domingo, 4 de janeiro de 2009

Alguém já te pediu para relaxar? Ficar “Zen”?

As pessoas que são estressadas ficam ainda mais “loucas” se, em um momento de “crise”, você pede a ela para relaxar… ficar zen… ou alguma coisa do gênero. Isso já aconteceu com você? Ou com alguém que você conhece? Pois é, essas pessoas tendem a fazer coisas que depois irão se arrepender amargamente.
Não sei se você já viu alguns vídeos que têm pela Internet, onde pessoas perdem o controle e acabam tendo um ataque de fúria de grandes proporções. Esse tipo de coisa gera cicatrizes que irão doer pelo resto de sua vida.
Não que seja melhor ou pior se isso acontecer com um colaborador, mas é extremamente ruim se acontecer com uma líder, um coordenador de uma equipe, um supervisor, gerente ou diretor.
A mais ou menos um mês atrás, em uma reunião de coaching de equipe com o Diretor Comercial de uma grande empresa e sua equipe, em um processo de “mesa redonda”, o Diretor não aceitou algumas coisas que foram colocadas na mesa. Levantou-se e disse coisas que não deveríamos dizer nem quando estivessemos em um quarto fechado, sozinho e no escuro. Tinha algo em torno de 10 pessoas na sala. Bom o final acredito que vocês devem imaginar. Ele não mais conseguiu engajar a equipe, perdeu toda a sua credibilidade junto a eles e acabou sendo demitido essa semana.
Alguns falam que devemos contar até 10 antes de falar alguma coisa, sou defensor de aumentar para 20 essa contagem. Você pode até dizer que tenho “sangue de barata”, mas prefiro ser taxado dessa maneira a dizer coisas que possa vir a me arrepender depois. Então procure relaxar antes de acontecer o “estresse”. Procure ter uma vida mais tranqüila. Viva a VIDA e não CORRA pela VIDA.

Amauri Nóbrega

Blog do Coach

Nenhum comentário: