sexta-feira, 21 de maio de 2010

Segredos da Juventude

O jeito que levamos a vida é o que determina a rapidez que o corpo começa a dar sinais de envelhecimento precoce. Ter uma dieta balanceada pode ajudar nessa luta contra a idade

Por Suzana Mattos - Revista Vida Natural



Sabedoria oriental

No Japão, é comum encontrar um cidadão com mais de 100 anos. A explicação? "Os japoneses têm uma dieta rica em antioxidantes", conta Márcia Nacif, doutora e professora do curso de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

E o exercício físico?








A maior parte das alterações que o organismo sofre está relacionada ao modo de como o tempo é vivido. Estudo realizado no King's College, em Londres, pesquisou cerca de 2.400 gêmeos e observou que os que eram fisicamente ativos estavam biologicamente mais jovens do que os que não se exercitavam.

"A prática regular de atividades aeróbicas, em associação a exercícios com peso, é eficaz na produção dos antioxidantes naturais do organismo", explica Fernando Moreto, biomédico mestre em patologia do Centro de Metabolismo em exercício e nutrição do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP-SP).

Coma mais peixe


Diversos estudos atestam os benefícios à saúde da carne de peixe, tanto que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), o produto deveria ser consumido de duas a três vezes por semana. "O peixe contém vitamina E, outro tipo de antioxidante", informa a nutricionista Camila Diniz. Sem contar que o alimento é opção mais leve em comparação à carne vermelha.

As nozes também são boas fontes desse nutriente. O problema é que elas não podem ser consumidas em excesso, pois são calóricas. Ingerir três ou quatro unidades por dia é suficiente para aumentar o seu esquadrão de defesa.

Preserve a pele

Os radicais livres não poupam a pele também - com o tempo, é natural que ela perca a elasticidade. Daí, investir em alimentos de cores fortes e vibrantes, como a abóbora, a cenoura e o espinafre, ricos em betacaroteno, faz diferença para evitar que isso ocorra precocemente.

O curioso é que, ao entrar em contato com o organismo, esse antioxidante se transforma em vitamina A. É como se fosse um reforço para melhorar o funcionamento das células da pele.

Aposte no tomate

Nele se concentram boas doses de licopeno, antioxidante muito estudado pela ciência. Comê-lo todo dia, portanto, é outra saída para dar uma rasteira nos radicais livres. E aqui vai uma dica: prefira o molho de tomate. Em pesquisas, descobriu-se que o componente é mais bem-aproveitado quando cozido. Segundo os especialistas, o licopeno neutraliza os radicais livres mais do que o betacaroteno.

Sem falar que o componente também preserva a saúde da próstata. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o licopeno protege contra a oxidação do colesterol, dificultando a produção de células malignas.

Nenhum comentário: