quinta-feira, 24 de março de 2011

CONJUNTIVITES


O QUE É A CONJUNTIVA ?

A conjuntiva é uma membrana mucosa, fina e transparente, que recobre a parte de dentro das pálpebras e a superfície da esclera, que é a porção branca do olho. Devido a sua localização, a conjuntiva é constantemente exposta aos mais diversos tipos de microorganismos e agressões do meio ambiente. Mesmo assim, existem vários mecanismos de proteção que impedem com que a conjuntiva sofra maiores danos. Dentre eles, as lágrimas, por exemplo, desempenham um papel fundamental nessa proteção, pois possuem inúmeros componentes químicos que podem inibir o crescimento bacteriano. Além disso, agem junto com reflexo do piscar, lavando a superfície ocular e retirando quaisquer detritos que venham a se acumular. A superfície da conjuntiva está também sendo continuamente desepitelizada, ou seja, sofrendo uma espécie de descamação, o que dificulta a permanência das bactérias na superfície do olho.

O QUE É A CONJUNTIVITE ?

A inflamação da conjuntiva é chamada de conjuntivite, e é uma das doenças oculares mais comuns. As conjuntivites podem ocorrer quando algum dos mecanismos de proteção falha, permitindo com que ocorra a proliferação na conjuntiva de bactérias, vírus ou fungos, por exemplo. Além disso, vários outros fatores podem desencadear uma conjuntivite, como: infecções parasitárias, alergias, produtos químicos, drogas, medicamentos, doenças sistêmicas, além das conjuntivites de causas desconhecidas, só para citar alguns exemplos.

SINTOMAS E SINAIS DAS CONJUNTIVITES

Os sintomas e sinais mais comuns das conjuntivites são: sensação de areia nos olhos, queimação, peso nas pálpebras, coçeira, e vermelhidão. Em algumas conjuntivites as córneas podem também serem afetadas, o que poderá provocar ou não a sensação de dor e/ou intolerância à luz, dentre outros sintomas e sinais. Lembre-se de que esses sintomas e sinais não são exclusivos das conjuntivites, e que a intensidade e o aparecimento de um ou outro sintoma ou sinal dependerá de vários fatores, principalmente do tipo de conjuntivite que a pessoa apresenta.

TRATAMENTO

A maioria das conjuntivites tendem a ser auto-limitadas, ou seja, curam-se espontâneamente no período de alguns dias ou semanas. Porém, algumas conjuntivites necessitam de tratamento com medicamentos e/ou acompanhamento médico constante, ou podem ser a expressão de alguma doença sistêmica ou alguma outra patologia. Por isso, é de fundamental importância que o paciente consulte seu médico oftalmologista, pois só ele poderá fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento que seja necessário. Lembre-se de que você nunca deve se auto-medicar, pois como as conjuntivites podem apresentar sintomas muito parecidos, nem sempre o medicamento que serviu para algum conhecido seu servirá para você também. A auto-medicação poderá trazer conseqüências sérias para o paciente, como a resistência dos microorganismos aos medicamentos, levando à falência do tratamento com um possível final desastroso para seu olho . A auto-medicação poderá também mascarar alguns sintomas, o que pode confundir o diagnóstico do médico.
Como medidas gerais de prevenção, evite ao máximo o contato físico direto com pessoas com conjuntivite, ou com objetos usados por elas. Evite freqüentar locais fechados, quentes e aglomerados. Lave freqüentemente as suas mãos, principalmente antes de manusear seus objetos pessoais e antes de levar as mão aos olhos. Não use lenços de pano, e sim lenços de papel descartáveis, um para cada olho. A higiene das crianças também deverá ser redobrada para que a mesma não venha a se contaminar, nem se transformar em um foco de disseminação da doença.

Fonte:www.sac.org.br

Nenhum comentário: