domingo, 10 de janeiro de 2010

Visita a Paulo Segundo

Em dos últimos dias de dezembro tive o prazer de visitar nosso ilustre primo Paulo Segundo em seu local de trabalho, que é a Santa Casa de Misericórdia, instituição fundada em 1.549, portanto com 460 anos de existência. Na oportunidade, recebi de presente obras literárias da maior importância, ou seja quatro livros de autoria de Paulo com direito a dedicatória e tudo mais. Os livros são:
Ações Sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia;
Hospital de Caridade (São Cristóvão/Santa Izabel) da Santa Casa de Misericórdia da Bahia;
Campo Santo Resumo Histórico; e
Octávio Mangabeira - Democrata Incorrigível.

Além desses livros Paulo me deu também outras publicações como revistas e apostilas de sua autoria ou feitas com sua colaboração, sempre tratando de assuntos da maior relevância histórica e alcance social. Nosso primo Paulo tem uma forte vocação de historiador.

As instalações da Santa Casa e o seu entorno trazem ao visitante uma atmosfera diferente e muito agradável. Os prédios seculares nos remetem a construções europeias. A vegetação de mata atlântica ao redor é exuberante. Vê-se que tudo é cuidado com muito zelo e as pessoas que lá trabalham demonstram gostar do que fazem. Nesse aspecto há uma forte semelhança com a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC, de Fortaleza. Há de fato semelhanças profundas entre essas duas sagradas instituições, mas se for pra eleger a que mais me chamou a atenção, eu escoleria o trabalho social feito com muita dedicação e fervor em ambas as casas.

Impressionante o respeito que é dedicado ao nosso primo Paulo Segundo por todos os da Santa Casa. Um exemplo é a biblioteca lá existente ter o nome de "Biblioteca Paulo Segundo da Costa". Aí vai mais uma semelhança, que é o reconhecimento que recebe em Fortaleza nossa querida prima Josélia na SAC, igualmente como recebeu Waldo e que ainda recebe in memoriam.
Aos que quiserem conhecer um pouco mais a Santa Casa de Misericórdia da Bahia recomendo clicar no endereço a seguir:

Foi uma satisfação muito grande saber da existência em Salvador de um primo tão importante e reconhecido por tantos serviços prestados ao povo baiano.

Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba





















Um comentário:

Anônimo disse...

Caro primo Paulo Segundo,
Estou muito feliz pela oportuniade que nós, membros da AFA estamos tendo de conhecer o importante trabalho desenvolvido por esse membro ilustre de nossa família não só na Santa Casa de SSA, como também na sua atividade de escritor.O papai sempre se referia a vc,com muito carinho. Quanto a semelhança existente em nossos trabalhos,a parte que me cabe é infinitamente menor. Louvo e agradeço ao nosso abnegado presidente Sérgio, por não medir esforços na busca de resgatar pra AFA, valores do seu quilate.
Paulo, seja bem-vindo.
Com carinho, Josélia