terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A moderna Cingapura

Foto do Marina Bay Sands obtida na internet

É de fato impressionante o progresso que nos dias atuais atravessa a Ásia. Talvez não haja lugar para se constatar isso melhor do que em Cingapura, uma cidade nação de menos de 5 milhões de habitantes. É o local do planeta onde há mais milionários. As estatísticas apontam que cerca de 11% de sua população tem um altíssimo poder aquisitivo, podendo ser considerados pelo que conhecemos milionários.
A limpeza das ruas impressiona. O povo é bem educado e fluente em pelo menos dois idiomas, o malaio e o inglês. As multas e demais penalidades para as transgressões são pesadas. Lá se usa bastante as penas disciplinares, onde o infrator é obrigado a prestar certos serviços como o de limpeza. Só que o infrator é obrigado a vestir um colete que chama muito a atenção, justamente para submetê-lo ao constrangimento.
Drogas são reprimidas ao extremo. Ao desembarcar, o turista já é avisado que o porte de drogas pesadas é passível de pena de morte.


Nas fotos a seguir dá para ter uma ideia do progresso do lugar. Essa roda gigante é a mais alta do mundo, maior até do que a de Londres. A foto do Hotel Pan Pacific, onde nos hospedamos, foi batida do alto dessa roda gigante (The Singapore flyer) que tem 165 metros de altura. A roda é dotada de 28 confortáveis módulos com ar condicionado e cada módulo tem a capacidade de 28 pessoas. O número 28 tem um significado especial para seus habitantes. Curioso é que ela não para para embarque/desembarque. Sua velocidade é suficiente lenta para que as pessoas ssam entrar e sair com ela em movimento. Em 30 minutos a Singapore Flyer dá uma volta completa.


As duas últimas fotos dessa sequência mostra complexo Marina Bay Sands, de três torres interligadas pelo Sky Park, estrutura horizontal onde há uma piscina com borda infinita. O investimento desse complexo todo que envolve resort, shopping center, centro de convenções, teatros, cassino, restaurantes e museus foi de US$ 5 bilhões.

Outra coisa que chama muito a atenção é o porto marítimo de Cingapura. São centenas e centenas de navios que se avista em uma rápida olhadela. Ao comentar isso em meu retorno ao Brasil, com amigos que ligam com comércio exterior, eles me falaram que se trata do porto mais eficiente do mundo. A cada quatro minutos está entrando ou saindo um navio. É que a cidade é um entreposto comercial dos mais importantes do mundo, servindo como principal porta de entrada para a Ásia.

Cingapura quebra definitivamente o estigma de que só há desenvolvimento em regiões frias, fora dos trópicos. Ela fica a apenas um grau da linha do equador.


As fotos a seguir foram batidas por mim ou por alguém de nosso grupo. Na última foto aparece a piscina que interliga as três torres.




















Nenhum comentário: