terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Amamentar protege os bebês contra asma alérgica, diz estudo


A amamentação pode ajudar a proteger os bebês contra asma alérgica, de acordo com estudo belga publicado na revista “Nature Medicine”.
De acordo com os autores, os alérgenos do ar podem passar de mãe para filho através do leite materno, criando resistência no bebê.
A asma alérgica afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo e é marcada pela obstrução das vias respiratórias em resposta à exposição a um alérgeno, como poeira e ácaro.
Em estudo com ratos, os pesquisadores observaram que um alérgeno aéreo – ovalbumina – é transmitido da mãe para os filhotes pela amamentação, levando ao desenvolvimento de tolerância imunológica, o que significa proteção contra esse alérgeno específico da asma alérgica. Segundo os autores, os resultados podem ajudar a traçar novas estratégias para prevenir a doença.
Fonte : Blog Boa Saúde

Um comentário:

Val disse...

Legal o texto postado por Sérgio Almeida Franco. Conheço um ALMEIDA q deve encher a família de orgulho... João Aprígio Guerra de Almeida, engenheiro de alimentos da FIOCRUZ, estudioso do Leite Humano, responsável pela concretização da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano! e viva a família Almeida!!!!! abraço,