domingo, 1 de agosto de 2010

Dieta, de forma isolada não leva a perda de peso, sugere pesquisa

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, Canadá, demonstrou que a simples redução calórica no consumo alimentar diário pode não levar a uma perda substancial de peso. Isso, ao que tudo indica, pode ter a ver com um mecanismo compensatório do organismo que reduz o ritmo de atividade da pessoa em resposta à diminuição da energia.






“A chamada ‘epidemia de obesidade’ está levando diversos médicos a recomendarem que seus pacientes reduzam o consumo calórico diário. Mas nossa pesquisa sugere que apenas isso não leva a uma perda de peso considerável. Somente a combinação de dietas e exercícios é que parece atingir esse objetivo específico”, explica Judy Cameron, pesquisadora principal do estudo, publicado no periódico American Journal of Physiology – Regulatory, Integrative and Comparative Physiology.

Para a pesquisa foram usados modelos animais (macacos rhesus, especificamente) que haviam consumido comidas ricas em calorias durante diversos anos e que foram postos em dieta com pouca gordura. Paralelamente, os pesquisadores monitoraram a atividade física dos animais.

“Após um mês, praticamente não houve perda de peso”, explica Elinor Sullivan, outra pesquisadora envolvida no acompanhamento. “Somente depois de introduzir atividades físicas monitoradas é que a dieta começou a fazer efeito. E o melhor de tudo é que no segundo mês as perdas de peso foram ainda maiores.”

“Os resultados apontam que há um mecanismo natural de conservação de energia em resposta à redução calórica. A comida, seja para os homens ou outros animais, nunca foi uma constância durante nossa história evolutiva e o organismo pode ter desenvolvido essa estratégia para responder a essas flutuações”, comenta Cameron.

O organismo frente às situações de restrição calórica, entende que passará por longos períodos de restrição alimentar (a exemplo de como aconteceu ao longo da história humana) e portanto passa a queimar menos calorias como forma de se proteger. Por isso então, que muitos regimes “ensinam” que devemos comer pequenas porções a cada três horas e não restringir a comida por longos períodos de tempo. Somente desta forma, se envia uma mensagem ao corpo de que ele não enfrentará longos períodos sem alimentação e portanto a perda calórica se dá com mais faciliadade.

“O estudo pode ajudar os profissionais de saúde a aconselharem melhor seus pacientes. Além disso, essas descobertas podem melhorar os resultados de programas de diminuição de peso que enfatizem a necessidade da combinação entre dieta e exercícios físicos.”
Fonte: Blog O que eu Tenho
-

Nenhum comentário: