuch der Logotherapie, e trechos próprios.


A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma.
O estatuto do Senhor é seguro, instrui o ignorante.
Os preceitos do Senhor são justos, alegram o coração.
O mandamento do Senhor é transparente, ilumina os olhos.
O temor do Senhor é puro, permanece para sempre,
Os decretos do Senhor são acertados, são justos todos eles.
São mais preciosos que o ouro mais fino,
mais saborosos que o mel que escorre dos favos.

17 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de fornecer meu e-mail para assim poder receber os textos de estudo sobre a logoterapia. Meu e-mail é:
paulothiago_sl@yahoo.com.br

Obrigado!

rita disse...

GOSTARIA DE RECEBER OS TEXTOS DE LOGOTERAPI. MEU EMAIL:l.francischetto@uol.com.br

Vânia disse...

Por gentileza, gostaria muito de receber textos acerca da logoterapia, este assunto me interessa e muito! Obrigada, Vânia

vaniasouza24@gmail.com

Idelilde disse...

Gosataria de receber tbm informaçãoes sobre a logoterapia.
idelilde@gmail.com

Unknown disse...

Graças a Deus, conheci o Sr.Estou precisando muito de uma ajuda que una a ciencia com a religião.Para mim as duas tem que andar juntas,uma completando a outra.Gostaria de receber textos sobre a logoterapia e se em Fortaleza, alguém com esta especialidade.Deus te abençõe.Meu email é lenypessoa@oi.com.br Parabéns por este blog tão esclarecedor.

Danielhenlou disse...

Por favor, desejo receber os textos. Meu e-mail é daniel.lourenco@oi.com.br.

Eduardo disse...

Bom dia! Desejo receber textos e artigos.
eduardofilho@direcionar.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de um email de contato, onde possamos trocar mais algumas informações sobre logoterapia...

Anônimo disse...

Gostaria de receber os textos e indicações de espaço (email, grupo de discussão, facebook etc), onde podemos aprofundar a discussão da relação entre a Logoterapia e a fé
Jorge Penedo - Rio de Janeiro
jorge@vidaeverdade.com.br

marly disse...

sou psicóloga e quero informação sobre curso de pos ou especialização em Logoterapia em Fortaleza. Meu email Marlysca51@gmail.com agradeço. abraço

Felipe Rabelo disse...

Olá Sergio, você teria algum profissional para indicar sobre o assunto, aqui em Fortaleza. Abraços.

Anônimo disse...

oi, sergio, vc tem algum curso a indicar aqui em sao paulo? quero começar com um confiavel. por agora estou lendo livros do frankl e da lukas.obr.

Anônimo disse...

Olá,
Estou amando ler sobre logoterapia, apesar de não ser da área tenho aprendido muito com esse tipo de leitura.
Gostaria de receber texto sobre o assunto em meu email
siviarmr@hotmail.com
fico aguardando
Silvia

Ronaldo disse...

Olá Sergio, eu escrevo de Curitiba PR, sou estudante de psicologia e ate onde sei infelizmente a logoterapia é muito pouco divulgado. Na faculdade em que eu estudo ela é mencionada por pouquíssimos professores, eu mesmo acabei me deparando com uma obra de Frankl que de imediatamente me deixou encantado e desejoso de aprofundar no conhecimento dessa abordagem que nos trás uma visão tão rica de nossa humanidade. Abaixo o meu e-mail para que se possível também possa estar recebendo os materiais fornecidos por vc.
Um abraço!
rosantoscosta2010@hotmail.com

Gustavo lopes disse...

Gustavo-rio
gostaria de receber texto sobre a logoterapia.
lzllopess@gmail.com

Gustavo lopes disse...

Gustavo-rio
gostaria de receber texto da logoterapia.
lzllopess@gmail.com

Higo disse...

Olá, meu nome é Higo de Sousa ee, por gentileza, gostaria de receber e-mail com os textos sobre a Logoterapia. Desde já, agradeço.
higodesousalima@hotmail.com