sábado, 26 de junho de 2010

'Barriga de Chopp' pode estar relacionada ao Alzheimer




Pessoas que acumulam gordura na região do abdômen tendem a desenvolver doenças mentais, aponta um novo estudo americano realizado pela Universidade de Boston.

Segundo o periódico Annals of Neurology, onde a pesquisa foi publicada, pessoas com níveis elevados de tecido visceral – gordura que se acumula ao redor dos órgãos – são mais propensas a serem diagnosticadas com doenças como o Alzheimer.

Os especialistas mediram o índice de massa corporal, a circunferência da cintura e realizaram exames de ressonância magnética nos quase 1000 voluntários que participaram da experiência na qual foi baseada a pesquisa.

As conclusões do estudo mostraram que quanto maior o IMC (índice de massa corporal), menor o volume cerebral. Para os cientistas, esse fator é o principal responsável pela conexão entre a gordura abdominal e os riscos de demência


- Título oficial: Visceral fat is associated with lower brain volume in healthy middle-aged adults-

- Publicação: Annals of Neurology

- Quem fez: Sudha Seshadri, médica do Departamento de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Boston

- Instituição: Universidade de Boston, nos Estados Unidos

- Dados de amostragem: A análise americana foi realizada em pessoas com, aproximadamente, 60 anos, dos quais 70% eram mulheres. Ao todo, foram acompanhados 700 voluntários adultos.

- Resultado: O estudo mostrou que a obesidade está associada ao menor volume do cérebro, um fator importante para o desenvolvimento de demências.
Fonte: site Revista Veja

2 comentários:

Produtos para Laboratorio disse...

essa noticia ta dando o q falar em ! ^^

Medicina do trabalho disse...

Isso é bom, vai diminuir a barriguinha dos homens,certeza q isso ainda vai da o q falar, hahahah