domingo, 9 de maio de 2010

Segredos da Juventude

O brócoli é boa fonte de vitamina C



O jeito que levamos a vida é o que determina a rapidez que o corpo começa a dar sinais de envelhecimento precoce. Ter uma dieta balanceada pode ajudar nessa luta contra a idade

Por Suzana Mattos - Revista Vida Natural

Pane nas engrenagens

Assim como a inatividade física, outros fatores externos maléficos à saúde podem trazer à tona sintomas que só ocorrem com idades mais avançadas, como é o caso das rugas e marcas de expressão. São eles:


Cigarro: dificulta a oxigenação do sangue, impedindo a absorção de vitaminas, nutrientes e minerais.

Exposição solar: em excesso, aumenta os riscos de surgimento de rugas de expressão, principalmente ao redor dos olhos e na região do queixo, devido à perda de elasticidade na pele.

Poluição: também colabora com a perda de nutrientes importantes para manter a pele jovem.

Bebidas alcoólicas: o consumo deve ser moderado, seguindo sempre a recomendação de duas doses para os homens e uma para as mulheres. As bebidas alcoólicas são uma das grandes responsáveis pela morte celular programada, em que o agressor, no caso o etanol, provoca um processo lento de morte das células. No caso das células cerebrais, quando há consumo excessivo, essa mortalidade aumenta 50%.

Falta de hidratação: pode desintegrar funções celulares, portanto, beba 2 litros de água todos os dias.

Má alimentação: se for à base de produtos industrializados e frituras, maximiza a ação dos radicais livres e enfraquece os antioxidantes naturais do organismo.

Os antioxidantes presentes nos alimentos são necessários para prolongar a vida útil das células

O brócoli é boa fonte de vitamina C

Juventude no prato

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1910 as pessoas viviam em média 33 anos. Hoje, no Brasil, a expectativa de vida passa dos 70 anos. Ainda é pouco, se comparada à do Japão, que atinge os 100 anos .

Muito disso se deve à qualidade de vida e à escolha correta da alimentação de cada indivíduo principalmente aqueles que incluem mais antioxidantes no cardápio, substância que, como já mostramos, inibe o processo de oxidação das estruturas celulares.

"A eficiência de antioxidantes derivados da dieta depende da sua biodisponibilidade para atingir níveis compatíveis com uma proteção efetiva", informa Julieta Regina Moraes, nutricionista do Albert Einstein. Comer os alimentos certos, portanto, é a chave para tudo funcionar nos eixos. É o caso de um suco de acerola, por exemplo. A fruta é uma das mais ricas em vitamina C, substância muito bem-vista pela ciência no que diz respeito à saúde. Ela está na lista dos mocinhos que combatem os radicais livres. Começar o dia com a bebida é uma boa ideia.

O mesmo vale para o brócoli. Muita gente torce o nariz quando o vê na mesa, mas, entre as verduras, é uma das que mais contêm vitamina C. Aqui, vale ressaltar uma combinação interessante. A vitamina C aumenta a absorção do ferro, mineral também presente no alimento, que atua na produção de energia e no processo de transporte de oxigênio aos músculos.

Nenhum comentário: