quinta-feira, 3 de março de 2011

O QUE É PNL?


"É preciso fazer alguma coisa para passar o tempo e pôr em uso aquela pequena astúcia do cérebro que nos incomoda quando não é aplicada."
Tomaz Édison


A Programação Neurolingüística - PNL, simplesmente Neurolingüística ou PNL é uma tecnologia de vanguarda que utiliza métodos e processos para determinar os padrões utilizados pelas pessoas na geração de seus comportamentos e na obtenção dos resultados desses comportamentos. Assim, fracasso e sucesso são apenas lados distintos do resultado. O termo Programação está relacionado ao aprendizado comportamental; Neuro refere-se ao Sistema Nervoso Central e Lingüística relaciona-se com a linguagem, em especial a linguagem neurosensorial.

A PNL estuda o comportamento como um todo, tanto aqueles excepcionais quanto os limitantes e ineficazes. Mas o foco é a transição para a excelência, com direcionamento para a eficácia comportamental.
Assim as ferramentas utilizadas pela PNL são sempre direcionadas à criação da eficácia comportamental, para a geração de resultados satisfatórios nos diversos contextos da vida.
A PNL possibilita o entendimento e a modelagem da excelência comportamental. Com ela é possível uma pessoa repetir os comportamentos excepcionais de outra ou dela mesma, em outros contextos. Trata-se de uma maneira de descobrir e revelar a genialidade humana. A PNL é a ciência que permite que a pessoa tenha como dar o melhor de si e possa extrair o melhor dos outros. Com a PNL tornou-se possível modelar pessoas que têm facilidades para superar obstáculos, resolver conflitos, negociar, ampliar a inteligência emocional e atingir seus objetivos, de modo prático, assertivo, ecológico e rapidamente.
A PNL é um instrumento para as pessoas que desejam melhorias significativas em suas vidas. É um excelente mecanismo para o autoconhecimento e, consequentemente, uma base sólida para alcançar o ápice da realização pessoal e profissional.
Definição:
A Programação Neurolingüística - PNL é a ciência que estuda como o cérebro percebe, codifica, organiza, aprende e experimenta. Este processo afeta toda a comunicação e comportamentos. Afeta como você aprende e como você experimenta o mundo ao seu redor.
Por aprendizado, definem-se todos os comportamentos adquiridos e desenvolvidos ao longo da vida, sejam eles produtivos ou improdutivos.

O homem tem como instrumento de aprendizado o seu sistema neurológico e lingüístico. A PNL estuda a interligação dos canais sensoriais, os sentidos, com o processamento cerebral e as conseqüências dessa interação no comportamento humano, o aprendizado.
O homem desenvolve seu aprendizado através da percepção do ambiente que o circunda. Assim, tudo que é visto, tudo que é ouvido e sentido contribui para com a formação da experiência subjetiva da pessoa, que por sua vez é responsável pelo aproveitamento ou não desse potencial.


Histórico:
A Programação Neurolingüística - PNL foi desenvolvida originalmente por Richard Bandler, matemático e expert em informática e John Grinder, especialista em lingüística e gramática transformacional, ambos da Universidade de Santa Cruz, Califórnia em meados de 1970. Eles observaram que a diferença entre uma pessoa que produz resultados satisfatórios e outra que produz resultados ineficazes, é meramente operacional. Ou seja, o que faz a diferença é a maneira como a pessoa faz suas conexões neuroassociativas, para gerar resultados comportamentais.

As pesquisas no campo da PNL envolveram a observação de padrões comportamentais e lingüísticos de pessoas de destaque em várias áreas de atuação: terapia, negócios, comunicação, vendas, medicina, treinamento, esportes, hipnose etc. O mapeamento desses padrões permite o desenvolvimento de técnicas de modelagem da excelência humana, o que, hoje, possibilita reproduzir em qualquer pessoa, preservando seus princípios e valores, os comportamentos que outras realizam intuitivamente. Isso elimina o aprendizado por tentativa e erro e introduz no sistema de desenvolvimento humano um método de aprendizado sistemático, direcionado para o acerto e o prazer da eficácia e do sucesso.


Fundamentação:
Os fundamentos da PNL são os aprendizado e do funcionamento do ser humano: somos seres neurosensoriais, nosso aparato sensorial representa a porta de entrada de estímulos em nosso sistema nervoso, nossas experiências são interpretadas como únicas por esse sistema e o resultado, a saída, são os nossos comportamento, que atingem, ou não, os resultados que esperávamos. A PNL estuda como utilizar melhor o potencial desse sistema de entrada e saída, de modo a explorar toda a potencialidade neurológica que temos para gerar respostas produtivas, levando-nos a excelência.


Fonte:www.cursocoachingpnl.com.br

Nenhum comentário: