sábado, 12 de junho de 2010

Você já foi à Bahia? Então, vá.

A foto desta postagem é da Ilha de Maré, que fica no meio da Baía de Todos os Santos e pertence ao município de Salvador. Perceba olhando bem a foto que no horizonte dá para ver alguns dos edifícios da capital baiana. O acesso a essa Ilha somente é possível por via marítima. O trajeto dura cerca de meia hora, partindo da localidade de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador.

Em Maré não existem veículos automorores, a não ser os que cuidam dos serviços públicos, como o da coleta do lixo e do carro utilizado pela polícia. A população estimada é de 12 mil habitantes que vivem da pesca, turismo, artezanato ou trabalham em diversas atividades na capital baiana e adjacências, utilizando a ilha apenas como dormitório. A área é de cerca de 15 km quadrados. Como em Maré não existem carros e o acesso é precário, os índices de violência urbana são extremamente baixos. Enquano isso, ali pertinho, em Salvador...

Um dos passeios mais interessantes para se fazer em Maré é o do "Jeguetour", cujo nome já sugere como ele é feito. O banho de mar nas águas límpidas e mansas das praias da ilha, as paisagens e a culinária local fazem a diferença. É interessante observar o estilo de vida e os valores do ilhéu. Você pode ser um milionário ou um cidadão comum, isso não fará ninguém ser tratado de forma diferente. Lá, todo mundo é igual. Nem parece que é tão perto de Salvador.

Mesmo quem não é da Bahia conhece um samba famoso que fez grande sucesso na voz da cantora Alcione, sobre a Ilha de Maré. Aí vai um pequeno trecho:

Ilha de Maré... Ah, eu vim de Ilha de Maré minha senhora Prá fazer samba na lavagem do Bonfim Saltei na rampa do mercado e segui na direção Cortejo armado na Igreja da Conceição, Aí de carroça andei, comadre, Aí de carroça andei, compadre...






PRAIAS
Praia de Itamoabo:
Águas mornas e rasas e cristalinas, propícia para o banho em todos os períodos da maré.
Praia das Neves:
É o trecho considerado mais belo, com vegetação ao longo da costa, mar calmo praticamente sem onda, a areia apresentam formações rochosas, margeadas por mangue.
Praia Grande:
Com mangue e pedra e muitas conchas. Aí vive a festeira comunidade negra nagô.
Santana:
O trecho dessa praia é de mangue e muita pedra, sendo imprópria para banho


Foto enviada por Arlindo de Almeida Simões, Fortaleza/Ce

Nenhum comentário: