quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por uma vida mais sustentável

Desmatamento, derretimento de geleiras, poluição do ar e das águas. Está na hora de começar a reverter esse quadro. Selecionamos oito dicas para quem quer começar a fazer a diferença
por Patrícia Affonso / Shutterstock


Com certeza você já ouvir falar de sustentabilidade, conceito que visa à utilização dos recursos disponíveis de modo consciente. O assunto, que antes só circulava entre políticos, cientistas e radicais, invadiu nossas casas e tornou-se uma preocupação - e, por que não dizer, uma obrigação - de todos. O motivo para essa expansão é muito claro: a urgência. "O homem é responsável por mais de 90% das causas de alterações no clima", comenta Raquel Diniz, coordenadora de capacitação comunitária do Instituto Akatu. Para ela, um dos grandes desafios da atualidade é promover a mudança no comportamento das pessoas. E a batalha começa dentro de nossas casas. "Cada um tem de fazer a sua parte e passar para frente essa corrente do bem", completa Elaine Santos, gestora do Programa Ecolmeia.

Pensando nisso, listamos oito soluções práticas para tornar seu estilo de vida mais ecologicamente correto. Pois como disse Dalai Lama, é preciso ser a mudança que queremos ver no mundo. Pronto para começar?

ATITUDE AO TOQUE DE ALGUNS CLIQUES

Não tem jeito, o computador cada vez mais se firma como uma ferramenta indispensável na vida da gente. Mas há algo interessante que pode ser feito para diminuir seu consumo de energia. O Greenpeace criou o Projeto Blackpixel. A proposta é a instalação de um programa que apaga um quadradinho minúsculo no monitor - funciona apenas para visores de tubo e plasma. O usuário nem nota a diferença, mas para o planeta a atitude representa uma ajuda muito significativa. A cada 1 milhão de blackpixels ativos economiza-se 57 mil watts/ hora. Para se ter ideia da dimensão do benefício, esse número é equivalente a 1.425 lâmpadas apagadas por hora. Está aí a prova de que toda a ação consciente é bem-vinda, por menor que possa parecer. Afinal, olha só o poder de um único pontinho apagado. O download do aplicativo está disponível no site www.greenpeaceblackpixel.org/#/pt

PINCELADAS DO BEM

Quando fizer a próxima pintura em sua casa, não se esqueça de incluir o telhado. A justificativa é simples: trocar as cores escuras da cobertura auxilia no combate ao aquecimento global. A iniciativa, defendida pelo Projeto Um Grau a Menos, da ONG Green Building Council Brasil, parte do princípio de que as tonalidades claras refletem a luz enquanto as fortes a absorvem e aumentam a sensação de calor. Dados do laboratório americano Lawrence Berkeley, ligado à Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelaram que um telhado branco de 100 metros quadrados compensa a emissão de gás carbônico anual de uma residência. Bacana, não é? E se você ainda não se convenceu de adotar a sugestão, que tal imaginar a conta de luz mais barata? O telhado claro diminui também a temperatura interna das construções. Assim, geladeiras, freezers e aparelhos de arcondicionado consomem menos energia. Bom para o bolso e para a natureza!

QUEM TEM DE FICAR LIGADO É VOCÊ...

O pensamento é lógico: quanto maior for a demanda de energia elétrica, mais hidrelétricas precisarão ser construídas. Daí vêm os prejuízos ao meio ambiente, como a derrubada de florestas, a mudança no curso dos rios, a influência no ecossistema de várias espécies de animais, dentre outros. Quando o assunto é eletrodoméstico, o papel de um ser humano engajado começa na hora da compra. Procure sempre pelo selo do Procel, nos produtos nacionais, ou Energy Star, nos importados. Eles apontam os aparelhos mais eficientes e que, consequentemente, consomem menos energia. Em casa, evite deixá-los em modo stand by, desligando da tomada sempre que não estiverem em uso.


DIGA-ME DE ONDE VENS E TE DIREI QUEM ÉS

Preocupadas com o futuro do planeta e com a imagem que passam aos consumidores, muitas empresas estão adotando métodos de produção que causam menos impacto ao meio ambiente. É muito importante considerarmos esse tipo de iniciativa quando escolhemos o que vai da prateleira para o carrinho de compras. Uma boa medida, já que nem sempre é possível conhecer o histórico da instituição, é analisar as embalagens dos produtos. Prefira as simples, que utilizam menos recursos. As plastificadas, por exemplo, dificultam (e muito!) o trabalho de reciclagem, já que precisam passar por um processo que separa o plástico do papel. E não se esqueça: transporte as compras com sacolas resistentes de pano, as chamadas ecobags.



Sempre que possível, utilize a bicicleta como uma alternativa ao automóvel

PERNAS PRA QUE TE QUERO

Todo mundo sabe que a atividade física faz bem para a saúde e até melhora o humor. Pois está aí um excelente motivo para, sempre que possível, deixar o carro em casa e fazer o percurso a pé ou de bicicleta. Dessa forma, além de evitar todo o estresse causado pelo trânsito, você ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Mas e quem trabalha longe ou precisa atravessar a cidade para estudar? Nesse caso, uma boa saída é adotar a carona solidária. Pesquise: entre seus amigos deve ter alguém que faz o mesmo trajeto que você. Então, que tal propor um esquema de revezamento, em que cada pessoa tira o carro da garagem um dia? Você vai ver que a prática também ajuda a estreitar as relações. Ah! E já que estamos falando em automóveis, nada de gastar baldes e mais baldes de água para lavar o seu. Prefira a lavagem a seco.

TUDO SE TRANSFORMA

Quando algo não nos serve mais, temos a sensação de que basta jogar na lixeira e pronto: o problema está resolvido. Mas para onde vai tudo o que descartamos? Você já parou para pensar que consumimos cada vez mais, gerando maior quantidade de lixo, que ocupa espaço na nossa moradia, a Terra? Antes de "se livrar", portanto, de alguma coisa, reflita: será que não é possível dar uma nova utilidade àquilo? Por exemplo, aquele agasalho que não serve mais para você ajudaria muito as pessoas carentes de um abrigo da região. Impressões que não serão mais utilizadas podem virar um bloquinho de rascunho. Reaproveite sempre que possível!

NO LUGAR CERTO

As pilhas e baterias - comuns e de celular - contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Portanto, não as jogue no lixo. Procure o posto de coleta mais próximo da sua casa. Uma boa maneira de diminuir o consumo de pilhas descartáveis é optar pelas recarregáveis. O custo-benefício também é melhor. Existem ainda locais específicos para a entrega de óleo de cozinha usado. Se jogado no ralo, um litro do produto polui milhões de litros de água. Não dá para fechar os olhos para isso, não é mesmo?

APROVEITE O QUE A NATUREZA OFERECE

Apesar de valer muito a pena, nem sempre é possível reformar a casa e incluir soluções sustentáveis no projeto. No entanto, algumas medidas simples podem ser adotadas em qualquer lugar. Exemplo: um dia ensolarado pede janelas abertas e lâmpadas apagadas. Se coletada, a água da chuva pode servir para regar as plantas e lavar o quintal. Ninguém conhece seu lar tão bem quanto você, por isso, estude cada cantinho. Certamente surgirão outras boas ideias para aproveitar melhor os recursos naturais, melhorar a vida e, é claro, diminuir os gastos.

Fontes: Raquel Diniz, coordenadora de capacitação comunitária do Instituto Akatu e Elaine Santos, gestora do Programa Ecolmeia

Nenhum comentário: