sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reflexão sobre Relacionamentos


Não nascemos para vivermos sozinhos e isolados, pois não somos totalmente auto-suficientes. É por isso que vivemos em uma “sociedade” - uma palavra que também significa coletividade, associação, companhia... Temos inevitavelmente que conviver com pessoas, situações, estruturas e sistemas, mas que nem sempre são compatíveis com nossas verdades e necessidades. Isso gera muitas vezes frustrações, insatisfações e desgastes.


Não podemos esquecer que cada pessoa é única, tem sua personalidade, o seu temperamento, uma maneira peculiar de agir em cada situação, mas conseqüentemente gerando sensações, impactos e imprimindo a sua identidade em tudo e todos à sua volta – lembram daquela expressão: “a primeira impressão é a que fica...”, sem falar depois da primeira impressão... que é o convívio no dia-a-dia!

Eu sempre digo que a mais rica e desafiadora de todas as artes, é “A ARTE DA CONVIVÊNCIA”.

Como então conviver harmoniosamente e feliz com todas as diferenças que nos cercam?

Um passo muito importante para melhoria nos relacionamentos é começar a perceber e respeitar efetivamente a NATUREZA de cada pessoa que está a sua volta, ou seja, o que ela é naturalmente na sua verdade e na sua essência, sem qualquer interferência de “pseudo-obrigações” do mundo externo, e até mesmo das suas interferências tentando convencê-las a ser diferentes com justificativas impróprias.

Como diz meu sábio amigo Roberto Otsu - “goiabeira dá goiaba” – e por que faço esta citação? Porque geralmente estamos querendo que nossas goiabeiras dêem cereja, pêssego, abóbora... “ ah se meu marido gostasse menos de futebol”... “...ah se meu chefe não fosse tão intransigente”... “ah se meus filhos me ouvissem”...

Portanto, o caminho mais rápido e menos desgastante que você tem a percorrer é perceber a peculiaridade na personalidade de cada um, e com isso parar de criar expectativas infundadas em suas relações.

Pare para refletir se grande parte dos desgastes e frustrações nos seus relacionamentos foi conseqüência das expectativas e dúvidas que você gerou em várias situações do seu dia-a-dia, e que muitas vezes não foram correspondidas..., como por exemplo:

EXPECTATIVAS E DÚVIDAS SOCIAIS: ...será que terei a aprovação de todos?...o que eles vão pensar de mim?... acho que não vou gostar das pessoas que lá estarão!...?

EXPECTATIVAS E DÚVIDAS PESSOAIS: ...será que meu parceiro(a) me compreende?... poderei me abrir e me expor emocionalmente?...seu amor será recíproco ao meu?...será que sou o suficiente para meu parceiro(a)?...

EXPECTATIVAS E DÚVIDAS PROFISSIONAIS: ...será que me comportei corretamente na entrevista/reunião?... serei reconhecido neste trabalho?...faz sentido passar a maior parte da minha vida neste emprego?...

Você tem que perceber que na sua vida, todas as situações que experimenta e todas as pessoas que encontra, estão sob medida para ensinar especificamente o que você ainda não tem de sabedoria adquirida.

Você atrai circunstâncias na sua vida que são verdadeiros cenários construídos pela sincronicidade para lhe proporcionar a oportunidade de adquirir um pouco mais de maturidade na sua existência.

Aproveite, reflita e agradeça (principalmente agradeça) o encontro com cada pessoa totalmente diferente de você e que consegue lhe “tirar do sério”...aquela que sabe “apertar os botões que te desequilibram”, pois são estas pessoas que te farão evoluir, elas estão acionando processos precisos dentro de você, para que possa a cada dia ser uma pessoa cada vez melhor e mais completa.

Pobre daquele que não se permite ser incomodado, pois jamais compartilhará a riqueza da troca nos relacionamentos!


César Suziganm
______________________________________________


UM EXTRAORDINÁRIO DIA PARA TODOS E UM FINAL DE SEMANA DIVINO!

Nenhum comentário: