sábado, 8 de maio de 2010

Segredos da Juventude



O jeito que levamos a vida é o que determina a rapidez que o corpo começa a dar sinais de envelhecimento precoce. Ter uma dieta balanceada pode ajudar nessa luta contra a idade

Por Suzana Mattos - Revista Vida Natural

Imagine ir ao médico e, depois de alguns minutos de consulta, sair de lá com comprimidos mágicos, que têm o efeito de trazer de volta 20 ou mais anos de sua vida. O medicamento receberia o nome de "fórmula da juventude" e todos teriam acesso a ele.

É claro que tudo isso não passa de uma fábula - um dia, quem sabe, seja realidade. De tão almejado pelo homem, o elixir da vida pode ser considerado um tabu que aos poucos a ciência vem derrubando. Há décadas, o que tem se mostrado é que, longe de pílulas ou injeções que atuam contra o envelhecimento, boa parte do segredo para se estender a jovialidade está no cardápio.

"Determinados alimentos prolongam a vida útil das células devido às suas atividades antioxidantes", aponta a nutricionista Camila Diniz, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. O que isso tem a ver com o tema desta reportagem? Como você verá a seguir, tudo.

Gene do envelhecimento

Estudo realizado pela Universidade de Leicester e pelo King's College, ambos de Londres, indicou que, pela primeira vez, foi identificado um gene do envelhecimento. Segundo relatório publicado na revista Nature Genetics, os cientistas analisaram o código genético de mais de 10 mil candidatos e descobriram que esse gene estava em alguns deles e, por isso, apresentaram características e doenças ligadas ao envelhecimento com mais antecedência. Os voluntários com hábitos considerados ruins para a saúde, como fumar e não se exercitar, tiveram danos ainda maiores.


Cuide das células

Antes de explicar o que prolonga a saúde das células, primeiro é preciso saber o que as danifica. Aqui, o vilão é conhecido como radicais livres. São produzidos naturalmente pelo organismo afinal, todos envelhecem. Seu excesso é que leva ao envelhecimento precoce. Como aumentamos a quantidade dessas moléculas no corpo não é segredo. Tabagismo, má alimentação e sedentarismo são alguns dos hábitos nada saudáveis que colaboram para o avanço dessas tropas inimigas.

Para se ter ideia, neste exato momento, somos atacados pelos radicais livres. Isso porque o oxigênio da respiração, em seu processo de obtenção de energia, dá uma mãozinha a esses malfeitores.

Ao serem produzidos, o organismo os detecta e arma o contra-ataque. "Naturalmente, desenvolvemos mecanismos de defesa antioxidante contra o ataque pró-oxidativo do oxigênio para assegurar a integridade das estruturas celulares", explica Lílian Piñero Eça, PhD em biologia molecular e consultora-técnica do Banco de Cordão Umbilical - BCU Brasil.

O problema é que nem sempre o organismo dá conta do recado. Fumar, por exemplo, estimula ainda mais a fabricação dos radicais livres, "o que interfere, e muito, na função dos antioxidantes naturais", indica Fernando Moreto, biomédico mestre em patologia do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp-SP).

É uma questão simples: a quantidade desses intrusos é tanta que não há antioxidantes naturais suficientes para combatê-los. Com isso, mais células são danificadas e menor é a ação delas no corpo. Daí o envelhecimento precoce. É por essas e outras que uma pessoa de 30 anos pode aparentar 10 anos ou mais que sua idade original. A boa notícia é que algo pode ser feito contra isso. É quando a alimentação entra em cena

Nenhum comentário: