domingo, 15 de agosto de 2010

HOJE É DIA DA PADROEIRA DE FORTALEZA


Hoje é dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. Pelo quarto ano, a imagem da santa será levada por fiéis em procissão pelas ruas da capital. A concentração será às 14 horas na ponte sobre o Rio Ceará. Antes do começo da caminhada os fiéis vão rezar o terço. Às 15 horas começa o percurso.
A saída será em frente ao santuário de Nossa Senhora da Assunção. Os fiéis vão caminhar ao longo de toda a Avenida Leste-Oeste até o Forte de Nossa Senhora da Assunção. A chegada na Catedral Metropolitana está prevista para as 19 horas. Às 19h30 será celebrada a coroação da santa padroeira.
Na Praia do Futuro, o dia hoje é de festa para Yemanjá. Na Umbanda, a rainha do mar representa Nossa Senhora. A infra-estrutura para a festa de Yemanjá na Praia do Futuro vai contar com iluminação e banheiros químicos. Para os seguidores da Umbanda a festa de Yemanjá é o dia de homenagear a rainha do mar.
Todo dia 15 de agosto os adeptos da seita fazem um cortejo e uma festa na praia. A rainha do mar recebe oferendas - flores e presentes - para agradecer e fazer pedidos. A devoção pela Umbanda é fruto do sincretismo religioso no Brasil. Um resultado da união dos costumes católico e afro que teve início na época colonial.
O culto aos orixás era disfarçado pelos escravos com imagens da Igreja Católica. Por isso, para os umbandistas a figura de Yemanjá representa Nossa Senhora. De acordo com a União Espírita Cearense de Umbanda existem cerca de 15 mil centros de umbanda em Fortaleza. Pai Tomás de Angola é Babalaô - o sacerdote da Umbanda. Ele diz que o dia de Yemanjá é um dia de graças para os fiéis.
De acordo com a organização este ano a festa vai contar com a segurança de 50 policiais militares e 80 guardas municipais, além de equipes do Corpo de Bombeiros e do Juizado da Infância e da Adolescência.
Fonte: Portal Verdes Mares

Nenhum comentário: