quinta-feira, 15 de abril de 2010

VENDENDO NOSSO PEIXE


Um alimento tão completo não pode ficar fora da sua dieta diária. Principalmente agora, que os nutricionistas descobriram qual tipo de pescado faz bem para coração, pulmões, olhos...

Por Marcela Carlini - Viva Saúde

O Brasil é hoje o 27º produtor mundial de pescados, fi cando atrás de Chile, Peru e Argentina. Embora o nosso país possua uma vasta costa litorânea, estendendo-se por mais de 8 mil quilômetros, e aproximadamente 12% de toda a reserva de água-doce do mundo, a média de consumo de peixe é considerada baixa, cerca de 7 kg por pessoa anualmente. Também há diferenças nas estatísticas entre as regiões do País. Na região Norte, por exemplo, consome-se mais de 30 kg por pessoa no mesmo período, isso porque as regiões litorâneas contam com a praticidade do acesso facilitado do alimento.

O consumo ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 16 kg por indivíduo/ano. Em alguns Estados não banhados pelo mar, como Minas Gerais, o consumo é ainda menor: 2,5 kg por pessoa. Uma boa frequência para o consumo de peixe fi ca em torno de três vezes por semana, podendo ser consumido mais vezes sem problemas.

Para Gabriela Cunha, nutricionista clínica funcional, esse hábito ainda não foi incorporado. As pessoas comem peixe menos que uma vez por semana. Ela associa o baixo consumo aos preços do produto. “Em Amazonas e Belém do Pará, onde o mercado desse tipo de alimento tem muito mais oferta por preços mais baixos, a ingestão é bem maior”, declara.

Outro problema encontrado é com relação ao preparo do alimento. Será que os brasileiros sabem preparar o peixe de forma saudável? A nutricionista da equipe de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no RJ, Fernanda Mattos, garante que não. Ela explica que abusamos das frituras na hora do preparo. “Hoje, as pessoas não têm tempo de fi car na cozinha, é tudo corrido e a alimentação sempre acaba fi cando para segundo plano. Mas é possível preparar um peixe saudável no mesmo tempo em que se leva para fritá-lo”, garante.

Para aproveitar os benefícios que o ômega-3 proporciona para a saúde, é preciso ingerir pelo menos 1 g da substância por dia.

O melhor peixe para cada parte do corpo

Tilápia e truta
Partes do corpo benefi ciadas: coração, cérebro, células, olhos, sistema psicomotor.
Ação no organismo: possuem ômega-3 em menor quantidade, mas diminuem o risco de doenças cardíacas e aterosclerose, ajudam a curar infl amações, contribuem para o desenvolvimento cerebral e para a regeneração das células nervosas. Contêm grande quantidade de ômega-6, que contribui para o desenvolvimento cerebral, psicomotor, da visão e de vários aspectos da função neural. Porém, o consumo excessivo desse tipo de gordura facilita o processo infl amatório e provoca um desequilíbrio na proporção entre os ácidos ômega-6 e ômega-3, logo, é necessário ingerir alimentos ricos em ômega-3 para compensar a infl amação produzida pelo ômega-6.
Recomendação: consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Bacalhau
Partes do corpo benefi ciadas: coração, cérebro, olhos, pele, vasos sanguíneos, músculos, ossos e dentes.
Ação no organismo: contém altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, sódio, cálcio, fósforo e magnésio. Rico em ácidos graxos ômega-3, que possuem um forte efeito protetor para a saúde do coração. Já a vitamina A tem ação protetora sobre a visão, a pele e as mucosas, e a vitamina E melhora a oxigenação celular, ajuda nas dores menstruais e aumenta a energia muscular. A vitamina B12 age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, equilíbrio hormonal, na beleza da pele e no controle dos níveis de glicose no sangue. O cálcio é indispensável para a contração dos músculos; o magnésio ajuda no metabolismo energético; e o fósforo é importante na formação de ossos e dentes.
Recomendação: consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Anchova, arenque, cavala, linguado, salmão e sardinha
Partes do corpo benefi ciadas: coração, tecidos corporais e sistema imunológico.
Ação no organismo: ricos em ômega-3, ajudam na prevenção de doenças cardíacas, além de aumentarem o HDL (colesterol bom), o que contribui na redução do colesterol total. São excelentes fontes de proteína animal cuja função é fortalecer o sistema imunológico, devido às suas propriedades anti-infl amatórias.
Recomendação: consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Atum
Partes do corpo benefi ciadas: coração, cérebro, ossos, células e vasos sanguíneos.
Ação no organismo: contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e de triglicérides no sangue e melhora a fl exibilidade das artérias. Rico em ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue, prevenindo anemias. Fonte de vitaminas B3, B6 e B12. A B3 participa dos processos relacionados ao material genético, permitindo o crescimento e o desenvolvimento sadios. A vitamina B6 é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. E a vitamina B12 é fundamental para o bom funcionamento das células nervosas.
Recomendação: consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Nenhum comentário: