sábado, 30 de abril de 2011

INCRÍVEL, ALGO "IMPOSSIVEL"


video





Clique na setinha para iniciar o vídeo.

Linda a criação da agência japonesa Drill para promover o seu aparelho celular
NTT DoCoMo SH-08C, que tem case de madeira e será lançado este ano.

A agência criou um xilofone gigante no meio da floresta para o filme e,
ao que consta, o som do xilofone fazendo "Jesus, alegria dos homens"
da cantata nº 147 de Bach" é real.

O projeto levou 4 dias para ser filmado.

Casamento Real X casamento real

Porque Eva comeu a fruta


Tem fundamento!!!!!
PORQUE EVA COMEU A FRUTA ?

Não foi assim facinho não!!!
No início, Eva não queria comer a fruta.
- Come - disse a serpente astuta! - e serás como os anjos!
- Não - respondeu Eva. Virando a cara para o lado!
- Terás o conhecimento do Bem e do Mal - insistiu a víbora.
- Cruzou os braços, olhou bem na cara da serpente e respondeu firme: Não!
- Serás imortal.
- Não! Já disse!
- Serás como Deus!
- NÃO, e NÃO! Já disse que NÃO!

Irritadíssima, quase enfiando a fruta goela abaixo, a serpente já estava desesperada e não sabia mais o que fazer para que aquela mulher, de princípios tão rígidos e personalidade tão forte comesse a fruta. Até que teve uma idéia, já que nenhum dos argumentos haviam funcionado...
Ofereceu novamente a fruta e disse com um sorrisinho maroto:

- Come, boba!!! EMAGRECE!!!!

Enviada por Carmen Holanda/Fortaleza

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SE UM CACHORRO FOSSE SEU PROFESSOR


Você aprenderia coisas assim:
Quando alguém que você ama chega em casa,
corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade
de ir passear de carro.
Permita-se experimentar
o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que
estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia
e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo
e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples
rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama,
beba bastante líquidos
e deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz,
dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa,
não se sinta culpado...
volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
Se você quer se deitar embaixo da terra,
cave fundo até conseguir.
E o MAIS importante de tudo...
Quando alguém estiver nervoso ou triste,
fique em silêncio, fique por perto
e mostre que você está ali para confortar.

A amizade verdadeira não aceita imitações!!!

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE, DIZEM, É IRRACIONAL...

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles."

Phillip Ochoa

Fonte: http://pensador.uol.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rosa Passos

'Música de Rosa e Fernando de Oliveira. Pura poesia, Fernando, e musicalidade ao máximo, Rosa Passos. Maravilha !

Agora, clique na seta e escute.



video

Mortes por uso de analgésicos viram epidemia nos EUA

A automedicação é um dos perigos de consequências às vezes imprevisíveis. Essa curta matéria que é manchete principal do prestigiado jornal Folha de São Paulo traz constatações contundentes a respeito. Vale a pena ler e observar.

OVERDOSE


FOLHA DE SÃO PAULO - As mortes acidentais por overdose de analgésicos entre adolescentes e adultos atingiram proporções de epidemia nos EUA.
É o que alerta um relatório publicado no periódico "Journal of Clinical Psychiatry", escrito por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
Os dados são relativos a 2007, quando 27.500 pessoas morreram naquele país por overdose acidental, grande parte devido a prescrições de analgésicos do tipo opioide.
Essas medicações, como o OxyContin, Percocet e Vicodin, são derivadas sintéticas do ópio usadas para tratar dor moderada ou severa.
Entre as causas possíveis para o grande número de mortes estão o aumento do uso desses remédios sem prescrição médica e o fato de que muitos médicos não conseguem detectar entre seus pacientes quem está sofrendo de dor crônica e quem usa as substâncias por dependência química.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A importancia de um amigo



Amizade...Algo verdadeiro demais quando vivido de acordo com o que nos ensina o Senhor.Quantas vezes nos questionamos ,nos perguntamos, e até mesmo duvidamos de um amigo...Amigo é alguém que faz que os nossos problemas sejam compartilhados,que as nossas alegrias sejam divididas.Mas também erram,Tambem duvidam..Mais se arrependem tornando assim esse ato como prova mais bela de amor,sim amor um amor puro que se manifesta de forma angelical,que nos envolve com sua alegria ou ate mesmo tristeza.
Amigos...Ah quantos se dizem amigos,quantos sonham em ter amigos,quantos se fazem próprios amigos,quantos fazem da dor,da solidão seus amigos inseparaveis...Felizes o que fazem da alegria,do Senhor seus amigos...Pois ele serão eternamente felizes.
Mais como ser amigo ? Como ter amigos?
Se importando,defendendo,"falando apenas com os olhos",pois a eterna amizade nasce com a simplicidade de um olhar ,que transparece a nobreza de uma alma!

Vanessa ribeiro
Fonte: www.recantodasletras.com.br

Jovem que estuda música protege cérebro em idade avançada

As muitas horas dedicadas ao aprendizado de música trazem benefícios a longo prazo, mostra um estudo publicado na versão on-line do jornal "Neuropsychology", da Associação Americana de Psicologia.

A pesquisa indica que aqueles que tocaram instrumentos musicais por muitos anos parecem formar uma proteção natural contra perdas cognitivas que costumam ocorrer durante a terceira idade.

Mesmo que essas pessoas tenham largado o instrumento em algum momento das suas vidas, a mente ainda se mostra afiada na idade avançada, se comparada àqueles que nunca aprenderam música.

Um grupo formado por 70 musicistas com idade entre 60 e 83 anos se submeteu a variados testes de memória e habilidade para captar informações novas, entre outras situações.

O resultado é que se saíram melhor nas provas quem tocou música durante nove e dez anos. O que sugere que quanto mais as pessoas tocam, mais benefícios terão no futuro.

O piano ficou como o instrumento mais popular entre os músicos, seguido dos instrumentos de sopro. Todos eram amadores e tinham em comum terem iniciado aulas de música por volta dos dez anos.

O estudo também considerou o preparo físico e o nível educacional dos participantes. E, o que chamou a atenção, é que havia igualmente a relação entre a capacidade cognitiva e os anos de atividade musical se os voluntários estavam ou não envolvidos com música atualmente.

A descoberta mostra que o funcionamento cerebral pode ser alterado e a música pode ser um assunto para considerações futuras porque envolve uma combinação de capacidades motoras, leitura, audição e ações repetitivas.



Fonte: UOL Ciência

terça-feira, 26 de abril de 2011

Arlindo e Maurício são os aniversariantes de hoje

Arlindo e Maurício aniversariam hoje. Arlindo, um integrante muito ativo de nossa Associação,
tem dado grandes contribuições especialmente ao Blog com mensagens instrutivas e muitas vezes também muito bem humoradas.

Maurício que também é sócio da AFA, juntamente com sua querida esposa Déa, mora no Rio de Janeiro. E mesmo sem ter participado com sua presença física a qualquer um de nossos eventos, o casal tem na AFA e principalmente no Blog um ponto de contato com nossa família.

A AFA deseja aos aniversariantes toda a felicidade, muita saúde e muitos anos de vida.






segunda-feira, 25 de abril de 2011

Emprego cresce mais na faixa acima dos 50 anos

Vejam que notícia importante essa que é a principal manchete de hoje na Folha de São Paulo

Senhora de 70 anos trabalha em rede de lanchonete fast food, no Rio



Número de trabalhadores deste grupo no mercado sobe 56,1% em oito anos

Envelhecimento da população e falta de pessoal qualificado explicam fenômeno, afirmam especialistas

PEDRO SOARES - FOLHA DE SÃO PAULO

Aposentada há 15 anos, Vanete Ferraz Parente, 70, trabalha numa lanchonete de fast food, no Rio, e não cogita parar tão cedo.
Mariângela Mundim, 52, gerente de Recursos Humanos da Petrobras, completou os 30 anos de contribuição à Previdência, mas não pensa em encerrar a carreira.
Elas ilustram um fenômeno que ganha força no mercado de trabalho das seis maiores regiões metropolitanas do país: o crescimento mais acelerado do emprego na faixa de 50 anos ou mais.
De 2003 ao primeiro trimestre de 2011, o número de pessoas ocupadas com mais de 50 anos aumentou 56,1%. O percentual supera o crescimento médio do total da população ocupada (19,8%).
Também é maior que o aumento do número de pessoas nessa faixa etária nas seis regiões, que foi de 41,6% (de 8,9 para 12,6 milhões).
Há oito anos, a faixa representava 16,7% da força de trabalho. O percentual subiu para 21,8% na média do primeiro trimestre de 2011, segundo levantamento da Folha sobre dados do IBGE.
Dos 22,2 milhões de pessoas ocupadas na média do primeiro trimestre de 2011 nas seis regiões metropolitanas, 4,8 milhões estavam no topo da pirâmide etária.
Para analistas, a mudança de perfil no mercado de trabalho é explicada pelo envelhecimento da população.
Outro fator é a falta de pessoas qualificadas em algumas áreas, que faz empresas reterem profissionais em idade de aposentadoria.
Pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Paulo Meyer Nascimento diz que o profissional de 30 a 40 anos já treinado está mais escasso e caro. Isso leva as empresas a procurar os mais velhos.

MUDANÇA
A gerente da Petrobras diz acreditar em uma mudança cultural das empresas, que passaram a valorizar mais a experiência dos trabalhadores para formar os mais jovens. Na empresa, 4.000 dos 58 mil empregados são aposentados -8% do total.
Vanete Parente, que se aposentou como secretária e hoje trabalha no Bob's, diz que o ganho extra ajuda.
"Me sinto muito jovem e disposta. Não gosto de ficar em casa", diz ela, que orienta clientes em uma loja na Tijuca (zona norte do Rio).
Especialistas também apontam a necessidade de complementar a renda familiar e as mudanças nas regras da Previdência, em especial o desconto no benefício para quem se aposenta mais jovem -o fator previdenciário, que surgiu em 1999.
Como as pessoas ficam economicamente ativas por mais tempo, Thaíz Marzola Zara, economista da Rosenberg & Associados, sugere que é hora de repensar as regras de aposentadoria.
Hoje, a norma fixa 30 anos de contribuição mínima para mulheres e 35 para homens.

domingo, 24 de abril de 2011

História da Páscoa


As origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


Fonte: www.suapesquisa.com


A AFA DESEJA A TODOS OS SEUS SÓCIOS E LEITORES DESTE BLOG UM LINDO DOMINGO DE PÁSCOA, CHEIO DE ESPERANÇA!

A Diretoria

Antecipando o Dia das Mães

Para mim, uma das mulheres mais lúcidas deste País é Danuza Leão, autora dessa crônica publicada hoje no jornal FOLHA DE SÃO PAULO e reproduzido em vários jornais das mais importantes capitais brasileiras. Com idade se aproximando aos 80, seu pensamento continua marcado pela modernidade.

Sérgio Almeida Franco



Leiam com atenção


DANUZA LEÃO

ANTECIPANDO O DIA DAS MÃES

--------------------------------------------------------------------------------
Quando ele disser que vai viajar, não peça o telefone do hotel e não pergunte que dia ele vai voltar
--------------------------------------------------------------------------------



Ah, ser mãe é difícil; não existe filho que não tenha dito um dia -ou pelo menos pensado- "ai, não aguento minha mãe", e o pior: com toda razão. Como todas elas gostariam de ser adoradas por seus filhos queridos, existem coisas a serem evitadas. Estou falando de filhos já adultos, claro, pois cabeça de criança é diferente.
Toda mãe tem vontade de telefonar para o filho -e para os dez, se eles forem dez- várias vezes por dia. A primeira de manhã, para saber se está tudo bem e como vai ser o dia dele, isto é, onde vai almoçar, com quem, a que horas etc. E assim como quem não quer nada, se vai sair à noite -para onde, com quem etc. Primeiro conselho: não telefonar de manhã.
Resista também à vontade de telefonar na hora em que você sabe que ele está chegando do trabalho. Coração de mãe é um relógio: sabe sempre. Deixe seu filho em paz, mas esteja sempre à disposição, a qualquer hora do dia ou da noite, para ouvi-lo reclamar do trabalho, da mulher, do filho, e coisas do gênero.
Quando ele disser que vai viajar, não peça, jamais, o telefone do hotel, e não pergunte jamais, mas jamais, que dia ele vai voltar; se não resistiu e perguntou, se segure, corte o fio do telefone, ateie fogo às vestes, faça qualquer coisa, mas não telefone para ele na manhã desse dia. Faça assim: quando ele ligar, finja surpresa e pergunte, como quem não quer nada: "mas você não ia chegar na semana que vem?" Vai ser um alívio ele saber que você não passa a vida só pensando nele.
Mãe, acalme-se; já que você adora tanto seus filhos, seja boa mãe, e não dê palpite sobre nada, a não ser quando consultada, e mesmo assim, cuidado com o que vai dizer. Se ele se queixar da mulher, não aproveite a chance para dizer tudo o que está atravessado na sua garganta. Fique quieta, calada, porque eles vão fazer as pazes -que é o que você deveria almejar- e vai acabar sobrando pra você.
Tem hora pra tudo, inclusive -e principalmente- pra mãe.
É claro que ele te adora, se não fosse você, ele não existiria etc., mas dê um tempo: ninguém suporta ser tão fundamental à felicidade do outro, como as mães costumam deixar sempre tão claro. É verdade, mas nem todas as verdades precisam ser ditas.
Quer saber o que é uma mãe confortável? É aquela que tem vida própria; ou porque joga pôquer e ninguém vai tirá-la da rodinha de sábado, ou porque tem um namorado e por isso não vai poder cuidar dos netos, ou porque é viciada em shoppings, qualquer coisa. É aquela que não diz, jamais, "eu avisei".
É claro que eles vão reclamar que não contam com você para nada, que você é egoísta e imprestável, mas se pudessem escolher entre uma mãe que sufoca de tanto amor, e a outra, que vive e deixa viver, sabe qual ele ia preferir?
Goste dele mais que tudo neste mundo, mas não diga nada -nem com palavras, e muito menos com o olhar. E não fique triste ao constatar que ele se importa muito mais com seus próprios filhos do que com você: a vida é assim mesmo, e o amor de cima para baixo -de mãe para filho- é muito maior do que aquele de baixo para cima -de filho para mãe.
Ele também vai ficar triste quando, já avô, perceber que seus filhos gostam muito mais de seus próprios filhos do que dele, e vai entender que isso é natural.
Nem bom nem ruim, nem justo nem injusto: apenas é.

danuza.leao@uol.com.br

Fonte : Folha de São Paulo


Biografia

DANUZA LEÃO nasceu em Itaguaçu em 26 de julho de 1933, no Espírito Santo, e aos dez anos foi para o Rio de Janeiro. Depois de exercer atividades variadas, tornou-se jornalista. Suas crônicas encontram-se reunidas em Danuza todo dia, Crônicas para guardar e As aparências enganam. Seu maior sucesso foi o livro de etiqueta Na sala com Danuza (1992), que liderou a lista dos mais vendidos durante um ano, e teve uma edição revista, Na sala com Danuza 2, em 2004 e uma edição de bolso pela Companhia das Letras em 2007. Também pela Companhia das Letras publicou seu livro de memórias, Quase tudo (2005), que já vendeu quase 130.000 exemplares. Irmã da cantora Nara Leão, foi casada com o jornalista Samuel Wainer, fundador do extinto jornal Última Hora. É mãe da artista plástica Pinky Wainer, do jornalista, já falecido, Samuel Wainer Filho e de Bruno Wainer, empresário do ramo de distribuição cinematográfica.

sábado, 23 de abril de 2011

Piadas rápidas

Porque Elefante não pega fogo?
R: Porque ele já é cinza

Como se faz para saber se tem um Elefante dentro da piscina?
R: É só ver se não tem um chinelo redondo na borda da piscina

Como se passa um Elefante por baixo da porta?
R: Coloca ele dentro de um envelope

E se ele não passar?
R: É só tirar o selo do envelope

E se você não quiser que o Elefante passe por debaixo da porta?
R: Dá um nó no rabinho dele

O que é que tem dentro do lixo do hospício?
R: Doido varrido.

Qual a vantagem de se casar com uma loira ?
R: Você pode estacionar na vaga para deficientes.

SÃO JORGE


São Jorge já congregou milhares de devotos por todo o mundo, hoje vive um momento de maturidade e tranqüidade.

Como é o Padroeiro da Inglaterra, ele ainda é o santo protetor dos cavaleiros, escoteiros e militares, honra que divide também com Santo Expedito. Existem milhares de igrejas com seu nome, por ter sido um dos primeiros mártires cristãos a sofrer com as perseguições dos imperadores.

Sua notoriedade diminuiu no Brasil pelo fato de algumas religiões não cristãs ligarem sua imagem à de um orixá. Na realidade não passa de sincretismo.

Para nossa Igreja Católica, São Jorge será sempre uma figura estritamente católica, merecendo toda a nossa admiração e nosso respeito. Temos a imagem de São Jorge como um homem muito bondoso e corajoso. Em um livro Lenda Áurea, uma publicação da Idade Média, nos traz um São Jorge que teria sido paladino na Capadócia. Já em Silene, na Líbia, conta-se que ele teria salvo uma mulher que se encontrava em apuros nas garras de um dragão. O que poderemos dizer de mais certo nesta história é que ele teria sido vítima da perseguição aos cristãos feita por Diocleciano. Foi preso na Nicomedia, sendo torturado e morto por decepamento de sua cabeça.

São Jorge é muito prestigiado na Irlanda. Não sabemos ao certo porque São Jorge se tornou o padroeiro da Inglaterra, sabe-se apenas que seu nome já era muito conhecido nestes países antes mesmo da invasão sofrida por eles da Normandia, o que nos leva a acreditar que fora os cruzados que tanto divulgaram a devoção a este santo em toda a Europa.
Acredita-se que tenha sido martitizado na cidade de Dióspolis, na Palestina por volta do final do século II até o século VI.

Fonte:www.minutodesabedoria.com.br

Soneto do Amor Total



Amo-te tanto, meu amor ... não cante
O humano coração com mais verdade ...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Vinícius de Moraes

Fonte:www.pensador.uol.com.br

sexta-feira, 22 de abril de 2011

22 DE ABRIL


Em 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Isso aconteceu depois de atravessarem o oceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem saber com certeza o que iriam encontrar aqui.

A idéia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história. Ao chegarem aqui, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu.

As caravelas permaneceram nas novas terras por dez dias. Existe um relato detalhado do episódio, feito pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei de Portugal, dom Manuel, contando tintim por tintim. Brancos e índios trocaram presentes, cantaram, dançaram e dois portugueses - em especial - conquistaram a admiração dos indígenas: um por tocar tamborim e o outro por fazer malabarismos.

Não são somente esses fatos que comemoramos no 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse do nosso território pelo reino de Portugal.

Fonte: educacao.uol.com.br

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ORIGEM DA SEMANA SANTA


A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.
Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.
Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.
Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressureição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Cada dia da comemoração faz referência a um aontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: www.brasilescola.com

A AFA deseja a Todos os Sócios e Leitores uma Semana Santa de muita reflexão e esperança.

A Diretoria

ÚLTIMO PEDIDO

Dois homens condenados à cadeira elétrica foram levados para a mesma ante-sala no dia da execução.O padre lhes deu a extrema-unção.
O carrasco, voltando-se ao primeiro homem, perguntou:

- Você tem um último pedido?

- Tenho. Como eu adoro forró, axé e arrocha, gostaria de ouvir o CD do Calcinha Preta, Saia Rodada, Calypso, Mulheres Perdidas, Cavaleiros do Forró, Moleca 100 Vergonha, Banda Faraós, Aviões do Forró, e pela última vez antes de morrer, o CD do Robério e seus teclados,Chiclete com Banana, Asa de Águia, Frank Aguiar e pra encerrar, o Belo.

- Ok, tudo bem. Seu pedido será realizado.

O carrasco virou-se para o segundo condenado e perguntou:

- E você, qual seu último pedido?

- Posso morrer primeiro????

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nutricionista lista os dez piores alimentos para o corpo humano

Nutricionista lista os dez piores alimentos para o corpo humano

10º lugar: Sorvete. Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista Michelle Schoffro Cook adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho. De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.


8º lugar: Pizza. A nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.


7 º lugar: Batatas fritas. Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo.


6 lugar: Salgadinhos de batata. Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.


5º lugar: Bacon. Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão


4º lugar: Cachorro-quente. Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal



3º lugar: Donuts (rosquinhas). Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.


2º lugar: Refrigerante. Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.


1º lugar: Refrigerante Diet. “É a minha escolha para o pior alimento de todos os tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte

“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Da boca para dentro

--------------------------------------------------------------------------------
Cantar melhora a capacidade pulmonar, fortalece os músculos da barriga e do rosto, aumenta a resistência física e, ainda, relaxa; solte a sua voz
--------------------------------------------------------------------------------


MANUELA MINNS
FOLHA DE SÃO PAULO

Cantar é divertido, quem não sabe. E é bem mais que isso: mexe com várias partes do corpo, faz bem à saúde.
Para começar, quem canta melhora a capacidade pulmonar e o sistema imunológico, fortalece a barriga e alivia o estresse.
O professor Graham Welch, especialista em Educação Musical da Universidade de Londres e pesquisador, diz que o canto ativa o corpo e a mente.
Cantar é uma atividade física, psicológica, social e musical. Diferentes sistemas modulares no cérebro são usados para lidar com as características musicais do canto, como o tom, o ritmo e as letras, e integrá-las.
"Há um entrelaçamento dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico", diz ele.
O sistema nervoso é responsável pelo ato de cantar. Há também um envolvimento emocional com o som humano, desenvolvido na fase fetal, e um diálogo da pessoa com seu corpo, seu sistema respiratório e os espaços que oferecerá para essa voz soar.
"Cantar não é só da boca para fora. Todo instrumento tem espaço interno e externo de ressonância, inclusive o corpo. A voz preenche o corpo, a melodia e a letra que escolhemos", diz a fonoaudióloga Mônica Montenegro, professora da USP.
A neurologista Paula Viana Wackermann, que desenvolveu pesquisa pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto com cantores líricos, diz que a atividade induz a um estado de prazer.
O nível de cortisol (hormônio do estresse) fica reduzido, não importando se a pessoa é afinada ou não.
"A sensação de bem-estar é aumentada pelo efeito sociopsicológico de fazer música como parte de um grupo", completa Welch.
Mesmo quem canta sozinho, acompanhando um CD ou iPod, sente esses benefícios. O sentido de se envolver em uma atividade compartilhada permanece.
"Cansei de chegar triste ao karaokê e sair de lá muito bem", diz Jane Tapxure, 62 anos, dona de um pet shop.
Com o fim do casamento de 30 anos, ela passou dois anos deprimida, chorando no sofá. Até que uma amiga a chamou para cantar.
Jane, que é fã de música italiana e Frank Sinatra, conta que voltou a sair de casa e a se arrumar. No karaokê, ela formou um grupo de amigos de idades variadas, que se encontra toda semana, comemora aniversários e faz festas temáticas, como Halloween e até do pijama.
"É uma farra. Lá você não é julgado por ninguém."

IMUNIDADE
A cantoria ativa os sistemas cardiovascular e respiratório. O aumento da ventilação e da capacidade pulmonar melhora o condicionamento físico e mental.
Os músculos abdominais ficam fortalecidos e os faciais, tonificados. Estudos sugerem que cantores têm sistema de defesa melhor.
"Acredita-se que estados mentais positivos e de relaxamento induzidos pelo canto sejam responsáveis por um aumento na secreção da imunoglobulina A, responsável pela defesa contra infecções bacterianas ou virais das vias aéreas superiores", explica a neurologista Paula Viana Wackermann.
Mesmo quem não quer ou não está em condições de soltar o gogó pode se beneficiar da cantoria alheia.
"Estudos apontam que escutar músicas prazerosas está relacionado à liberação de serotonina, que é o neuropeptídio da alegria, do prazer", afirma a neurologista Paula Wackermann.
O ato de fazer o bem ao próximo por meio do canto é praticado pelos hindus há séculos. As sessões de "kirtan", que são vocalizações de mantras em grupo, com instrumentos, são vistas como um ato de doação.

MEDITAÇÃO
A professora de canto indiano Ratnabali Adhikari, natural de Calcutá, Índia, explica que entoar mantras é um tipo de meditação.
Os mantras têm uma sequência sonora e uma representação significativa.
Quando cantados repetidamente, é como se mandássemos sinais positivos para os neurônios que, por sua vez, levam essa mensagem para o corpo todo.
"O mantra ajuda a focar a mente e deixá-la em equilíbrio com o corpo."
"Ao cantar em grupo, as pessoas fazem bem a si mesmas e, espalhando essa harmonia pelo universo, beneficiam todos os outros seres", diz Ratnabali, que vive há 30 anos no Brasil.
A professora afirma que é preciso inspirar profundamente e, na expiração, entoar o mantra.
A coluna deve estar ereta para a energia vital, chamada de prana, fluir.
Entender o que se está cantando e pronunciar direito as palavras para não trocar seus significados é legal, ajuda a potencializar os benefícios dos mantras, segundo a professora indiana.
Mas não é preciso falar sânscrito nem entender a letra para tirar proveito de uma boa cantoria.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa / Alunos cegos encenam a Paixão


Fonte: JORNAL O POVO - 15/04/2011


As cenas da lavagem das mãos, do calvário, da crucificação, do sepulcro e da ressurreição, encenadas em filmes, teatros, bairros e cidades mundo afora, ganharam ontem mais uma versão. Na pele de Pilatos, Maria, Simão, Jesus e outros personagens, alunos cegos e com pouca visão encenaram a Paixão de Cristo nas ruas do entorno da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), no bairro São Gerardo.

De diferente mesmo de outras encenações, só mesmo o choro de Verônica ao enxugar o rosto de Jesus. Ao contrário do que se vê em apresentações profissionais, as lágrimas de Tereza Bessa, 50, eram verdadeiras.

A cada novo ensaio, apresentação ou conversa, Tereza, que tem apenas metade da visão, revive o que padeceu Cristo. “Ninguém mais no mundo sofreu como ele. E eu não posso dar jeito”, lamenta. Natural de Alto Santo, na Região Jaguaribana, Tereza faz reabilitação na SAC desde os dez anos. “Eu vejo tudo. Cego é aquele que enxerga e não vê. Tem muita gente que tem dois olhos e não tem o que oferecer aos outros”, define.

No espetáculo apresentado há dez anos pela instituição, Jean Lima, 21, estudante com baixa visão, também ganhou papel de destaque. “Já participei outras vezes. Antes era do povo, dessa vez fiz o bom ladrão”, conta sobre o orgulho de fazer o personagem que, diante de Jesus, se arrepende do que fez.

A diretora-pedagógica da Sociedade de Assistência aos Cegos, Vanesca Fernandes, explica que a instituição trabalha a inclusão com educação regular e reabilitação. “Eles vêm se preparando há muito tempo para esse espetáculo. Eles se entregam, gostam do que fazem e testam os limites”, completa.

Vanesca lembra que alunos com boa visão também participam da peça, afinal, a proposta é não excluir ninguém. (Thiago Mendes)

domingo, 17 de abril de 2011

Revolução da longevidade

Dr. Luchesi
Cirurgião cardiovascular e escritor

O século da tecnologia foi pródigo em novidades. Já em 1904, com o
eletrocardiograma, inaugurou-se uma longa série de criações da arte e
argúcia humanas, passando em 1905 pela identificação dos grupos
sanguíneos e, em 1928, pela penicilina. Depois vieram duas décadas de
avanços da cirurgia, a partir de 1950, com intervenções sobre o coração,
válvulas artificiais, marca-passos, hemodiálise e, finalmente, os
transplantes. Depois de 1970 sucederam-se os anos dos avanços em imagem.
Surgiram a ecografia, a tomografia, a ressonância e os maravilhosos
filmes das coronárias. E, finalmente, a domesticação dos radioisótopos
inaugurou a era da medicina nuclear, que passou a exibir a intimidade
das células do corpo humano.

O século 20 foi indubitavelmente o século da tecnologia. Mas não foi o
século da longevidade. Entramos em 1901 vivendo pouco mais de 50 anos em
média e saímos em 2001 com pouco mais de 70. Não foi uma grande
conquista. Assim como o maior avanço em saúde do século 19 foi aprender
a lavar as mãos, a maior contribuição do século 20 não ocorreu na área
tecnológica. Nos últimos anos, aprendemos o conceito real e os
benefícios de viver um estilo de vida saudável.

A revolução da longevidade se iniciou a partir do momento em que
aprendemos a comer de forma adequada, nos exercitarmos, mantermos o peso
sob controle, organizarmos nossa vida familiar e financeira, nos
dedicarmos a uma profissão prazerosa e valorizarmos nossa
espiritualidade. Hoje se sabe, por um estudo da Stanford University, que
toda a tecnologia gerada pela medicina é responsável por apenas 10% de
nossa longevidade. A maior parte (mais de 50%) vem do estilo de vida
saudável.

Definitivamente na busca da longevidade, a tecnologia perdeu para o
estilo de vida e a repercussão virá já nos primeiros anos do século 21.
Já se anuncia uma perspectiva de vida de mais de 80 anos para 2020,
triplicando-se no Brasil a população de idosos em 2050.

Mais uma vez fica claro, como de resto em toda a história da raça
humana, que as soluções dos nossos problemas estão sempre ao alcance de
nossa própria mão. Na maioria das vezes, dentro de nós mesmos.

sábado, 16 de abril de 2011

O Nordestinês !!!

NORDESTINO ...

não fica solteiro, fica "solto na bagaceira".
não vai embora, "pega o beco".
não diz "concordo com você", diz: issssso, homi!!!
não conserta, "imenda".

quando se empolga, fica com a "mulesta dos cachorro".
não bate, "senta-le" a mão.
não bebe um drink, "toma uma".

não corre, "dá uma carreira".
não malha os outros, "manga".
não conversa, "resenha".


não toma água com açúcar, toma "garapa".
não mente, "engana".
não percebe, "dá fé".
não sai apressado, sai "desembestado".


não aperta, "arroxa".
não dá volta, "arrudeia".
não espera um minuto, espera um "pedacinho".
não é distraído, é "avoado".
não se irrita, se "arreta".

não fica com vergonha, fica "encabulado", "todo errado".
não passa a roupa, "engoma".
não ouve barulho, ouve "zuada".
não acompanha casal de namorados, "segura vela".
não rega as plantas, "agoa".
não quebra algo, "tora".
não é esperto, é "desenrolado".
não é rico, é um cabra "estibado".
não é homem, é "macho".
não é gay, é "bicha".
não pede almoço, pede o "de cumê".
não lancha, "merenda".
não fica satisfeito quando come, "enche o bucho".
não dá bronca, dá "carão".
quando não casa, fica "amigado".
não tem mau cheiro nas axilas, tem "suvaqueira".
não tem perna fina, tem "cambitos".



não é mulherengo, é "raparigueiro".
não joga fora, "avoa no mato".
não vigia as coisas, "fica tucaiando".
não se dá mal, "se lasca todinho".
quando se espanta não diz: - Xiiii! Diz: Viiixi Maria! Aff Maria!

não vê coisas do outro mundo, vê "malassombros".

não é chato, é "cabuloso".
não é cheio de frescura, é cheio de "pantim".
não pula, "dá pinote".
não briga, "arenga".
Nordestina não fica grávida, fica "buchuda".

Nordestino não fica bravo, fica com a "gota serena".
não é corajoso, é "cabra de pêia".
não fica apaixonado, ele "arrêia os pneus"...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Velório em Portugal

Estava de passagem por Portugal quando percebi que uma pessoa havia morrido...

Fiquei curioso para saber como eram os velórios deles.

Ao chegar, vi que no caixão estava o morto sem roupa e ao lado um grande pote cheio de creme, do qual cada um dos presentes pegava um pouquinho e passava no defunto.

Surpreendido pela cena, coisa inusitada, aproximei-me da mulher e perguntei:

- Desculpe-me a ignorância, mas porque estão passando creme no defunto? É tradição aqui?

A esposa respondeu:

- Não! É inédito! Nunca fizemos isso.

Ele é que pediu para ser cremado!!!!!!!!!!

Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

Sintomas de Ansiedade, Sintomas de um Ataque de Ansiedade (Ataque de Pânico)


Existem diversos sintomas de ansiedade. Como cada pessoa tem uma química única, o número, tipo, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade irão variar de pessoa para pessoa.

Por exemplo, uma pessoa pode ter apenas um ligeiro sintoma de ansiedade, enquanto outra poderá ter sintomas de grave intensidade. Todas as combinações são possíveis.



Os sintomas mais comuns de ansiedade incluem:



• Aumento de alergias

Aumento em número, sensibilidade, reacção. Poderá notar que as suas alergias pioraram, que é alérgico a mais substâncias, que as reacções alérgicas são mais frequentes, ou que demoram mais a passar.



• Dores de costas, Rigidez, inflamações, espasmos, imobilidade

Dores de costas, rigidez, tensão, pressão, inflamações, espasmos, imobilidade nos músculos das costas. Um ou mais músculos podem ser afectados.

Este sintoma pode durar pouco tempo ou durar indefinidamente.

Estes sintomas são comuns aos sintomas de stress.



• Palidez, falta de cor, enrubescimento

Poderá parecer doente ou ter a cara, pescoço e braços avermelhados, sentir calor e tremores.



• Tremores

Poderá sentir tremores, tonturas, arrepios. Este sintoma pode afectar todo o corpo ou só uma parte do corpo e acontecer apenas uma vez, ou repetidamente.



• Mudança de temperatura de corpo - Descida ou subida abrupta

A sua temperatura corporal poderá variar abaixo ou acima dos normais 37o.



• Sensação de ardor

Poderá ter uma sensação de ardor como se tivesse uma queimadura solar. Esta sensação pode permanecer numa área do corpo, ou no corpo todo. Pode ser intermitente ou persistente. Esta sensação é normalmente provocada por situações de grande stress ou pensamentos aterrorizantes.



• Dores no peito

Dor, pressão, pontadas, dormência. Estes sintomas podem localizar-se num determinado local ou espalhar-se por todo o peito. Podem ser esporádicos ou persistentes e são usualmente confundidos com sinais de ataque de coração.



• Fadiga crónica

Poderá sentir-se extremamente exausto, sem energia. Poderá sentir-se cansado durante muito tempo ou após pequenas tarefas que habitualmente não o cansariam. Sente que poderia dormir o dia inteiro e mesmo assim acordar cansado.



• Necessidade de açúcar, doces, ou chocolate

Sente uma grande necessidade de consumir açúcar, doces ou chocolate, persistentemente.



• Dificuldade em falar e andar

Poderá experimentar dificuldade em andar, em falar, pronunciar palavras, sílabas, ou vogais, em mexer a boca, lábios ou língua. Em algumas pessoas estes sintomas são esporádicos, noutras pessoas são persistentes.



• Excesso de energia

Poderá sentir-se demasiado enérgico, como se tivesse que correr ou fazer qualquer coisa para gastar a sua energia. Por vezes poderá não conseguir dormir, pois a sua cabeça parece estar a mil quilómetros à hora. Quantas mais tarefas e interesses tiver, mais quererá ter.



• Sensação de que está a cair

Poderá experimentar breves episódios em que parecerá que está a cair, mesmo estando em chão firme. A sensação é quase como se estivesse prestes a desmaiar.



• Frio

Poderá sentir-se usualmente frio, sem conseguir aquecer, faça o que fizer. Esta sensação poderá ir e vir, ou ser acompanhada de episódios de constipação.



• Palpitações

Poderá sentir que o seu coração está acelerado ou demasiado lento, provocando dores no peito e tosse. Este sintoma poderá ser acompanhado de falta de ar.



• Contracção muscular

Um certo músculo, ou conjunto de músculos, poderá contrair-se involuntariamente.



• Dormência e formigueiro, perda de sensibilidade

Poderá sentir uma parte do seu corpo dormente, insensível ao toque, como se estivesse congelada ou anestesiada. Isto pode acontecer em todo o corpo, mas as partes afectadas mais comuns são as mãos, os pés, os braços e as pernas. A dormência pode ser provocada por inúmeros factores, como permanecer muito tempo numa determinada posição, magoar ou pressionar um nervo, pressionar os nervos cervicais, falta de sangue numa área, stress, ansiedade, pânico, medo. Uma vez que existem várias condições médicas que podem provocar dormência, será aconselhável consultar um profissional da saúde.



• Tensão e Dores Musculares Persistentes

Poderá sentir que os seus músculos estão sempre contraídos e doridos. • Fortes dores de cabeça Poderá sentir dores na cabeça, nuca e pescoço. Poderá sentir apenas pressão ou até mesmo dor.



• Necessidade frequente de urinar

Poderá sentir uma necessidade frequente e persistente de urinar, mesmo que tenha acabado de o fazer.



• Dificuldade em respirar

Poderá sentir que a sua respiração é forçada e dolorosa. Aperceber-se à da sua forma de respirar e isto fará com que tenha dificuldade em o fazer.



• Tonturas

Poderá sentir súbitas tonturas, acompanhadas da sensação de que ira desmaiar.



• Redução da capacidade auditiva

Este sintoma pode assumir várias formas e varia de pessoa para pessoa. Pode traduzir-se em perda de audição, dificuldade em ouvir certos sons ou frequências, grande pressão nos ouvidos, assobio persistente no ouvido. Este sintoma pode afectar apenas um ouvido ou os dois.



• Despersonalização Poderá sentir-se surreal, resultante de um sonho, absorto da realidade. Poderá sentir que não faz parte do mundo, apenas o observa, e poderá questionar a sua sanidade mental.



• Pensamentos, melodias, conceitos persistentes

Poderá sentir que determinados pensamentos, melodias e/ou conceitos não lhe saem da cabeça. Não importa o que faz, não consegue deixar de pensar neles.



• Vazio emocional

Poderá sentir que não tem emoções, sejam positivas ou negativas. Racionalmente, sabe que se deveria preocupar, mas emocionalmente não sente nada.



• Sabores e cheiros anormais

Poderá sentir, esporádica ou persistentemente, cheiros e sabores que não estão relacionados com o ambiente em que está ou com algo que ingeriu. Não têm explicação racional.



• Engasgue

Poderá sentir frequentemente que têm algo preso na garganta, que está a engasgar e que não consegue engolir.



• Falta de apetite ou de paladar

Poderá sentir falta de apetite, ou que a comida não tem sabor.



• Náuseas

É frequente a sensação de dores de estômago, acompanhadas de vontade de vomitar. Existem vários factores que podem causar náuseas, como dor intensa, gravidez, exposição a tóxicos, intoxicação alimentar, traumatismo craniano, apendicite, etc. Como tal, deverá consultar um médico para se certificar se é causada por ansiedade e pânico ou por outra condição médica.



• Ilusões ópticas

Poderá experimentar ilusões de óptica, movimentos ou estrelas ao canto do olho que não existem.

Fonte:www.depressaoansiedade.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CONVITE


Convidamos a Todos a comparecerem nesta quinta-feira, 14 de abril a partir das 16:00hs, na Av. Bezerra de Menezes em frente ao Instituto de Assistência aos Cegos para assistirem a Paixão de Cristo, que será encenada pelos Alunos desta Instituição.Contamos com a presença de Todos para participarem deste evento de fé e emoção.

A Diretoria da AFA

Socorro faz Aniversário


Hoje é o dia de soprar velinhas da nossa querida Socorro Guedes Almeida, Diretora Social da AFA.Desejamos a nossa Prima e Grande Amiga um Feliz Aniversário, com muito amor e paz!

A Diretoria

Nova associação de drogas é promessa contra obesidade

Em estudo com 2.400 pessoas, combinação entre antiepiléptico e derivado da anfetamina foi eficaz

Medicamento é visto com otimismo por endocrinologistas, mas clínico aponta risco de dependência

GUILHERME GENESTRETI
FOLHA DE SÃO PAULO

Uma nova droga que combina uma substância anticonvulsiva e um derivado da anfetamina é a nova promessa da indústria farmacêutica para combater a obesidade.
O medicamento foi testado em um estudo com mais de 2.400 pessoas que apresentavam obesidade ou sobrepeso e que tinham pelo menos duas doenças associadas, como hipertensão e diabetes.
A pesquisa foi conduzida pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, e financiada pelo laboratório Vivus. É esse laboratório que aguarda a aprovação do medicamento pela FDA (agência reguladora americana).
Os participantes foram divididos em três grupos e acompanhados durante 56 semanas.
No grupo que tomou a dose maior da droga, a perda de peso média foi de 9,8%. No grupo que tomou a dose menor, a média foi de 7,8%. Já no grupo placebo, que só se submeteu a um programa de dieta, a média da perda de peso foi de 1,2%.
Os resultados foram publicados anteontem na edição virtual do periódico "Lancet".
Segundo endocrinologistas consultados, a medicação é a nova promessa no combate à obesidade. Mas, segundo o clínico-geral Paulo Olzon, da Unifesp, a droga pode causar dependência.

ARSENAL
O remédio é uma combinação de fentermina -derivado da anfetamina que inibe o centro da fome no cérebro- e topiramato -um anticonvulsivo que atua na compulsão por comida.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas, a associação das duas drogas é "uma excelente opção".
Além disso, diz ele, permite uma dosagem menor de fentermina do que a usada nos EUA, onde é liberada. "A vantagem é a sinergia. A dosagem pode ser baixa sem comprometer o resultado."
"Estamos desesperadamente procurando remédios para emagrecer, porque o arsenal contra obesidade é pequeno", diz o especialista. Ricardo Meirelles, membro da Sociedade Brasileira de Endocrionologia e Metabologia, concorda.
"Emagrecedores que conseguem causar mais do que 5% de perda de peso são promissores. Esse beirou os 10%", afirma.
O cardiologista Raul Dias dos Santos, do InCor, afirma que a redução na pressão arterial é outro atrativo do tratamento e o torna superior a outros remédios emagrecedores já disponíveis.
"O uso de sibutramina [inibidor de apetite] tende a aumentar a pressão arterial e a incidência de derrames. Esse remédio fez o contrário."
Mas segundo Paulo Olzon, professor de clínica médica na Unifesp, existem falhas na metodologia do trabalho.
"O estudo não justifica os critérios que usou para determinar os efeitos colaterais", diz o professor.

REAÇÕES
Olzon afirma, também, que o remédio pode causar dependência. "A pessoa pode se condicionar psicologicamente a emagrecer só por meio do remédio."
Os efeitos colaterais já observados para essa associação de drogas incluem insônia, irritabilidade, depressão, dor de cabeça e tontura.

terça-feira, 12 de abril de 2011

HEMÁCIAS EM HD

Paulo Roberto Cândido de Oliveira


A mídia mais uma vez aproveita fatos violentos para prender a atenção dos telespectadores. Desta vez, o primeiro massacre ocorrido em uma escola brasileira.

O foco da imprensa de todos os matizes, televisionada, escrita, falada ou conectada, aponta para fora da própria mídia onde, segundo ela, não existem culpados pelo armamento de mentes que andam por aí.

Da mesma forma, comissões de deputados, Ministros, Governadores, Prefeitos, Presidentes e demais representantes da classe política de uma sociedade, resolvem se chocar com a violência, sentir comiseração por famílias e vítimas do arsenal que vomita suas cápsulas em corpos desamparados pela Segurança Pública, vão para a frente das câmeras e dos flashes, sabe-se lá com que tipo de sentimento, o moral ou o eleitoral, todos eles, excelências e autoridades, com imunidade às culpas, assim como a liberdade de imprensa, que é livre para explorar a comoção de um povo, diante de bárbaros assassinatos de adolescentes estudantes.

Os psicopatas precisam ser alimentados pelas mentes insanas que controlam a máquina social e eles encontram com facilidade e abundância, tudo o que necessitam para nutrir o nefasto manancial das sombras produzido por cérebros marginalizados ou extremamente excitados pela fábrica das ilusões. É só tocar no controle remoto para viajar entre cenas e manchetes, que são verdadeiras bulas para adoecer sociedades que não poderão remediar depois. As superproduções que os telejornais montaram para noticiar o massacre da escola carioca, provavelmente, começou a escrever novos roteiros de violência, nos pensamentos alucinados de telespectadores submetidos às overdoses de hemácias que saem em alta definição, dos ferimentos e das telas.

Jovens estudantes mortos enquanto as lições queriam ser aprendidas, mas quem não apreende o significado das palavras PAZ e JUSTIÇA, jamais manterá longe das escolas, dos templos, dos lares ou de qualquer outro ambiente social, palavras como VIOLÊNCIA e IMPUNIDADE. Foi assim, por falta de aprendizado de quem governa, de quem informa, de quem doutrina, de quem ensina, de quem legisla, de quem ainda não despertou a consciência, que o sangue jorrou em salas de aula e em corredores de uma escola.

Crimes em escolas repercutem mais do que crimes em favelas, que mortes nas estradas, que sangue derramado em macas abandonadas nos corredores dos hospitais Públicos. Este do Rio de Janeiro chocou. De todas as maneiras semânticas e sensoriais. Chocou a chocadeira de ovos da violência, chocou a chocadeira de ovos da indiferença, chocou a chocadeira de ovos da audiência, mas acima de tudo, chocou os homens de Bem, que escrevem, que gritam, que rezam, que sonham com o chocar da chocadeira de ovos de amor Ágape.

Desarmar é preciso, desamar o egoísmo também é preciso. Vamos lá povo pacífico, pedir mídia sem violência, pedir políticos com decência, desligar os botões que conectam desgraças aos lucros das praças, procurar canais que ofereçam uma programação sintonizada com as elevadas essencialidades humanas. Basta de tiros lúdicos nos video games, de vilões galãs nas telenovelas, de parlamentares criminosos que recebem destaque na mídia, de eleitores violentos consigo mesmos, que votam com violência contra a economia, contra a ecologia, contra a sabedoria, contra a anestesia, é só olhar para os bolsos, para o meio ambiente, para a educação, para a saúde pública,etc. Eleitores tinham uma boa arma nas mãos, mas o tiro saiu pela culatra( Obs.: Frase aqui colocada sem violência e sim com muita filosofia eleitoral). Vamos lá, por uma cultura de Paz !

UM PRESENTE PARA CARMEM

Carmen faz aniversário

Carmen, nossa querida Presidente de Honra e uma das fundadoras de nossa Associação é a aniversariante de hoje. Desejamos à ilustre aniversariante muitos anos de vida, muitas felicidades com muita saúde e paz ao lado de seus filhos, marido, netos, irmãos, genros e noras, seus familiares em geral e sua vasta legião de amigos.

Reserve 30 minutos por dia para a sua saúde

Por Ceres Prado Fonte UOL Ciência e Saúde Todos já sabem que exercícios são importantes para manter uma vida saudável e evitar doenças, mas o que fazer para manter a saúde em dia? Baseado nas recomendações internacionais de 30 minutos de exercício diário, o UOL Ciência e Saúde preparou um plano de exercício para você sair do sofá, ou pelo menos usá-lo para se exercitar. Se você quer ainda perder uns quilos, aumente para 90 minutos e não dispense o acompanhamento médico. Fazer exercícios regularmente é muito importante para reduzir o risco de doenças degenerativas como diabetes, pressão alta, colesterol alto e até mesmo câncer. Indivíduos ativos tendem a viver mais e com mais saúde. Mesmo quem já possui alguma doença crônica, os exercícios ajudam no controle. Entre outras coisas, eles auxiliam na diminuição do nível de açúcar no sangue, da pressão, do colesterol e do risco cardíaco, além de auxiliar no aumento da densidade óssea, importante para quem possui osteopenia e osteoporose. Para manter a saúde, o Colégio Americano de Medicina Esportiva (Came), maior organização de medicina e exercício no mundo, indica 30 minutos de atividades físicas aeróbias de intensidade moderada a alta por dia em cinco dias por semana ou 20 minutos de atividade física vigorosa três vezes por semana. Faça: 30 minutos de atividades aeróbicas com intensidade moderada a alta por 5 dias na semana; ou 20 minutos de atividade vigorosa três vezes por semana Além disso, eles recomendam 20 minutos de exercícios de força pelo menos duas vezes por semana. Essa indicação é reproduzida por diversos órgãos de saúde e governos, inclusive pela organização mundial de saúde e o governo brasileiro. Em termos práticos, para quem é sedentário é melhor começar com atividades de intensidade moderada, para depois pensar em atividades mais intensas. A professora do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFEUSP), Claudia Forjaz, comenta que sedentários não devem iniciar as atividades com 30 minutos, comece com 10 ou 15 minutos e vá aumentando até os 30. As recomendações mostram que não há diferença para a saúde em fazer 30 minutos seguidos ou divididos pelo dia (em partes de no mínimo 10 minutos). Portanto, se não aguentar ou tiver tempo para os 30 minutos, pode dividir em três sessões de 10 minutos ou duas de 15 minutos, por exemplo. Os exercícios aeróbios podem ser caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, pular corda etc. Procure uma atividade que lhe atraia para não enjoar e parar depois. Uma dúvida comum é como saber qual intensidade do exercício. O Came explica que uma atividade moderada é aquela que é capaz de aumentar os batimentos cardíacos, causar suor e alterar a respiração, mas ainda permite que você mantenha uma conversa. Os 30 minutos por dia podem não ser suficiente para quem quer perder peso, as recomendações nesses casos podem chegar a 90 minutos diários, mas é necessário um acompanhamento profissional para ter melhores resultados

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VIDA



Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.

Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!

Viva!!

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante.

Augusto Branco

Fonte:pensador.uol.com.br

domingo, 10 de abril de 2011

Viver ou Juntar dinheiro?

(Max Gehringer)

Há determinadas mensagens que, de tão interessantes, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.
Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais.
E assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei.
Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro.
Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?
Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

Que tal um cafezinho?

Estudo questiona uso da acupuntura para tratar dores

Pesquisadores apontam falta de evidências sobre eficácia da técnica e dizem que agulhas podem causar problemas. Especialistas rebatem conclusões e afirmam que efeitos colaterais só acontecem em caso de falta de treinamento DÉBORA MISMETTI - EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE - FOLHA DE SÃO PAULO Um trabalho publicado neste mês no periódico "Pain" analisou 57 revisões de estudos feitas na Europa, Ásia, nos EUA e no Canadá sobre a eficácia da acupuntura contra dores de cabeça, ombros, coluna ou causadas por fibromialgia, câncer, artrite reumatoide e cirurgias. De acordo com os autores, foram encontrados resultados conclusivos e positivos do tratamento com agulhas só para dores no pescoço. Já para os outros casos, não houve comprovação de eficácia da técnica. Os pesquisadores, das universidades de Exeter e Plymouth, no Reino Unido, e do Instituto de Medicina Oriental da Coreia do Sul, destacam que uma das revisões mais recentes e com melhor metodologia concluiu que a acupuntura simulada (com palitos que não penetram na pele) teve os mesmos bons resultados que a feita com agulhas, para tratar dores nas costas. Isso sugere, diz a pesquisa, que a melhora observada se deve a "efeitos não específicos", ou placebo, como convicção do terapeuta ou entusiasmo dos pacientes. EFEITO COLATERAL De acordo com o presidente da Sbed (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor), João Batista Garcia, essa conclusão gera ceticismo quanto à terapia. "Mesmo pesquisas de alta qualidade [incluídas no estudo] não provaram efeito benéfico." Outra conclusão "alarmante", segundo Garcia, que é professor na Universidade Federal do Maranhão, são os efeitos colaterais relatados. A maioria deles foi decorrente de infecções bacterianas por agulhas contaminadas, tratadas com antibióticos. Mas quatro pacientes tiveram seus pulmões perfurados e morreram. Em comentário publicado com a pesquisa, a médica Harriet Hall, que se autodenomina "cética", classifica a acupuntura como "nem eficaz nem inofensiva". "A acupuntura é o melhor placebo que existe", afirmou a americana à Folha. "A terapia combina uma mística oriental a um ritual elaborado. O paciente relaxa durante o tratamento, e o terapeuta é persuasivo, confiante e carismático." DEFESA Para o médico acupunturista Hong Pai, do HC de São Paulo, a falta de eficácia e os efeitos colaterais anotados na pesquisa se devem ao treinamento falho dos terapeutas em muitos países. "Os meus alunos fazem 600 horas de treinamento e ainda não saem perfeitos. Imagine quem tem cem ou 120 horas [como em países europeus]?" O especialista chinês, que trabalha no HC desde 1989, afirma que a equivalência entre a acupuntura placebo e a real pode acontecer em alguns casos, porque algumas dores exigem estimulação só superficial dos pontos.

sábado, 9 de abril de 2011

MULHER

Para entender uma mulher
é preciso mais que deitar-se com ela…
Há de se ter mais sonhos e cartas na mesa
que se possa prever nossa vã pretensão…

Para possuir uma mulher
é preciso mais do que fazê-la sentir-se em êxtase
numa cama, em uma seda, com toda viril possibilidade… Há de se conseguir
fazê-la sorrir antes do próximo encontro

Para conhecer uma mulher, mais que em seu orgasmo, tem de ser mais que
amante perfeito…
Há de se ter o jeito certo ao sair, e
fazer da saudade e das lembranças, todo sorriso…

- O potente, o amante, o homem viril, são homens bons… bons homens de
abraços e passos firmes…
bons homens pra se contar histórias… Há, porém, o homem certo, de todo
instante: O de depois!

Para conquistar uma mulher,
mais que ser este amante, há de se querer o amanhã,
e depois do amor um silêncio de cumplicidade…
e mostrar que o que se quis é menor do que o que não se deve perder.

É esperar amanhecer, e nem lembrar do relógio ou café… Há que ser mulher,
por um triz e, então, ser feliz!

Para amar uma mulher, mais que entendê-la,
mais que conhecê-la, mais que possuí-la,
é preciso honrar a obra de Deus, e merecer um sorriso escondido, e também
ser possuído e, ainda assim, também ser viril…

Para amar uma mulher, mais que tentar conquistá-la,
há de ser conquistado… todo tomado e, com um pouco de sorte, também ser
amado!”

Carlos Drumond de Andrade

Risco de depressão pós-parto é maior para mãe de gêmeos

Gestações múltiplas causam mais estresse, variação hormonal e sensação de impotência, segundo médicos

Transtorno pode fazer com que mãe abandone ou superproteja o filho; tratamento é essencial para a saúde do bebê

JULIANA VINES - FOLHA DE SÃO PAULO

Gravidez múltipla é um dos principais fatores de risco para depressão pós-parto.
Entre as hipóteses para isso está a maior exigência física e emocional, segundo a psicóloga Gabriela Andrade Silva, pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo).
Na sua pesquisa de mestrado, feita com 245 mães, ela avaliou alguns fatores que levam ao desenvolvimento do transtorno. Constatou que a sensação de impotência e insegurança podem ser determinantes.
"Gravidez de gêmeos é uma gravidez mais complicada. É mais provável que a mulher pense que não terá suporte emocional, familiar e financeiro suficiente."
De acordo com a pesquisadora, as duas únicas mães de gêmeos que participaram do estudo tiveram depressão.
O dado não foi considerado porque a amostragem era pequena, mas há pesquisas na literatura internacional que já apontaram maior prevalência do distúrbio em gestações múltiplas.
Um estudo publicado em 2009 na revista "Pediatrics", feito com 8.069 mães americanas, mostrou que o risco de ter o distúrbio é 43% maior nesse tipo de gravidez.
Outra explicação, para a ginecologista Carolina Ambrogini, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é a variação hormonal.
"Grávidas de gêmeos têm mais hormônios durante a gestação. O desequilíbrio depois do parto é ainda maior."

MAIS HORMÔNIOS
Cerca de 12% das mulheres têm depressão pós-parto. O transtorno pode começar logo nas primeiras semanas ou até um ano depois do nascimento do bebê.
A duração e a intensidade dos sintomas variam muito e não devem ser confundidas com as de "baby blues", tristeza que dura de quatro dias a duas semanas e afeta cerca de 50% das mulheres.
"Os sintomas da "baby blues" são mais leves. Ela sente um pouco de irritação pela privação do sono e pelo cansaço, mas a sensação passa sozinha", diz Joel Rennó Junior, psiquiatra da USP.
Na depressão, além do cansaço e da melancolia serem mais fortes, pode acontecer de a mãe perder o interesse pela criança -ou, no outro extremo, cuidar excessivamente do bebê e perder interesse por outros filhos e membros da família.
"É muito comum a mulher ter um sentimento ambivalente. Ela quer e não quer estar estar com a criança. A culpa é muito forte em todos os casos", explica Amaury Cantilino, psiquiatra e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco.
Reconhecer o problema e procurar ajuda são determinantes para garantir a saúde do bebê e da mãe.
"O transtorno pode prejudicar o cuidado da criança, as relações familiares e causar sofrimento intenso. É preciso procurar tratamento o quanto antes", diz Cantilino.

Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

JOSÉLIA


Um presente pra quem faz da vida um presente para tantos, PARABÉNS!

Presidente Josélia faz aniversário


O dia de hoje é muito importante para nossa Associação. Comemoramos nesta data o aniversário de nossa querida prima e Presidente Josélia. Mãe querida, avó mais ainda, além de ter sido uma esposa exemplar e sempre presente. Josélia é uma mulher de uma capacidade extraordinária. Tenho um especial apreço por ela e fico muito feliz por tei deixado a AFA em suas mãos, o que me deixou muito confortável em saber que nossa Associação com ela e a equipe que lhe acompanha estará como está em ótimas mãos.


Parabéns, Josélia, de todos nós que fazemos a AFA.


Sérgio Almeida e família

Cingapura no Globo Reporter


Assistam hoje ao programa Globo Reporter na Rede Globo e conheçam um pouco da mais extraordinária cidade deste planeta que é Cingapura, na verdade uma cidade estado de cerca de 4,5 milhões de habitantes.

Tive a felicidade de visitá-la em recente viagem à Ásia e Cingapura, no meio entre tantas, foi a que mais me impressionou. É um exemplo de urbanização, de educação, obediência às leis que por sinal são muito rígidas, a quantidade da população abastada, os programas sociais e de moradia, beneficiando a todos com moradias que no Brasil somente pessoas de classe média alta conseguem comprar, o seu porto marítimo que é o mais eficiente do mundo e tantas coisas impressionantes. Ainda penso em voltar a Cingapura para conhecê-la melhor.


Essa foto é de um complexo de três arranha-céus interligados na parte superior por uma estrutura que tem uma enorme piscina de borda infinita. É sensacional.


Vale a pena assistir ao Globo Repórter nesta sexta-feira.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Secretária eletrônica de Avós ...



" Bom dia! No momento não estamos em casa mas, por favor, deixe-nos a sua mensagem depois de ouvir o sinal :

- Se é um dos nossos filhos, disque 1
- Se precisa que fiquemos com as crianças, disque 2
- Se quer o carro emprestado, disque 3
- Se quer que lavemos e passemos a roupa , disque 4
- Se quer que as crianças durmam aqui em casa, disque5
- Se quer que os busquemos na escola, disque 6
- Se quer que preparemos uns bolinhos para domingo, disque 7
- Se querem vir comer aqui em casa, disque 8
- Se precisam de dinheiro, disque 9
- Se é um dos nossos amigos, pode falar!"


Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mulheres

Luiz Fernando Veríssimo

O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.
Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

1. Habitat
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

2. Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

3. Flores
Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

4. Respeite a natureza
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação. Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

5. Não tolha a sua vaidade
É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

6. Cérebro feminino não é um mito
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

7.Não faça sombra sobre ela
Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

E meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire GAY.

Só tem mulher, quem pode!


Enviado pela minha querida amiga de Salvador, Juciara Melo, que, não por acaso, é uma grande mulher.

MARKETING PESSOAL


.....Marketing Pessoal hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.

.....As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética, são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.



.....Alguns detalhes merecem atenção especial:

Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;

Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;

Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;

Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;

Manter-se motivado;

Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;

Seja absolutamente pontual;

Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;

Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;

Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;

Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;

Cuidado com o uso do celular;

Não fale demais nem de menos.

Fonte:mulheresdeclasse.com.br

terça-feira, 5 de abril de 2011

A Idade de Ser Feliz


Poema em homenagem aos Aniversariantes de abril
Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

Autor desconhecido
Fonte: www.pensador.uol.com.br

ANIVERSARIANTES DE ABRIL

O2 - Maria Fernanda
06 - Luciana Peixoto Franco (sócia)
08 - Josélia (sócia)
12 – Carmen Monteiro (sócia)
12-Felipe Fernandes de Almeida(sócio)
13 - Socorro Guedes Almeida
16- Maria Cecília
17 - Ana Iracema (sócia)
18 - Carlos Almir (sócio)
18 - Iralda (sócia)
22- Pe Almeida
22- Sofia(sócia)
23 - Matheus (sócio)
23 - Helena(sócia)
24 - Iêda(sócia)
26 - Arlindo (sócio)
26 – Maurício Azicoff
27 - Mariana(sócia)
28 - Aélio (sócio)

A AFA deseja a Todos os aniversariantes do mês de abril muita Felicidade, muitos anos de vida e muita paz, que Deus os Abençõe!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Conduta Ética no Trabalho


A ética é daquelas coisas que todos sabemos o que é, mas que não é fácil de explicar quando alguém nos pergunta. A ética não se confunde com a moral.

Ética significa:
- Reflexão crítica sobre a moralidade, sendo o termo moralidade entendido como juízos morais, padrões e regras de conduta;
- Conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas;
- Espécie de cimento na construção da sociedade;

Ser ético é tudo aquilo que ajuda a melhorar o ambiente em que se vive tornando-o saudável.

A Constituição Federal direciona a sociedade sobre seus direitos e deveres, ratificando –a como um dos mais belos textos sobre o respeito à dignidade da pessoa humana, aliás, a Constituição tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.

No entanto, o cumprimento de tudo o que diz a Carta Magna não se faz por si só, nós somos o povo e o poder emana do povo, então cada um de nós tem a sua parcela de responsabilidade para nos tornarmos uma sociedade ética, só assim ela será bem estruturada e organizada.

E qual é a nossa parcela de contribuição?

É a nossa conduta dentro dessa sociedade, em todas as áreas: na família, na comunidade e no trabalho. Aqui, especificamente, vamos falar da nossa conduta no trabalho.

Antes de tudo precisamos ter consciência dos nossos valores e qual o significado do que é valor???

Valor é a palavra que dá legitimidade a uma pessoa. O valor individual de cada um é que determina sua importância no mundo, portanto a sua imagem dentro do trabalho é você quem faz, só você é responsável por suas atitudes e conduta ética, isso implica em eqüidade, que é a capacidade de ser justo, imparcial.

A imagem é a apresentação pessoal que representa um conjunto de fatores que envolvem: Forma de falar, jeito de se vestir, agir e escrever.

Algumas dicas para ter conduta ética no trabalho:


1.Tenha sempre em mente a Missão, Visão e Valores da sua empresa.
2.Saibam quais são as suas atribuições e responsabilidades.
3.Respeite a hierarquia
4.Esteja 100% comprometido e envolvido com a missão.
5.Seja assíduo e pontual
6.Trate todos com respeito (urbanidade)
7.Assuma uma atitude imparcial, impessoal e com isenção.
8.Exerça suas funções com zelo, competência e eficiência.
9.Demonstre confiança e energia (conheça suas forças e fraquezas)
10.Conheça os aspectos legais dos seus direitos e deveres.

Autora: Margarida Machado Maranhão da Rosa Costa
Diretora da Escola do Servidor Público do Poder Judiciário
Fonte:www.portalms.com.br