segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

7 dicas para o preparo do café


Meu pai faz um café coado matador - até quando o pó não é lá muito bom - nem a minha mãe consegue superar. Na minha primeira tentativa, lavei a parede de café ao derrubar o coador e desisti. Na viagem a Belo Horizonte, na época do Comida di Buteco, descobri esse coadorzinho individual no Mercadão e tenho me divertido. Hoje, recebi algumas dicas da barista Márcia Matta da cafeteria Casa Pilão, e compartilho com vocês. Pequenos detalhes podem fazer a diferença no preparo daquele cafezinho matinal!

1. Atenção às medidas. A proporção ideal é 4 colheres de pó bem cheias (80g) para 1 litro de água. Lembre-se: café leve não é “chafé”. O principal erro é adicionar muita ou pouca água na extração da bebida para conseguir variação em sua intensidade. Para esses casos, já existem cafés suaves e intensos.

2. Utilize sempre água pura e limpa, filtrada ou mineral.

3. A água deve ser apenas aquecida, numa temperatura entre 90 e 95°C. Ou seja, desligue o fogo, ao primeiro sinal de fervura. A água não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café e volatiza seus aromas.

4. E cuidado ao guardar o pó de café. A embalagem fechada deve ser armazenada em um local fresco e limpo. Após aberta, é melhor conservá-la na geladeira, pois a baixa temperatura retarda a oxidação do pó. Se a embalagem for do tipo “almofada”, é melhor descartá-la e colocar o pó em um pote hermético, conservando-o em geladeira. Se a embalagem for a vácuo, você poderá mantê-la desde que esteja bem vedada.

5. Café na térmica nem sempre é bom. Isso porque o café mantém suas características de sabores e aromas no máximo 1 hora se armazenado em garrafa térmica, desde que não esteja adoçado.

6. Esqueça essa história de reaquecer o café. A bebida perde suas características originais de aroma e sabor ao ser resfriada e depois reaquecida.

7. Adoçar com açúcar, adoçante ou puro? Para saborear o café e perceber suas diferentes características e nuances devemos tomá-lo sem açúcar. Se fizer questão, nunca adoce durante o preparo e sim nas xícaras, de acordo com a preferência de cada um que irá beber.


Fonte: por Marcelo Katsuki Site Comes & Bebes

Nenhum comentário: